Vida de Periquito Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Vida de Periquito Forum

Anúncios

Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :) Crystal_catcher_banner_610_playstore

Últimos assuntos

» Colocar bebedouro
Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :) EmptyTer maio 21, 2019 12:16 pm por Severino

» PERIQUITO DA CAATINGA DOENTE E COM 22 ANOS
Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :) EmptyTer maio 21, 2019 12:11 pm por Severino

» Periquito doente? Ele parece bem, mas só dorme.
Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :) EmptyQui Abr 04, 2019 5:07 pm por Rafaela bohler

» Retirar um filhote do ninho para amansar.
Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :) EmptyQua Mar 28, 2018 11:37 am por Paulo

» COMPREENDENDO AS MUTAÇÕES (DOMINANTES, RECESSIVAS, LIGADAS AO SEXO) E COMO ELAS FUNCIONAM.
Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :) EmptyQua Fev 07, 2018 4:37 pm por kaique uliana

» Periquito da Caatinga doente? Por favor, me ajudem!
Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :) EmptyDom Out 08, 2017 2:45 pm por carolinec

» Ajuda com genetica
Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :) EmptySex Out 06, 2017 10:57 am por Iago Lessa

» Primeiro ovo.
Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :) EmptyQui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :) EmptyDom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

+5
Fernando santos
Diego Alves
AZUL
rachinski
liviapoliana
9 participantes

    Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :)

    liviapoliana
    liviapoliana


    Mensagens : 254
    Data de inscrição : 21/10/2012
    Idade : 36

    Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :) Empty Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :)

    Mensagem  liviapoliana Dom Nov 25, 2012 7:23 pm

    Gente, como alguns de vocês devem saber, estou pensando em fazer um viveiro aqui em casa, porém estou bem receosa.... São muitas as dúvidas, principalmente as de cunho financeiro...enfim..
    Tenho um espaço aqui de 2.60 m x 3.00 m, penso ser um espaço bem considerável pra ser fazer um viveiro e proporcionar qualidade de vida para minhas aves.
    No entanto, aqui o comércio de periquitos não é tradicional, as pessoas nem gostam muito... Preferem os canários, ou até mesmo comércios ilegais, com aves nativas, a exemplo o famoso da região GALO DE CAMPINA.
    Atualmente tenho 12 periquitos, 6 adultos e 6 filhotinhos, e são exatamente os filhotes que estão mexendo bastante com meu emocional a ponto de querer fazer um viveiro aqui em casa.
    Mas quero saber de vocês todos os gastos possíveis, desde confecção do viveiro, até quanto se gasta mensalmente com a alimentação de certa quantidade de aves.
    Outra dúvida é que todo o espaço aqui é coberto por cimento, queria saber se é viável para ajudar na higienização do viveiro, colocar cerâmica no chão, o que acham?
    Desde já agradeço a paciência e carinho de todos em sanar as minhas dúvidas, que são muitas!
    liviapoliana
    liviapoliana


    Mensagens : 254
    Data de inscrição : 21/10/2012
    Idade : 36

    Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :) Empty Re: Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :)

    Mensagem  liviapoliana Dom Nov 25, 2012 7:32 pm

    Esqueci de falar que o espaço já está praticamente pronto, só falta colocar as telas, seria mais ou menos um quarto de três paredes...rsrsrsrs... sem a parede da frente, deu pra enteder?
    Já tem telhado.. enfim.... caminho meio andando...
    avatar
    rachinski


    Mensagens : 89
    Data de inscrição : 24/10/2012

    Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :) Empty Re: Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :)

    Mensagem  rachinski Dom Nov 25, 2012 7:40 pm

    Livia... Não sou expert, mas através de pesquisas e por experiência própria, um casal de periquitos como aproximadamente 800 g de mistura de sementes por mês. O seu espaço disponível é ótimo para esta quantidade de aves, dê uma olhado no post " meus viveiros'' DO Eliseu para tirar algumas idéias, tẽm várias fotos lá. abraços
    avatar
    rachinski


    Mensagens : 89
    Data de inscrição : 24/10/2012

    Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :) Empty Re: Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :)

    Mensagem  rachinski Dom Nov 25, 2012 7:43 pm

    Se falta só a tela vai sair baratinho, um m2 de tela de viveiro aqui no PR custa R$ 7,00. O resto é gasto com mão de obra ( variável).
    AZUL
    AZUL


    Mensagens : 1427
    Data de inscrição : 25/07/2012

    Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :) Empty Planejando um viveiro:)Muitas Dúvidas:)

    Mensagem  AZUL Dom Nov 25, 2012 7:49 pm

    Lívia, o piso pode ser só de cimento liso (queimado com colher ou desempenadeira).Ponha serragem no fundo e troque quando precisar. A parte de cima deve ter tela também, para impedir fugas.
    AZUL
    AZUL


    Mensagens : 1427
    Data de inscrição : 25/07/2012

    Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :) Empty Planejando um viveiro:)Muitas Dúvidas:)

    Mensagem  AZUL Dom Nov 25, 2012 7:53 pm

    Dê pela manhã: pão dormido (torrado no forno), cenoura, beterraba em dias alternados antes de repor as sementes (evitar desperdício). Chicória (almeirão) todos os dias.
    Diego Alves
    Diego Alves


    Mensagens : 440
    Data de inscrição : 11/04/2012
    Idade : 38
    Localização : Betim - MG

    Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :) Empty Re: Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :)

    Mensagem  Diego Alves Dom Nov 25, 2012 8:09 pm

    Depois posta as fotos do local pra gente ver.
    liviapoliana
    liviapoliana


    Mensagens : 254
    Data de inscrição : 21/10/2012
    Idade : 36

    Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :) Empty Esse é o espaço

    Mensagem  liviapoliana Seg Nov 26, 2012 7:17 am

    Amigos do fórum vejam esse é o espaço, é um quarto da bagunça onde guardamos tralhas... rsrsrs
    Tem um problema de infiltração de água também, vejam como as paredes estão úmidas.

    Ainda não tinha pensado no piso de cimento queimado, Azul, é uma ideia.
    A minha preocupação mesmo, são com os gastos mensais, principalmente com a alimentação, visto que o retorno financeiro com futuras vendas, não seria tão viável na minha cidade, como já expliquei anteriormente.

    Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :) 149130_385535964863301_628805519_n

    Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :) 63716_385536018196629_1676504227_n


    Última edição por liviapoliana em Seg Nov 26, 2012 7:24 am, editado 1 vez(es)
    liviapoliana
    liviapoliana


    Mensagens : 254
    Data de inscrição : 21/10/2012
    Idade : 36

    Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :) Empty Re: Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :)

    Mensagem  liviapoliana Seg Nov 26, 2012 7:19 am

    rachinski escreveu: Livia... Não sou expert, mas através de pesquisas e por experiência própria, um casal de periquitos como aproximadamente 800 g de mistura de sementes por mês. O seu espaço disponível é ótimo para esta quantidade de aves, dê uma olhado no post " meus viveiros'' DO Eliseu para tirar algumas idéias, tẽm várias fotos lá. abraços

    Obrigada amigo, vou dar uma espiada no post do Eliseu, mas se não em engano já andei vendo, mas vou procurar novamente. Very Happy
    Diego Alves
    Diego Alves


    Mensagens : 440
    Data de inscrição : 11/04/2012
    Idade : 38
    Localização : Betim - MG

    Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :) Empty Re: Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :)

    Mensagem  Diego Alves Seg Nov 26, 2012 7:21 am

    Não consegui ver a imagem.
    liviapoliana
    liviapoliana


    Mensagens : 254
    Data de inscrição : 21/10/2012
    Idade : 36

    Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :) Empty Re: Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :)

    Mensagem  liviapoliana Seg Nov 26, 2012 7:21 am

    AZUL escreveu:Lívia, o piso pode ser só de cimento liso (queimado com colher ou desempenadeira).Ponha serragem no fundo e troque quando precisar. A parte de cima deve ter tela também, para impedir fugas.

    Também já tinha pensado nessa possibilidade da tela na parte de cima, Azul.
    Mas só atinei pra isso, depois que deu um vendaval aqui e as telhas saíram do lugar, ai então imaginei a cena dos quitos indo embora... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    liviapoliana
    liviapoliana


    Mensagens : 254
    Data de inscrição : 21/10/2012
    Idade : 36

    Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :) Empty Re: Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :)

    Mensagem  liviapoliana Seg Nov 26, 2012 7:23 am

    alvesd1 escreveu:Não consegui ver a imagem.

    Não Alves?
    Oxe.... coloquei do mesmo jeito que coloco sempre as outras...
    Vou postar novamente, um momento.
    liviapoliana
    liviapoliana


    Mensagens : 254
    Data de inscrição : 21/10/2012
    Idade : 36

    Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :) Empty Re: Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :)

    Mensagem  liviapoliana Seg Nov 26, 2012 7:25 am

    Atualizei a mesma mensagem alves, veja se consegue visualizar, os demais estão com o mesmo problema?
    Diego Alves
    Diego Alves


    Mensagens : 440
    Data de inscrição : 11/04/2012
    Idade : 38
    Localização : Betim - MG

    Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :) Empty Re: Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :)

    Mensagem  Diego Alves Seg Nov 26, 2012 8:07 am

    Ainda nao consegui ver, mas talvez seja algum problema com a rede aqui, vamos ver se o pessoal consegue.
    avatar
    Fernando santos


    Mensagens : 835
    Data de inscrição : 02/09/2012
    Idade : 26
    Localização : sao paulo/Diadema

    Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :) Empty Re: Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :)

    Mensagem  Fernando santos Seg Nov 26, 2012 8:13 am

    na minha opinião esse espaço ta muito bom quando tiver bem arrumadinho vai ficar otimo para eles,eles pelo menos vao se sentir soltos kkk.
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :) Empty Re: Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :)

    Mensagem  Eliseu Patrizi Seg Nov 26, 2012 8:38 am

    Concordo com o Fernando, o espaço é 10. Vai dar p fazer um viveiro ótimo aí. A imagem aqui apareceu sem problema, deve ser algum problema na rede do Alves como ele falou. Lívia, mesmo q na sua cidade o pessoal não de valor, as vezes em cidades vizinhas é diferente. Tbm vc pode montar um viveiro aí p ficar com os q vc quiser ficar p sua própria alegria, e não colocar ninho, assim eles não irão reproduzir e não vai aumentar tanto a quantidade, e poderá manter os casais na gaiola p reproduzir q vc poderá fazer o controle de nascimentos. P montar o viveiro aí, vc terá pouco trabalho e despesas. E qto a alimentação, vai depender da quantidade q vc vai manter aí nesse espaço, se não forem muitos, a despesa não é tanta. Tbm depois vc pode tenatr descobrir onde se compra sementes na sua região atacado, sai 50% e até vezes mais barato q comprar a varejo nas lojas. Vai ficar um viveirão. Very Happy
    Diego Alves
    Diego Alves


    Mensagens : 440
    Data de inscrição : 11/04/2012
    Idade : 38
    Localização : Betim - MG

    Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :) Empty Re: Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :)

    Mensagem  Diego Alves Seg Nov 26, 2012 9:41 am

    Agora consegui ver. O espaço está muito bom mesmo, voce só vai ter o trabalho de colocar tela na frente e em cima. O resto é só os detalhes de dentro.
    Wallarson Sant'ana
    Wallarson Sant'ana


    Mensagens : 1888
    Data de inscrição : 04/05/2012
    Idade : 28
    Localização : Curitiba/PR

    Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :) Empty Re: Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :)

    Mensagem  Wallarson Sant'ana Seg Nov 26, 2012 11:03 am

    Caramba, os espaço é enorme, vai ficar muito bom aí, só colocar tela na frente e em cima que tá praticamente pronto!
    Cleber
    Cleber


    Mensagens : 645
    Data de inscrição : 13/08/2012
    Localização : Brasil

    Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :) Empty Re: Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :)

    Mensagem  Cleber Seg Nov 26, 2012 1:14 pm

    O espaço é bom... pega sol a tarde ou em algum momento do dia? se fosse pra mim eu faria uma mureta(muro baichinho) na frente deixando um espaço para um porta pequena mais que pelomenos passe uma pessoa com a mureta evitaria predadores e outros .. resolvia o problema da infiltração para evitar mofo e acaros.... para no futuro não ter problemas de alergia nos quito, o telhado é de amianto? se caso a resposta for sim eu deixaria a tela de cima bem mais baixa do que o nivél do teto pois amianto costuma esquentar muito... mais também desconheço o clima ai. também deixaria esses banquinhos para colocar agua alimentos e etc...o resto é so criatividade para decorar do jeito que quizer... essa é minha opnião boa sorte... e sobre vender pode até não ter uma saida comercial... mais quando vc tiver uma criação maior sempre aparece quem queira comprar vc pode fazer um market por ai... hehehe
    Diego Alves
    Diego Alves


    Mensagens : 440
    Data de inscrição : 11/04/2012
    Idade : 38
    Localização : Betim - MG

    Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :) Empty Re: Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :)

    Mensagem  Diego Alves Seg Nov 26, 2012 1:43 pm

    A idéia do Cleber de fazer um murinho foi muito boa, ia ajudar a proteger mais.
    liviapoliana
    liviapoliana


    Mensagens : 254
    Data de inscrição : 21/10/2012
    Idade : 36

    Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :) Empty Re: Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :)

    Mensagem  liviapoliana Seg Nov 26, 2012 5:28 pm

    Pois é meninos, muito obrigada a todos pelas dicas.
    Gostei da ideia do murinho!!! Bom o local não pega muuuito sol não e nem vento, então pensei em colocar aquelas telhas transparentes, que não sei o nome...
    Enfim, ainda estou vendo essa questão do viveiro, mesmo que for fazer, não é mais ara esse ano... Vou amadurecer mais a ideia...rsrs
    liviapoliana
    liviapoliana


    Mensagens : 254
    Data de inscrição : 21/10/2012
    Idade : 36

    Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :) Empty Re: Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :)

    Mensagem  liviapoliana Seg Nov 26, 2012 5:30 pm

    eliseu escreveu:Concordo com o Fernando, o espaço é 10. Vai dar p fazer um viveiro ótimo aí. A imagem aqui apareceu sem problema, deve ser algum problema na rede do Alves como ele falou. Lívia, mesmo q na sua cidade o pessoal não de valor, as vezes em cidades vizinhas é diferente. Tbm vc pode montar um viveiro aí p ficar com os q vc quiser ficar p sua própria alegria, e não colocar ninho, assim eles não irão reproduzir e não vai aumentar tanto a quantidade, e poderá manter os casais na gaiola p reproduzir q vc poderá fazer o controle de nascimentos. P montar o viveiro aí, vc terá pouco trabalho e despesas. E qto a alimentação, vai depender da quantidade q vc vai manter aí nesse espaço, se não forem muitos, a despesa não é tanta. Tbm depois vc pode tenatr descobrir onde se compra sementes na sua região atacado, sai 50% e até vezes mais barato q comprar a varejo nas lojas. Vai ficar um viveirão. Very Happy

    Você acha que esse espaço suporta quantos quitos, Eliseu?
    Mede aproximadamente 2.60 x 3.0 x 3.0
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :) Empty Re: Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :)

    Mensagem  Eliseu Patrizi Seg Nov 26, 2012 5:47 pm

    Lívia, eu consigo colocar 50 casais num espaço desses p reproduzir, mas como eu fico sempre presente, fico atento a qualquer necessidade especial de intervenção. P vc ter uma quantidade só p prazer sem a necessidade de reprodução, acho q se vc colocar uns 40 a 50 exemplares, ficaram com bastante espaço p voarem e tbm fará um bonito colorido. Se vc querer colocar menos, ficará ainda mais espaçoso.
    liviapoliana
    liviapoliana


    Mensagens : 254
    Data de inscrição : 21/10/2012
    Idade : 36

    Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :) Empty Re: Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :)

    Mensagem  liviapoliana Seg Nov 26, 2012 5:56 pm

    eliseu escreveu:Lívia, eu consigo colocar 50 casais num espaço desses p reproduzir, mas como eu fico sempre presente, fico atento a qualquer necessidade especial de intervenção. P vc ter uma quantidade só p prazer sem a necessidade de reprodução, acho q se vc colocar uns 40 a 50 exemplares, ficaram com bastante espaço p voarem e tbm fará um bonito colorido. Se vc querer colocar menos, ficará ainda mais espaçoso.

    No máximo uns 25-30 unidades, quanto custa com alimentação, Eliseu?
    Diego Alves
    Diego Alves


    Mensagens : 440
    Data de inscrição : 11/04/2012
    Idade : 38
    Localização : Betim - MG

    Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :) Empty Re: Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :)

    Mensagem  Diego Alves Seg Nov 26, 2012 6:15 pm

    Livia, pra voce ter mais ou menos uma ideia, estou com 10 quitos no viveiro, e gasto cerca de R$10 por semana com ração, fora as outras coisas, como verduras, pão, etc.

    Conteúdo patrocinado


    Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :) Empty Re: Planejando um viveiro :) Muitas dúvidas :)

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb Abr 27, 2024 1:12 pm