Vida de Periquito Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Vida de Periquito Forum

Anúncios

Planejando fazer um Viveiro para minhas aves Crystal_catcher_banner_610_playstore

Últimos assuntos

» Colocar bebedouro
Planejando fazer um Viveiro para minhas aves EmptyTer maio 21, 2019 12:16 pm por Severino

» PERIQUITO DA CAATINGA DOENTE E COM 22 ANOS
Planejando fazer um Viveiro para minhas aves EmptyTer maio 21, 2019 12:11 pm por Severino

» Periquito doente? Ele parece bem, mas só dorme.
Planejando fazer um Viveiro para minhas aves EmptyQui Abr 04, 2019 5:07 pm por Rafaela bohler

» Retirar um filhote do ninho para amansar.
Planejando fazer um Viveiro para minhas aves EmptyQua Mar 28, 2018 11:37 am por Paulo

» COMPREENDENDO AS MUTAÇÕES (DOMINANTES, RECESSIVAS, LIGADAS AO SEXO) E COMO ELAS FUNCIONAM.
Planejando fazer um Viveiro para minhas aves EmptyQua Fev 07, 2018 4:37 pm por kaique uliana

» Periquito da Caatinga doente? Por favor, me ajudem!
Planejando fazer um Viveiro para minhas aves EmptyDom Out 08, 2017 2:45 pm por carolinec

» Ajuda com genetica
Planejando fazer um Viveiro para minhas aves EmptySex Out 06, 2017 10:57 am por Iago Lessa

» Primeiro ovo.
Planejando fazer um Viveiro para minhas aves EmptyQui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Planejando fazer um Viveiro para minhas aves EmptyDom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

+4
Felype Serrano
THIAGO BR
AZUL
Edgar C. Melo
8 participantes

    Planejando fazer um Viveiro para minhas aves

    Edgar C. Melo
    Edgar C. Melo


    Mensagens : 338
    Data de inscrição : 26/12/2013
    Idade : 37
    Localização : Goiânia - GO

    Planejando fazer um Viveiro para minhas aves Empty Planejando fazer um Viveiro para minhas aves

    Mensagem  Edgar C. Melo Seg Jun 30, 2014 4:36 pm

    Bem pessoal, como me mudei do Apartamento para casa agora tenho um quintal com um bom espaço.
    Sendo assim, decidi que vou deixar em gaiolas apenas os casais que pretendo reproduzir.
    Hoje estou com 6 casais de periquitos, sendo 5 Ingleses e 7 Australianos, 2 casais formados e o restante já separados para se aceitarem.
    Esse projeto do Viveiro é para que quando os filhotes já estiverem na idade de separar dos pais, ter onde coloca-los.

    Gostaria que me ajudassem com dicas, falando da experiência de vcs, o que deu certo, o que deu errado, o que não pode faltar, qual melhor material, proporções...
    Pretendo deixa-lo apenas para descanso das aves, Pelo menos por enquanto.
    Edgar C. Melo
    Edgar C. Melo


    Mensagens : 338
    Data de inscrição : 26/12/2013
    Idade : 37
    Localização : Goiânia - GO

    Planejando fazer um Viveiro para minhas aves Empty Re: Planejando fazer um Viveiro para minhas aves

    Mensagem  Edgar C. Melo Seg Jun 30, 2014 4:56 pm

    Estive pesquisando na internet e vi algumas estruturas metálicas que me chamaram a atenção:


    Planejando fazer um Viveiro para minhas aves 14358966128_b2c33171ec_zPlanejando fazer um Viveiro para minhas aves 14358966308_65d09bc710_zPlanejando fazer um Viveiro para minhas aves 14522459396_073433cb2e_z

    Pensei em fazer a estrutura em metal, ele ficará em um canto no quintal, o lado esquerdo e o fundo terá o muro como proteção, pretendo deixar apenas a frente aberta com tela, a lateral direita pretendo fechar também, não sei ainda com qual material.  Rolling Eyes A porta pretendo colocar em um dos cantos na frente, assim como na segunda imagem. Já o fundo não pretendo fazer suporte, pretendo deixa no chão mesmo. Conto com a ajuda de vcs para me orientar qual o melhor material para colocar no fundo, areia, brita, grama...

    As medidas iniciais são 3.0x1.5x2.0 compr.x larg.x alt., Tenho que medir o espaço lá e ver se essas medidas vão se enquadrar com o jardim.
    AZUL
    AZUL


    Mensagens : 1427
    Data de inscrição : 25/07/2012

    Planejando fazer um Viveiro para minhas aves Empty Planejando fazer um viveiro para minhas aves

    Mensagem  AZUL Seg Jun 30, 2014 5:39 pm

    Oi Edgar, as dicas que vou passar espero que sejam úteis:
    . A porta maior deve ser central para facilitar a captura das aves (Sempre que for utilizá-la, prenda um pedaço de filó por dentro, que não atrapalha a visão e impede a fuga.
    . Nas extremidades faça 2 portas pequenas para alimentação.
    . Os ninhos se possível, externos (basta por um pedaço de tela dura móvel embaixo da tampa para vistoria diária sem fuga.
    . O telhado deve avançar bem da tela (chuvas com vento)
    . Faça a estrutura de alumínio (manutenção zero) não enferruja nem precisa pintar (use arrebites pop).
    . O fundo faça de tela e alto do chão (mínimo 30 cm). Pode forrar com areia ou serragem e até jornal. Facilita a limpeza e não há contato com fezes.
    . Os poleiros devem ter medidas variáveis (evita defeitos nas patas e controla as unhas) eu usei galhos de goiabeiras ou extremosas (duros).
    . Providencie uma proteção (cortina plástica ou outro material impermeável) para épocas de chuva forte ou frio à noite, de preferência cor clara.

    Desculpe o texto, se lembrar de mais coisas, volto a postar. Um abraço, Boa Sorte.


    Edgar C. Melo
    Edgar C. Melo


    Mensagens : 338
    Data de inscrição : 26/12/2013
    Idade : 37
    Localização : Goiânia - GO

    Planejando fazer um Viveiro para minhas aves Empty Re: Planejando fazer um Viveiro para minhas aves

    Mensagem  Edgar C. Melo Ter Jul 01, 2014 7:17 am

    Obrigado pelas dicas Azul, com certeza serão de grande ajuda.
    Só que eu estava pensando em faze-lo sem fundo mesmo, como se fosse de alvenaria.
    A estrutura sairia no nível do chão, não ficaria suspensa. Quero fazer uma estrutura que dê para entrar e se locomover com facilidade.
    Por isso a ideia da porta na lateral, uma porta não muito grande para que não ocorra fugas na hora que for necessário entrar no viveiro.
    Pensei em fazer o orçamento com estrutura metálica para ver se fica mais em conta, pois a mão de obra aqui em Goiânia de pedreiro esta muito cara.
    Edgar C. Melo
    Edgar C. Melo


    Mensagens : 338
    Data de inscrição : 26/12/2013
    Idade : 37
    Localização : Goiânia - GO

    Planejando fazer um Viveiro para minhas aves Empty Re: Planejando fazer um Viveiro para minhas aves

    Mensagem  Edgar C. Melo Ter Jul 01, 2014 12:08 pm

    Minha ideia é que fique mais ou menos assim Azul, só que retangular  

    Planejando fazer um Viveiro para minhas aves 14364943128_058eb1c26d_z


    Pretendo mandar fazer a estrutura e eu mesmo ir montando aos poucos, como telas, telhado, poleiro, balanços.
    THIAGO BR
    THIAGO BR


    Mensagens : 1178
    Data de inscrição : 02/09/2012
    Idade : 35
    Localização : Cruzeiro do Oeste - PR

    Planejando fazer um Viveiro para minhas aves Empty Re: Planejando fazer um Viveiro para minhas aves

    Mensagem  THIAGO BR Ter Jul 01, 2014 2:17 pm

    Show de bola esse modelo Edgar, capricha aí que vai ficar fera!
    Edgar C. Melo
    Edgar C. Melo


    Mensagens : 338
    Data de inscrição : 26/12/2013
    Idade : 37
    Localização : Goiânia - GO

    Planejando fazer um Viveiro para minhas aves Empty Re: Planejando fazer um Viveiro para minhas aves

    Mensagem  Edgar C. Melo Ter Jul 01, 2014 4:38 pm

    Também gostei muito THIAGO BR, agora é encontrar alguém que faça a estrutura e fazer o orçamento
    para dar inicio ao projeto.
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    Planejando fazer um Viveiro para minhas aves Empty Re: Planejando fazer um Viveiro para minhas aves

    Mensagem  Felype Serrano Dom Jul 20, 2014 7:23 pm

    Nossa Edgar, eu não tinha vsto ainda seu tópico...

    O seu planejamento é muito bom, o que mais pretende fazer ta andando a ideia para frente ? rs
    Edgar C. Melo
    Edgar C. Melo


    Mensagens : 338
    Data de inscrição : 26/12/2013
    Idade : 37
    Localização : Goiânia - GO

    Planejando fazer um Viveiro para minhas aves Empty Re: Planejando fazer um Viveiro para minhas aves

    Mensagem  Edgar C. Melo Seg Jul 21, 2014 7:03 am

    Felype a ideia continua fluindo, porém tomou outros rumos.

    Fiz alguns orçamento da estrutura em metalon e acabei me assustando com os valores, algo entre 700,00 e 900,00. Isso fora telas, telhas,e toda a parte interna como poleiros, ninhos, brinquedos...

    Sendo assim, optei por fazer a estrutura em alvenaria mesmo. Vou aproveitar um canto do muro no meu quintal e levantar uma parede lateral fechada, e na frente uma parede de uns 80cm de altura deixando um espaço de 1.20 de altura para colocar tela. No total ele ficará com 3.0 metros por 1.5.

    Só estou em dúvida em o que colocar no fundo, o quintal é todo gramado, mas pensei em colocar brita forrando o viveiro.
    THIAGO BR
    THIAGO BR


    Mensagens : 1178
    Data de inscrição : 02/09/2012
    Idade : 35
    Localização : Cruzeiro do Oeste - PR

    Planejando fazer um Viveiro para minhas aves Empty Re: Planejando fazer um Viveiro para minhas aves

    Mensagem  THIAGO BR Qua Jul 23, 2014 6:11 pm

    Olá Edgar.

    Cara pensando na limpeza, penso que a brita não seja boa ideia, porque vai ser difícil de limpar depois. Penso que seria mais higiênico e prático vc fazer o piso de cimento mesmo, já planejando um desnível para um dos lados e uma saída rente ao chão (tipo um cano) que vc possa deixar tampado e abrir quando for varrer ou até mesmo lavar.
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    Planejando fazer um Viveiro para minhas aves Empty Re: Planejando fazer um Viveiro para minhas aves

    Mensagem  Felype Serrano Qua Jul 23, 2014 8:41 pm

    Oi Edgar

    Eu concordo com o Thiago, a brita vai ser complicado de você fazer a higiene no viveiro, e acho que um piso seria melhor mesmo para você manter mais limpo o local para eles.

    Você pensa em entrar no viveiro ?

    Se for pensar, eu faria uma gaveta que de para tirar e colocar iguais as de gaiolas ai no fundo você deixa o piso ai quando você for entrar para pegar ou mexer em algum ninho é só tirar a mesma.
    Edgar C. Melo
    Edgar C. Melo


    Mensagens : 338
    Data de inscrição : 26/12/2013
    Idade : 37
    Localização : Goiânia - GO

    Planejando fazer um Viveiro para minhas aves Empty Re: Planejando fazer um Viveiro para minhas aves

    Mensagem  Edgar C. Melo Qui Jul 24, 2014 9:13 am

    Vou seguir a dica de vcs, fazer em concreto mesmo.
    Só preciso de um pouco de tempo para providenciar os materiais, assim que começar a obra vou mantendo vcs atualizados com fotos e trocando ideias do que pode ficar bom.

    Estou aberto a sugestões e dicas.  study 
    Cristiano
    Cristiano


    Mensagens : 38
    Data de inscrição : 02/06/2014
    Localização : JF-MG

    Planejando fazer um Viveiro para minhas aves Empty Re: Planejando fazer um Viveiro para minhas aves

    Mensagem  Cristiano Qui Jul 24, 2014 10:11 pm

    Como conseguiu criar tantos kitos em apartamento ? Rs

    Os vizinhos não reclamavam ?

    Também acho bacana o piso em cimento para facilitar a lavagem. Acho bacana aqueles tijolos de vidro e telhas transparentes. As paredes revestidas com porcelanato dariam o toque final.
    Edgar C. Melo
    Edgar C. Melo


    Mensagens : 338
    Data de inscrição : 26/12/2013
    Idade : 37
    Localização : Goiânia - GO

    Planejando fazer um Viveiro para minhas aves Empty Re: Planejando fazer um Viveiro para minhas aves

    Mensagem  Edgar C. Melo Sex Jul 25, 2014 6:42 am

    Oi Cristiano, quando morava em apartamento tinha apenas 3 casais.
    O barulho era um pouco alto sim, mas acredito que apenas dentro do apartamento.
    Pois nenhum visinho nunca reclamou.
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    Planejando fazer um Viveiro para minhas aves Empty Re: Planejando fazer um Viveiro para minhas aves

    Mensagem  Felype Serrano Dom Ago 03, 2014 11:56 am

    Edgar C. Melo escreveu:Vou seguir a dica de vcs, fazer em concreto mesmo.
    Só preciso de um pouco de tempo para providenciar os materiais, assim que começar a obra vou mantendo vcs atualizados com fotos e trocando ideias do que pode ficar bom.

    Estou aberto a sugestões e dicas.  study 

    Edgar, vai ter que começar logo pois os filhotes começaram a nascer por aí né ? hehe  Razz 

    Vai ser legal debater sobre o assunto com você também estou querendo algumas ideias de brinquedos dentro do meu viveiro.
    Edgar C. Melo
    Edgar C. Melo


    Mensagens : 338
    Data de inscrição : 26/12/2013
    Idade : 37
    Localização : Goiânia - GO

    Planejando fazer um Viveiro para minhas aves Empty Re: Planejando fazer um Viveiro para minhas aves

    Mensagem  Edgar C. Melo Seg Ago 04, 2014 9:29 am

    Já nasceram 4, e ainda tem mais para nascer Felype.
    Estou para enlouquecer, pois não fica ninguém em casa durante o dia.
    Vou ter que arrumar alguém que faça o viveiro pra mim em finais de semana.
    Preciso fazer antes que comecem as chuvas por aqui, que normalmente chegam em Outubro.
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    Planejando fazer um Viveiro para minhas aves Empty Re: Planejando fazer um Viveiro para minhas aves

    Mensagem  Felype Serrano Seg Ago 04, 2014 3:32 pm

    Pois é 4 só agora imagina quando for para nascer os da Albina também ?

    Eu entendo como é, tem que começar a correr contra o tempo mesmo rsrs
    Edgar C. Melo
    Edgar C. Melo


    Mensagens : 338
    Data de inscrição : 26/12/2013
    Idade : 37
    Localização : Goiânia - GO

    Planejando fazer um Viveiro para minhas aves Empty Re: Planejando fazer um Viveiro para minhas aves

    Mensagem  Edgar C. Melo Ter Ago 12, 2014 1:49 pm






    Pessoal, sei que a dica de que o fundo (piso) seria melhor fazer em concreto foi praticamente unanime.
    Mas no momento estou um pouco apertado, sem falar que levaria mais tempo e precisaria de mão de obra especializada.
    Vendo esse vídeo no YouTube percebi que quem o fez, deixou a grama, e aparentemente as aves gostaram muito.
    Alguém aqui saberia me dizer se tem algum problema para as aves deixar o viveiro gramado???
    No que isso pode ser ruim???
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    Planejando fazer um Viveiro para minhas aves Empty Re: Planejando fazer um Viveiro para minhas aves

    Mensagem  Felype Serrano Qua Ago 13, 2014 3:09 pm

    Edgar, eu fiquei pensando que o fundo do seu viveiro iria ser em gramado como você viu no video né ?  Rolling Eyes 

    Mais o gramado vai acabar crescendo e você teria que cortar certo ? Então, será que não iria estressar as aves pelo fato do barulho e tudo mais ?

    Não sei, é minha opinião rs
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Planejando fazer um Viveiro para minhas aves Empty Re: Planejando fazer um Viveiro para minhas aves

    Mensagem  Eliseu Patrizi Qua Ago 13, 2014 4:39 pm

    Oi Edgar, ficou legal, mas não sei se a longo prazo seria legal p manter limpo.

    Tbm p a grama crescer o viveiro tem q ser aberto p pegar sol, e tbm chuva, com certeza os materiais usados p construir irão apodrecer tipo as madeiras e as telas vão enferrujar.

    Apesar desse viveiro do video estar cheio de aves, me pareceu ser novo, achei as madeiras e a tela ainda bem conservados, tbm os ninhos dos quitos parecem ser novos, não sei se a médio longo prazo vai ser uma boa boa por causa do efeito da chuva e do sol sem proteção.

    Outro detalhe, q como eles irão defecar em cima da grama, qualquer doença será rapidamente espalhada no ambiente caso eles comecem a comer a grama.

    Bonito de se ver, mas acho q p um criador é meio arriscado.
    jhone
    jhone


    Mensagens : 102
    Data de inscrição : 03/12/2013
    Idade : 40
    Localização : Montes Claros MG

    Planejando fazer um Viveiro para minhas aves Empty Re: Planejando fazer um Viveiro para minhas aves

    Mensagem  jhone Qui Ago 14, 2014 10:23 am

    realmente fica muito bonito o viveiro!!!!!!!so que acho que a grama vai se tornar uma dor de cabeça mas pra frente viu!!!
    Ramon_Matias
    Ramon_Matias


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 10/07/2016

    Planejando fazer um Viveiro para minhas aves Empty Re: Planejando fazer um Viveiro para minhas aves

    Mensagem  Ramon_Matias Ter Ago 02, 2016 10:41 pm

    E o viveiro como ficou?
    Poderia nos enviar algumas fotos..

    voce fez o piso mesmo ou deixou a grama...


    Conteúdo patrocinado


    Planejando fazer um Viveiro para minhas aves Empty Re: Planejando fazer um Viveiro para minhas aves

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex maio 10, 2024 3:02 am