Vida de Periquito Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Vida de Periquito Forum

Anúncios

Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 Crystal_catcher_banner_610_playstore

Últimos assuntos

» Colocar bebedouro
Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 EmptyTer maio 21, 2019 12:16 pm por Severino

» PERIQUITO DA CAATINGA DOENTE E COM 22 ANOS
Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 EmptyTer maio 21, 2019 12:11 pm por Severino

» Periquito doente? Ele parece bem, mas só dorme.
Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 EmptyQui Abr 04, 2019 5:07 pm por Rafaela bohler

» Retirar um filhote do ninho para amansar.
Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 EmptyQua Mar 28, 2018 11:37 am por Paulo

» COMPREENDENDO AS MUTAÇÕES (DOMINANTES, RECESSIVAS, LIGADAS AO SEXO) E COMO ELAS FUNCIONAM.
Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 EmptyQua Fev 07, 2018 4:37 pm por kaique uliana

» Periquito da Caatinga doente? Por favor, me ajudem!
Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 EmptyDom Out 08, 2017 2:45 pm por carolinec

» Ajuda com genetica
Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 EmptySex Out 06, 2017 10:57 am por Iago Lessa

» Primeiro ovo.
Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 EmptyQui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 EmptyDom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

+6
Will Araujo
fcatarino
Matheus Almeida
Felype Serrano
Eliseu Patrizi
Valentim
10 participantes

    Identificar Mutações e Cruzamentos

    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 Empty Re: Identificar Mutações e Cruzamentos

    Mensagem  Eliseu Patrizi Seg Fev 03, 2014 4:14 pm

    lol! lol! lol! lol! affraid 
    Valentim
    Valentim


    Mensagens : 212
    Data de inscrição : 23/12/2013
    Localização : Elvas, Portugal

    Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 Empty Re: Identificar Mutações e Cruzamentos

    Mensagem  Valentim Ter Fev 04, 2014 12:36 pm

    Hoje parei um pouco para pensar nas cores correctas desses últimos pássaros  study 
    O Violeta não é uma cor certo? segundo entendi actua da mesma forma que um factor de escurecimento, um acrescento na cor inicial do periquito que o faz ficar com esse tom violeta.  study 
    O Violeta é mais fácil de identificar nos cobalto certo? fica numa cor viva mesmo.
    Assim... e referindo-me à fotografia acima que tem os 3 seguidos, poderei catalogá-los como:

    1 - Azul Celeste, neste não há dúvida Exclamation 

    2 - Azul Celeste com Factor Simples (SF) Violeta?? Azul Cobalto? ou Azul Cobalto Violeta (SF)?  sendo que é um FA tipo I
        A cor neste caso é idêntica ao azul cobalto mas as suiças são violeta, tem no início do pescoço um tom violeta também. Que será  Question 

    3 - Azul Cobalto Violeta (DF)  Question  sendo que é FA tipo II

    Gostaria, que se pudessem, me ajudassem a clarificar a situação  Laughing
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 Empty Re: Identificar Mutações e Cruzamentos

    Mensagem  Eliseu Patrizi Ter Fev 04, 2014 2:32 pm

    Oi Valentin, originalmente todo quito da linha verde é verde claro e todo da linha azul é celeste.
    Mas de acordo com as mutações q eles podem manifestar, a classificação das cores é mudada conforme visualmente eles se apresentam.

    No caso dos cobaltos, são os celeste q recebem 1 fator de escuridão.
    Os malvas são os celestes q recebem 2 fatores de escuridão.
    Nesse casos são corretamente chamados de cobalto ou malva, pq visualmente a cor se apresenta dessa maneira.

    O mesmo nos verdes, com 1 fator de escuridão são os verdes escuros, e com 2 fatores os verdes olivas.

    No caso do fator violeta q é uma outra mutação dominante, tbm qdo um quito se apresenta com o fator violeta de maneira visual, ele é corretamente chamado de violeta.

    O violeta pode estar presente em varias combinações, com verde, com cinza, no celeste, mas somente qdo ele se apresentado combinado com o cobalto o fator violeta fica visual.

    Assim um exemplar azul celeste, com 1 fator escuridão (cobalto) + 1 fator violeta = violeta visual, nesse exempalr já o classificamos como um exemplar violeta.
    Nas outras combinações q o fator violeta está presente mais não fica visual, p identificarmos dizemos q são tbm verdes, cinzas, celeste ... fator violeta.

    O DF violeta, faz o quito ficar bem roxo no caso dos cobaltos, mas nas outra mutações continua sem conseguir ficar violeta visual.

    Só tem uma combinação alem do cobalto q consegue fazer o quito ficar violeta visual, qdo um celeste sem fator de escuridão recebe 2 fatores violeta, nesse caso tbm fica violeta visual.
    Assim além do cobalto fator violeta = violeta visual, os celetes com 2 fatores violeta (DF) = violeta visual tbm.

    Será q ajudei? Very Happy 
    Valentim
    Valentim


    Mensagens : 212
    Data de inscrição : 23/12/2013
    Localização : Elvas, Portugal

    Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 Empty Re: Identificar Mutações e Cruzamentos

    Mensagem  Valentim Ter Fev 04, 2014 2:50 pm

    Valeu Eliseu Smile Obrigado

    deu para entender sim, assim explicado nessa forma "entrou" fácil o raciocínio dos Violeta Smile

    Edson RJ
    Edson RJ


    Mensagens : 761
    Data de inscrição : 07/10/2012

    Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 Empty Re: Identificar Mutações e Cruzamentos

    Mensagem  Edson RJ Ter Fev 04, 2014 2:55 pm

    a mim ajudou study  perfeita explicação Eliseu! sou fã  Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven  cheers 
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 Empty Re: Identificar Mutações e Cruzamentos

    Mensagem  Eliseu Patrizi Ter Fev 04, 2014 5:43 pm

    Q bom q deu p entender. Very Happy 

    Então na classificação, vc tem:

    1 - NORMAL CELESTE

    2 - NORMAL COBALTO FA1 (O tom meio roxo entre o lado do pescoço e a face é normal nos cobaltos)

    3 - NORMAL VIOLETA FA 2 ou GF ( aí em Portugal com certeza o tipo 2 deve ser comum de achar, mas o GF DF ficam mais claro q um GF SF e com menos infiltração no corpo, se no futuro ele trouxer só FA deve ser um DF GF, uma outra possibilidade, é esperar ele depois da muda, onde as mutações FA se manifestam melhor)
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 Empty Re: Identificar Mutações e Cruzamentos

    Mensagem  Felype Serrano Ter Fev 04, 2014 9:01 pm

    Opa, mais conhecimento, explicação legal hem !  Cool study 
    Valentim
    Valentim


    Mensagens : 212
    Data de inscrição : 23/12/2013
    Localização : Elvas, Portugal

    Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 Empty Re: Identificar Mutações e Cruzamentos

    Mensagem  Valentim Qua Fev 05, 2014 10:05 am

    Neste forum é assim  Laughing  sempre a aprender!

    É muito bom ter pessoas com paciência para explicar e ajudar! cada vez mais gosto disto aqui.

    Obrigado
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 Empty Re: Identificar Mutações e Cruzamentos

    Mensagem  Felype Serrano Qua Fev 05, 2014 1:21 pm

    Valentim só para reforçar mesmo, aqui o meu FA1 a face ta bem amarela, imagina dessa violeta quando ela fizer a 1° muda ?
    Vai ser legal ver o depois desses filhotes também.  Very Happy 
    Valentim
    Valentim


    Mensagens : 212
    Data de inscrição : 23/12/2013
    Localização : Elvas, Portugal

    Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 Empty Re: Identificar Mutações e Cruzamentos

    Mensagem  Valentim Qua Fev 05, 2014 3:03 pm

    Felype Serrano escreveu:Valentim só para reforçar mesmo, aqui o meu FA1 a face ta bem amarela, imagina dessa violeta quando ela fizer a 1° muda ?
    Vai ser legal ver o depois desses filhotes também.  Very Happy 

    Mesmo Felype, ela a olho nú parece mesmo muito amarelinha, assim um amarelo carregado. Vamos ver daqui a uns meses, já estou a pensar que machinho juntar com ela para tirar umas coisas boas Smile
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 Empty Re: Identificar Mutações e Cruzamentos

    Mensagem  Felype Serrano Qua Fev 05, 2014 10:30 pm

    E essa sua já tem uma face bem amarela, vai ficar lindona !  lol! 
    Valentim
    Valentim


    Mensagens : 212
    Data de inscrição : 23/12/2013
    Localização : Elvas, Portugal

    Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 Empty Actualizando

    Mensagem  Valentim Sáb Fev 08, 2014 9:04 am

    Actualizando as fotos dos 3 irmãos desta ninhada  Laughing 

    O Azul é um Celeste FA Smile ... os face amarela vão invadir a minha colónia, vou ter que ter cuidado com os cruzamentos.

    Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 C62g

    Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 Xhwt

    Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 Xwbf
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 Empty Re: Identificar Mutações e Cruzamentos

    Mensagem  Eliseu Patrizi Sáb Fev 08, 2014 11:49 am

    Lindos Valentim, quem diria q aquele filhotinho bem pequeno em relação aos irão ficaria um azul lindão. cheers 

    Realmente foi uma surpresa um azul FA, já q os pais são verdes e não dava p saber, agora já sabe q poderá aparecer outros FA desse casal, alem de alguns filhotes verdes tbm serem FA.

    Os FA são bonitos, dão um contraste legal na colônia. Very Happy 
    Valentim
    Valentim


    Mensagens : 212
    Data de inscrição : 23/12/2013
    Localização : Elvas, Portugal

    Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 Empty Re: Identificar Mutações e Cruzamentos

    Mensagem  Valentim Sáb Fev 08, 2014 5:10 pm

    Mesmo Eliseu, como você tinha dito, há sempre surpresas!  Laughing 
    Não esperava um filhotinho azul, muito menos um FA...
    Acho que os pais deles já estão começando de novo no namoro Smile deixo criar ou faço uma pausa para eles  Question 

    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 Empty Re: Identificar Mutações e Cruzamentos

    Mensagem  Eliseu Patrizi Sáb Fev 08, 2014 6:09 pm

    SE é a primeira ninhada deles, com certeza, atré pq só criaram 3, assim não ficaram mto desgastados.
    Tem criadores q deixam 3 ninhadas consecutivas e descansam 2 meses. Outros fazem 2 ninhadas e descansam 1 mês entre cada duas. Very Happy 
    Valentim
    Valentim


    Mensagens : 212
    Data de inscrição : 23/12/2013
    Localização : Elvas, Portugal

    Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 Empty Re: Identificar Mutações e Cruzamentos

    Mensagem  Valentim Sáb Fev 08, 2014 6:20 pm

    Vou deixar eles fazerem mais uma ninhada para ver se ficam pelos e ou se tiram mais dessa vez :)depois dou uma pausa para eles Smile

    Eliseu, já agora... esses dois novinhos, cinza.
    Parecem uma fêmea Cinza GF e um machinho Cinza Opalino. Vai ficar mesmo assim a cor dela? ou ainda vai mudar muito depois de fazer a muda?

    Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 0ntk

    Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 Waig


    Última edição por Valentim em Dom Fev 09, 2014 5:36 pm, editado 1 vez(es)
    Tiago Vieira
    Tiago Vieira


    Mensagens : 3296
    Data de inscrição : 01/05/2012
    Idade : 32
    Localização : Camaçari-BA

    Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 Empty Re: Identificar Mutações e Cruzamentos

    Mensagem  Tiago Vieira Dom Fev 09, 2014 9:22 am

    nossa lindos seus filhotes os verdes e o FA até parecem com uns dos meus filhotes hehe.
    e quanto aos cinza massa eles agora o sexo acho q vc confundiu a ordem hehe.
    o cinza FB é um macho e a GF uma fêmea
    se realmente é uma GF a infiltração no cinza vai aumentar um pouco deixando ela meio esverdeada
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 Empty Re: Identificar Mutações e Cruzamentos

    Mensagem  Felype Serrano Dom Fev 09, 2014 3:06 pm

    Caramba Valentim, parabéns mesmo, o seus filhotes estão lindos eu acho tão bonito quando sai o amarelo assim no celeste, agora você já sabe que um dos pais são FA , vai anotando as mutações que eles portam em comum, gostei mesmo como eles estão ficando.

    Valentim, parabéns pelos cinzas, esses sim eu dou valor, é uma cor que me agrada muito como você sabe, hehe, juntando uma fêmea com aquele seu Spangle vai ser uma boa em ?

    Essa fêmea sua vai ficar mais ou menos assim :

    Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 12416830723_2c53c56d62
    ( Não é meu )
    Valentim
    Valentim


    Mensagens : 212
    Data de inscrição : 23/12/2013
    Localização : Elvas, Portugal

    Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 Empty Re: Identificar Mutações e Cruzamentos

    Mensagem  Valentim Dom Fev 09, 2014 4:15 pm

    Tiago Vieira escreveu:nossa lindos seus filhotes os verdes e o FA até parecem com uns dos meus filhotes hehe.
    e quanto aos cinza massa eles agora o sexo acho q vc confundiu a ordem hehe.
    o cinza FB é um macho e a GF uma fêmea
    se realmente é uma GF a infiltração no cinza vai aumentar um pouco deixando ela meio esverdeada

    Tem razão Tiago, troquei mesmo a ordem :)vou editar o post e colocar o correcto! :)obrigado pelo aviso.

    Felype Serrano escreveu:Caramba Valentim, parabéns mesmo, o seus filhotes estão lindos eu acho tão bonito quando sai o amarelo assim no celeste, agora você já sabe que um dos pais são FA , vai anotando as mutações que eles portam em comum, gostei mesmo como eles estão ficando.

    Valentim, parabéns pelos cinzas, esses sim eu dou valor, é uma cor que me agrada muito como você sabe, hehe, juntando uma fêmea com aquele seu Spangle vai ser uma boa em ?

    Pois, vai ficar meio esverdeada ela.... :)Vc tá querendo que eu misture ela com o Spangle :)ia sair outra vez tudo GF azul e cinza, alguns spangle, é boa ideia :)vou ter que ter cuidado na escolha dos casais!
    Vou ainda ver se consigo encontrar mais uns cinza, eu gosto destes principalmente do Opalino, mas são fracotes em termos de postura e de "spots" as pintinhas no pescoço. Quero juntar uma fêmea de bom porte para talvez saírem uns cinzas melhores Smile
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 Empty Re: Identificar Mutações e Cruzamentos

    Mensagem  Eliseu Patrizi Dom Fev 09, 2014 6:04 pm

    Essa opalina GF do Valentin, vai ficar mais esverdeada q o da foto q o Felype postou.
    Pode ser dois situações q fazem o GF esverdear o cinza mais q outros cinzas.
    Qdo o GF é Duplo Fator, ele infiltra menos, e tbm qdo o cinza cobre fator de escuridão ou cobre celeste, nos cinzas q cobrem celeste o GF infiltra mais q nos cinzas q cobrem Cobalto.
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 Empty Re: Identificar Mutações e Cruzamentos

    Mensagem  Felype Serrano Seg Fev 10, 2014 1:50 pm

    Interessante saber disso Eliseu, mas porque será que os DF dos FA fica menos infiltrado sendo que DF é duplo fator ?  confused 

    Valentim, espero que você consiga muitos aí, eu particularmente sou mais fã dos cinzas FA ou FA2 , logo que aqui é muito difícil de achar o FA2, mas você vai introduzir muito bem por aí, vou torcer para conseguir boa sorte. lol! 
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 Empty Re: Identificar Mutações e Cruzamentos

    Mensagem  Eliseu Patrizi Seg Fev 10, 2014 4:26 pm

    Segundo me explicou certa vez um criador e conhecedor de genetica, os DF ficam mais longe da genetica de um quito selvagem, por isso perdem força em vez de ficarem mais forte.
    Q nem acontece com os DF cintilante ou ADA, perdem ainda mais as marcações normais e nos cintilantes chegam a ficar totalmente brancos ou amarelos.
    Pelo q entendi, um GF SF é mais forte e infiltra mais pq tem geneticamente a força do amarelo selvagem de um verde, mas qdo forma o DF, o gene do amarelo selvagem se perde pq deu lugar a outro gene da mutação, formando o DF.
    Apesar dos quitos azuis terem FA branca, geneticamente ainda tem o gene selvagem do FA do verde.
    Com os DF FA isso não acontece, por isso fica mais fraco a infiltração.
    Foi assim q eu entendi a explicação, se eu tiver equivocado algum colega pode ajudar a entender melhor pq isso ocorre.Very Happy  study 
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 Empty Re: Identificar Mutações e Cruzamentos

    Mensagem  Felype Serrano Qua Fev 12, 2014 1:47 pm

    Muito legal Eliseu, obrigado pela bela explicação !  Wink 
    fcatarino
    fcatarino


    Mensagens : 134
    Data de inscrição : 14/11/2012
    Localização : Caminha-Portugal

    Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 Empty Re: Identificar Mutações e Cruzamentos

    Mensagem  fcatarino Ter Fev 25, 2014 10:01 am

    Estes são os 4 filhotes da minha ADA com o verde, parece que dois vão ser tambem ADA:

    http://www.flickr.com/photos/117702136@N06/12771659933/

    http://www.flickr.com/photos/117702136@N06/12771982724/

    http://www.flickr.com/photos/117702136@N06/12771976614/

    http://www.flickr.com/photos/117702136@N06/12771664733/

    Os dois ultimos são também ADA, pergunto?
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 Empty Re: Identificar Mutações e Cruzamentos

    Mensagem  Eliseu Patrizi Ter Fev 25, 2014 11:20 am

    São sim Catarino, os 2 ultimos são ADAs, um ADA de marcações de normal e o outro acho ser um ADA asa cinza ou asa clara, por isso as marcações dele serem mais claras.

    Conteúdo patrocinado


    Identificar Mutações e Cruzamentos - Página 3 Empty Re: Identificar Mutações e Cruzamentos

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom maio 12, 2024 2:15 pm