Vida de Periquito Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Vida de Periquito Forum

Anúncios

Cruzamento para corpo claro Crystal_catcher_banner_610_playstore

Últimos assuntos

» Colocar bebedouro
Cruzamento para corpo claro EmptyTer maio 21, 2019 12:16 pm por Severino

» PERIQUITO DA CAATINGA DOENTE E COM 22 ANOS
Cruzamento para corpo claro EmptyTer maio 21, 2019 12:11 pm por Severino

» Periquito doente? Ele parece bem, mas só dorme.
Cruzamento para corpo claro EmptyQui Abr 04, 2019 5:07 pm por Rafaela bohler

» Retirar um filhote do ninho para amansar.
Cruzamento para corpo claro EmptyQua Mar 28, 2018 11:37 am por Paulo

» COMPREENDENDO AS MUTAÇÕES (DOMINANTES, RECESSIVAS, LIGADAS AO SEXO) E COMO ELAS FUNCIONAM.
Cruzamento para corpo claro EmptyQua Fev 07, 2018 4:37 pm por kaique uliana

» Periquito da Caatinga doente? Por favor, me ajudem!
Cruzamento para corpo claro EmptyDom Out 08, 2017 2:45 pm por carolinec

» Ajuda com genetica
Cruzamento para corpo claro EmptySex Out 06, 2017 10:57 am por Iago Lessa

» Primeiro ovo.
Cruzamento para corpo claro EmptyQui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Cruzamento para corpo claro EmptyDom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

4 participantes

    Cruzamento para corpo claro

    Fausto
    Fausto


    Mensagens : 330
    Data de inscrição : 20/07/2011

    Cruzamento para corpo claro Empty Cruzamento para corpo claro

    Mensagem  Fausto Seg Abr 30, 2012 1:52 pm

    Caros colegas geneticistas do blog, ontem consegui uma fêmea corpo claro violeta. Gostaria de saber qual seriam as melhores opções de cruzamento, principalmente visando tirar filhotes corpo claro. Obrigado. Depois posto uma foto da bichinha.
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Cruzamento para corpo claro Empty Re: Cruzamento para corpo claro

    Mensagem  Eliseu Patrizi Seg Abr 30, 2012 4:29 pm

    Fausto, pelo q ja li sobre os corpos claro, é uma mutação ligada ao sexo, igual aos canelas inos e opalinos. Nesse caso, tendo vc uma fêmea ainda não nascerá corpos claro, mas os filhotes dela macho portarão a mutação e trarão fêmeas corpos claro, e tendo vc um macho portador filho dela, e cruzando ele com a mãe, poderá nascer macho corpo tbm. Posta a foto, quero ver ela. Tem mais informações nesse site
    Fausto
    Fausto


    Mensagens : 330
    Data de inscrição : 20/07/2011

    Cruzamento para corpo claro Empty Re: Cruzamento para corpo claro

    Mensagem  Fausto Seg Abr 30, 2012 7:30 pm

    Ótimo Eliseu foi de grande ajuda sim. Agora, será que se eu cruzar ela com um verde por exemplo eu poderia ter fêmeas corpo claro verde descendentes de seu filhos machos normais portadores?
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Cruzamento para corpo claro Empty Re: Cruzamento para corpo claro

    Mensagem  Eliseu Patrizi Seg Abr 30, 2012 7:36 pm

    Principalmente se vc cruzar os filhos dela com uma verde. O verde por ser a cor dominante, se o macho verde q cruzar com ela não portar azul, todos os filhotes serão verdes portador de azul, dai voltando p o verde, terá vários filhotes verdes. Pode ser q nascendo um corpo claro deles, saiam fêmeas verdes corpo claro.
    erisson
    erisson


    Mensagens : 1475
    Data de inscrição : 31/07/2011

    Cruzamento para corpo claro Empty Re: Cruzamento para corpo claro

    Mensagem  erisson Ter maio 01, 2012 3:29 pm

    Fausto,
    neste caso, se o macho que vc colocar para cruzar com essa fêmea for verde e não portar azul, então vc terá filhotes machos portadores de corpo e claro e azul.
    Esses machos poderão lhe dar fêmeas verde corpo claro em um próximo cruzamento, entendeu?

    Lembrando que ele é um gene co-dominante. Ou seja, quando confrontado com INOS ele assume dominância.

    Coloca uma foto da fêmea para a gente ver!!!
    abs
    Fausto
    Fausto


    Mensagens : 330
    Data de inscrição : 20/07/2011

    Cruzamento para corpo claro Empty Re: Cruzamento para corpo claro

    Mensagem  Fausto Qua maio 02, 2012 8:45 am

    Bom...no momento a fêmea encontra-se dividindo uma cela, quer dizer uma gaiolinha para um casal no máximo, com outros 11 detentos, quer dizer periquitos que eu trouxe do criadouro do senhor Camargo neste domingo, então tá difícil de tirar foto dela separada, mas no máximo no sábado (qd vou levá-los pra Casa Branca) eu tiro as fotos.
    Aliás pra quem gosta foi um ótimo passeio, o sr. Camargo mora em Campinas e tem a criação no fundo de casa com uns 50 casais criando em gaiolas separadas. São todos mestiços e tem uma infinidade de cores e mutações (só não vi muito AR).
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Cruzamento para corpo claro Empty Re: Cruzamento para corpo claro

    Mensagem  Eliseu Patrizi Qua maio 02, 2012 10:32 am

    Tira uma foto na geral, é bom até p a gente ver a diferença de um corpo claro p os outros..
    Fausto
    Fausto


    Mensagens : 330
    Data de inscrição : 20/07/2011

    Cruzamento para corpo claro Empty Re: Cruzamento para corpo claro

    Mensagem  Fausto Qua maio 02, 2012 6:16 pm

    Cruzamento para corpo claro 02052012012Cruzamento para corpo claro 02052012016
    As fotos não ficaram boas mas estão aí...o macho é violeta visual, vejam a diferença e percebam as penas violetas lá embaixo. No fim de semana tiro mais e melhores fotos. Abraço
    erisson
    erisson


    Mensagens : 1475
    Data de inscrição : 31/07/2011

    Cruzamento para corpo claro Empty Re: Cruzamento para corpo claro

    Mensagem  erisson Qui maio 03, 2012 1:59 pm

    Fausto
    isso ái é praticamente o Carandiru...hahaha...que monte de periquito é esse rapaz!?
    já sei, vc não se aguentou e comprou todos aqueles que vc achou bonito, né? Parece eu...
    só uam coisa, sua fêmea corpo claro, não seria violeta?
    depois, me passa por email os dados do Sr. Camargo, que acho que vou fazer uma visita lá para ele...hahaha
    abs
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Cruzamento para corpo claro Empty Re: Cruzamento para corpo claro

    Mensagem  Eliseu Patrizi Qui maio 03, 2012 2:21 pm

    Lindos quitos e ótimo porte. A corpo claro é mto bonita, dá p ver a diferença do tom do corpo em relação as penas q ficam debaixo da cauda, realmente é uma corpo claro, tomará q te d vários exemplares, Parabéns.
    Fausto
    Fausto


    Mensagens : 330
    Data de inscrição : 20/07/2011

    Cruzamento para corpo claro Empty Re: Cruzamento para corpo claro

    Mensagem  Fausto Qui maio 03, 2012 2:42 pm

    Erisson, a resposta é: Exatamente! pra todas as suas perguntas. É uma violeta corpo claro e sim eu comprei todos que eu achei bonitos, mas principalmente as mutações e cores que eu não tinha, e te digo mais, ele tinha uns filhotinhos bem novinhos lá que eram um show de cores mas eu senti que ele não estava muito a fim de vender assim tão novinhos então não insisti muito. No fim acabei não trazendo mais uns dois ou três casais pq ia ficar realmente muito apertado...to ansioso pra soltar eles logo, tão ficando muito estressados nessa gaiolinha.
    Pois é Eliseu eu tb espero que ele de muitos filhotinhos.
    Abraço a todos.
    Fausto
    Fausto


    Mensagens : 330
    Data de inscrição : 20/07/2011

    Cruzamento para corpo claro Empty Re: Cruzamento para corpo claro

    Mensagem  Fausto Qui maio 03, 2012 4:57 pm

    Fui ler um pouco sobre os cruzamentos de uma fêmea corpo claro...se eu cruzar ela com um ino eu já posso ter machos corpo claro na primeira cria então se eu cruzar esse filhote com a mãe tenho 75% de chance de ter filhotes corpo claro machos e fêmeas e ainda algumas fêmeas ino. Vou tentar fazer isso então pra tirar um macho corpo claro.
    Outra coisa, essa é pro Eliseu, num outro site eu vi uma definição de uma mutação que ele chama de remiges claras, que deve ser a mesma do AD, onde a ave só tem a mancha na nuca e as penas nas pontas do rabo e das asas claras, e a foto é realmente muito parecida com aquelas nossas duas aves (seu celeste e o meu cobalto) e cita que cruzando um desses com um AR nasceram COPs..pelo sim, pelo não vou cruzar meu macho com uma fêmea AR pra ver no que vai dar...só falta arrumar a tal fêmea.
    erisson
    erisson


    Mensagens : 1475
    Data de inscrição : 31/07/2011

    Cruzamento para corpo claro Empty Re: Cruzamento para corpo claro

    Mensagem  erisson Sex maio 04, 2012 3:42 am

    é isso aí Fausto, o corpo claro é dominante frente ao INO, logo vc terá chance de filhotes machos Corpo Claro na primeira leva.

    escolha um ino de bom porte pois esses cruzamentos consanguíneos e entre as mesmas mutações podem diminuir o tamanho das aves (ainda mais se tratando de inos)

    e parabéns pelas compras...rs...vício bom esse hein? hahaha
    abs
    Fausto
    Fausto


    Mensagens : 330
    Data de inscrição : 20/07/2011

    Cruzamento para corpo claro Empty Re: Cruzamento para corpo claro

    Mensagem  Fausto Sex maio 04, 2012 7:34 am

    Bom Erisson, a escolha não vai ser muito difícil...só tenho um macho ino.
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Cruzamento para corpo claro Empty Re: Cruzamento para corpo claro

    Mensagem  Eliseu Patrizi Sex maio 04, 2012 11:38 am

    Fausto gostaria de ler esse artigo q explica q um corpo claro pode trazer um macho frente a um ino, achei interessante, já q outras mutações ligadas ao sexo, como asas canela e opalino, agente mesmo cruzando com ino só trazemos fêmeas da mutação e machos portadores, sei q pode-se trazer macho se o ino for da mesma mutação camuflado. Por ex: se o ino for um macho opalino camuflado e a gente casar ele com uma fêmea opalino, eles trarão machos e fêmeas opalinos, além de inos fêmeas opalinos e machos opalinos portadores de ino. Será q esse macho ino não teria q ser um corpo claro camuflado no ino?
    Qto ao artigo do remiges claro do site português, tbm me levou a crer q o meu quito fosse um AD, mas ele já tirou duas crias com a fêmea Ar q casei ele, e só vieram filhotes normais e ADAS portadores de Ar, inclusive mais malhado do q ele. Se o meu fosse um AD, casado com uma AR, ele traria somente ADs, Ars e normais portadores de Ar. Bem o meu eu já tenho certeza q é um ADA. Mesmo assim eu questionei a foto do remiges clara do site português para um estudioso em genética aqui do Brasil, e ele me explicou o seguinte: Q o site errou na foto de um remiges clara, ele disse q há dois tipos de ADs, O holandes q é o AD germânico, e o Remiges clara q é o AD inglês ou continental. Veja palavras dele qdo mandei foto do meu e o segundo e-mail qdo questionei a foto do site português:
    O periquito azul é um ADA. Um remiges claras e bem diferente. O remiges claras ou AD continental é o AD inglês, o arlequim holandês é o AD germânico. Um AD não costuma ter a borda das asas brancas (amarelas) e sempre há alguma marcação em degradê, que não é o caso. Você não tem idéia como os criadores fazem confusão entre os arlequins

    Abraço e na duvida basta mandar um e-mail.

    Emerson



    Quando ao remiges claras ele realmente é um ADA, houve um erro dos criadores portugueses.

    Abraço,

    Emerson

    Mesmo assim, digo q vc deve fazer o q eu fiz, casar ele com uma Ar, até pq trarão filhotes bonitos. No site português o q eu percebi depois é q a foto do quito deles não tem a remiges clara, só a mancha na nuca igual dos ADAS, e mesmo ele estando de lado, da p ver q ele não tem mancha no peito, e no próprio artigo eles dizem q o remiges clara tem. Os Ads pelas fotos q vi e pelos meus q estão nascendo aqui em casa agora, tem as marcações mais parecidas com os ARs. Veja só a fotos q tirei aqui do forum desses Ads pequenos q tem as remiges claras se não lembram mais os Ars. Abrçs.

    Cruzamento para corpo claro 43b98ca6
    Cruzamento para corpo claro 3c768eda
    Cruzamento para corpo claro Dsc03044c
    Cruzamento para corpo claro 310
    Cruzamento para corpo claro Es98h0
    Fausto
    Fausto


    Mensagens : 330
    Data de inscrição : 20/07/2011

    Cruzamento para corpo claro Empty Re: Cruzamento para corpo claro

    Mensagem  Fausto Dom maio 06, 2012 8:59 pm

    Cruzamento para corpo claro Maio12002Cruzamento para corpo claro Maio12010Cruzamento para corpo claro Maio12013Cruzamento para corpo claro Maio12018
    Boa noite. Estou postando mais uma foto da corpo claro agora na voadeira. Fiquei com outra dúvida e resolvi postar nesse tópico mesmo: esse periquito não é arco-íris pq não é opalino, certo? mas ele tá quase...agora a pergunta é, pra conseguir um seria melhor cruzar ele com essa fêmea opalina que aparece de costas e é Fa tb ou esse outro casal, um opalino macho FA celeste que não quis parar de almoçar pra ser fotografado com essa fêmea asa cinza?Cruzamento para corpo claro Maio12021
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Cruzamento para corpo claro Empty Re: Cruzamento para corpo claro

    Mensagem  Eliseu Patrizi Dom maio 06, 2012 9:12 pm

    Fausto fiquei um pouco confuso, mas me parece q na segunda foto, o macho é um arco iris, se vc cruzar ele com uma opalino face amarela ou mesmo com uma azul celeste asas cinzas ou clara, creio q nascerão outros arco iris. Num tópico sobre arco iris, mandei fotos de vários, e os entendidos aqui no fórum me explicaram q os arco iris tem q ser azul face amarela, asas cinzas ou claras, inclusive pode ser opalinos q tenham asas cinzas ou clara. Da uma olhada nas fotos q postei no tópico, e os q o pessoal afirmaram q eram. Casa esse da segunda foto com uma azul asas cinzas de bom porte, pq os arco iris tendem a diminuir o porte.
    Fausto
    Fausto


    Mensagens : 330
    Data de inscrição : 20/07/2011

    Cruzamento para corpo claro Empty Re: Cruzamento para corpo claro

    Mensagem  Fausto Seg maio 07, 2012 7:54 am

    Pra ser chamado de arco íris não precisa ser opalino obrigatoriamente?
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Cruzamento para corpo claro Empty Re: Cruzamento para corpo claro

    Mensagem  Eliseu Patrizi Seg maio 07, 2012 10:21 am

    Pelo q entendi na época da minha dúvida, não precisa ser opalino p ser arco iris, os normais azuis de asas cinzas ou clara tbm são. Na net sob esse assunto periquito arco iris, se vê um monte de exemplos, mas tbm aqui no Portal vida de periquito tem outros exemplos, veja no http://www.vidadeperiquito.com.br/2011/10/budgerigar-rinbow-ou-periquito-arco.html. abçs.
    erisson
    erisson


    Mensagens : 1475
    Data de inscrição : 31/07/2011

    Cruzamento para corpo claro Empty Re: Cruzamento para corpo claro

    Mensagem  erisson Seg maio 07, 2012 7:09 pm

    sobre o arco-íris, salvo eu me engano, eles precisam ser violetas!
    abs
    Matheus Felipe
    Matheus Felipe


    Mensagens : 78
    Data de inscrição : 18/11/2011
    Localização : Belo horizonte - MG

    Cruzamento para corpo claro Empty Re: Cruzamento para corpo claro

    Mensagem  Matheus Felipe Seg maio 07, 2012 8:05 pm

    Eliseu, ainda sobre o assunto dos Ads, o criador que você consultou disse que os Ads não tem as remiges claras e mancha no peito, e que são na verdade Adas, teria como solicitar ao mesmo que envie fotos dos verdadeiros Ads e qual a diferença entre os tipos de Ad? (A femea sem remiges claras da foto é minha e gostaria de tirar esta dúvida pq em outro site vi um Ad ingles parecido com ela e num tópico seu também tinha um com uma mancha na parte superior do peito).
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Cruzamento para corpo claro Empty Re: Cruzamento para corpo claro

    Mensagem  Eliseu Patrizi Seg maio 07, 2012 8:29 pm

    Mateus, vc tá se referindo as fotos q postei nesse tópico para o Fausto, da fêmea q não tem penas brancas na asa? Se for ela, é uma AD. Pelo q eu entendi aqui no forum de remiges clara, são aquelas marquinhas pretas q o quito tem q vem descendo da cabeça em direção as asas, qdo eles tem remiges clara, no meio do caminho as marquinhas somem dando lugar a uma mancha parecida com a da nuca só q maior. No caso dessa fêmea, ela tem as remiges clara e a mancha no peito, ela é uma AD. A única coisa q ela não tem são as penas claras nas asas, q não é obrigatório. A caso de ADs q passam até por quitos normais, só os conhecedores percebem a diferença. Se não me engano, as penas das asas e cauda são chamadas de retrizes.
    Matheus Felipe
    Matheus Felipe


    Mensagens : 78
    Data de inscrição : 18/11/2011
    Localização : Belo horizonte - MG

    Cruzamento para corpo claro Empty Re: Cruzamento para corpo claro

    Mensagem  Matheus Felipe Seg maio 07, 2012 8:43 pm

    Eliseu, sim é esta femea, é porque lendo o post do Ad você diz que o seu então seria um ADA, por isso ficou a dúvida pois como você está correndo atras de conseguir um COP, formei casal dela com um Ar e semana passada achei um macho Ad cobalto e trouxe para formar casal com uma Ar celeste. Gostei de ver sua vontade de ter um Cop e aderi a esta jornada também, e quando você disse que o seu era um Ada quase desanimei de fazer este cruzamento.
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Cruzamento para corpo claro Empty Re: Cruzamento para corpo claro

    Mensagem  Eliseu Patrizi Seg maio 07, 2012 8:52 pm

    O MEU ADA É UM PARECIDO COM A DO fAUSTO, UM AZUL CELESTE, Q TEM O CORPO TODO AZUL, UMA MANCHA NA NUCA, MAS AS PENAS DAS ASAS SÃO TODAS BRANCAS. O MEU AD É VERDE IGUAL A SUA, SÓ Q O MEU TEM ALGUMAS PENAS CLARAS NAS ASAS, NA VERDADE O MEU TÁ NA FOTO JUNTO DA SUA, É O VERDE CLARO NA GAIOLINHA. JÁ TIREI DOIS FILHOTES ADS COM ELE, UMA VEIO VIOLETA, MAS COP AINDA NÃO SAIU. SEI Q ELE PORTA AR, PQ ELE TIROU UM AR, ENTÃO É SÓ UMA QUESTÃO DOS GENES CERTOS SE ENCONTRAREM. NA MAIORIA OS Q NASCERAM FORAM NORMAIS. JÁ TIREI 2 NINHADAS COM ELE, NO TOTAL DE 7 FILHOTES, 2 ADS, 1 AR, E 4 NORMAIS, APESAR DE QUE DESSES 4, 2 SÃO LUTINOS, QUEM SABE SE NÃO SÃO ADS ESCONDIDOS. qDO VC CONSEGUIR UM COP, MANDA FOTOS.
    Matheus Felipe
    Matheus Felipe


    Mensagens : 78
    Data de inscrição : 18/11/2011
    Localização : Belo horizonte - MG

    Cruzamento para corpo claro Empty Re: Cruzamento para corpo claro

    Mensagem  Matheus Felipe Ter maio 08, 2012 8:03 pm

    A sim, é porque eu achei você tinha constatado que o seu Ad na verdade seria um ADA. Depois posto fotos do Ad cobalto para verem, no meu caso vai demorar um pouco pq não sei se os meus Ads são portadores de AR. Então assim que nascerem os fihotes vou guarda-los para cruzamentos posteriores.

    Conteúdo patrocinado


    Cruzamento para corpo claro Empty Re: Cruzamento para corpo claro

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex maio 10, 2024 5:39 am