Vida de Periquito Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Vida de Periquito Forum

Anúncios

Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) Crystal_catcher_banner_610_playstore

Últimos assuntos

» Colocar bebedouro
Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) EmptyTer maio 21, 2019 12:16 pm por Severino

» PERIQUITO DA CAATINGA DOENTE E COM 22 ANOS
Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) EmptyTer maio 21, 2019 12:11 pm por Severino

» Periquito doente? Ele parece bem, mas só dorme.
Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) EmptyQui Abr 04, 2019 5:07 pm por Rafaela bohler

» Retirar um filhote do ninho para amansar.
Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) EmptyQua Mar 28, 2018 11:37 am por Paulo

» COMPREENDENDO AS MUTAÇÕES (DOMINANTES, RECESSIVAS, LIGADAS AO SEXO) E COMO ELAS FUNCIONAM.
Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) EmptyQua Fev 07, 2018 4:37 pm por kaique uliana

» Periquito da Caatinga doente? Por favor, me ajudem!
Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) EmptyDom Out 08, 2017 2:45 pm por carolinec

» Ajuda com genetica
Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) EmptySex Out 06, 2017 10:57 am por Iago Lessa

» Primeiro ovo.
Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) EmptyQui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) EmptyDom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

+21
Wallarson Sant'ana
Edgar C. Melo
Michel_Figueredo
Diego Alves
Cleber
Darlan corrheia
kaique uliana
kokalex
Edson RJ
AZUL
Jader Schuck
Tiago Vieira
THIAGO BR
Matheus Almeida
Will Araujo
caioms
Felype Serrano
romalro
Márcio Hígor
Fernando santos
Eliseu Patrizi
25 participantes

    MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA)

    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) Empty MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA)

    Mensagem  Eliseu Patrizi Dom Ago 25, 2013 7:23 pm

    Como alguns amigos mais antigos sabem, tive no meu plantel de calopsitas o aparecimento de uma doença misteriosa, trazida por ratos silvestres q entravam no viveiro e bebiam a agua e comiam a comida delas. No fim do ano passado perdi todos os filhotes, morreram mais de 30. Então resolvi deixar os pais em quarentena por alguns meses, fiz uma boa higiene no viveiro e ninhos, e em maio desse ano voltaram a reproduzir, e foi um sucesso cheers , todos os mais de 40 filhotes criaram com sucesso.Very Happy 

    Mas minha alegria durou pouco, lamentavelmente apareceu em um dos meus viveiros de quito filhotes apresentando MUDA FRANCESA, q logo se espalhou por todos os outros viveiros. Até agora já sairam mais de 100 filhotes com a doença.

    P mim foi um choque.Crying or Very sad  Economicamente atrapalhou, mas tbm em ver meu plantel de quito sendo atacado por essa maldita doença. Logo agora q comecei a tirar meus primeiros fulvos, rendados, os cops e ADs estavam tirando de varias cores, e os cintilantes DF e varios outros. Infelizmente não posso colocar fotos ainda pq minha net tá muito lenta, mas assim q der posto fotos.

    Agora começo uma nova luta, e acredito q vou tbm resolver, e a medida q for tendo resultados positivos, vou postando aqui p no futuro ajudar outros q enfrentarem essa MALDITA DOENÇA.Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad Sad
    avatar
    Fernando santos


    Mensagens : 835
    Data de inscrição : 02/09/2012
    Idade : 26
    Localização : sao paulo/Diadema

    Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) Empty MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA)

    Mensagem  Fernando santos Dom Ago 25, 2013 7:35 pm

    nossa eliseu que mal heim.... essa tal de muda francesa nao tem cura??? boa sorte ai...
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) Empty Re: MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA)

    Mensagem  Eliseu Patrizi Dom Ago 25, 2013 8:05 pm

    Sim Fernando, a maioria acabam criando anti-corpos contra o virus da MUDA FRANCESA e ficam totalmente curados. Mas infelizmente alguns se tornam portadores da doença. Vai ser uma luta depois do periodo de quarentena q vou deixá-los sem reproduzir, identificar os adultos q se tornaram portadores. E o unico jeito de no futuro eu ter novamente um plantel saudavel, vai ser identificar e me livrar dos portadores. Mas vai dar muito trabalho, afinal devo ter mais de 300 casais. Se fosse uma colonia de poucos casais, seria mais facil, mas com tantos assim, vou precisar ter um olho clinico qdo voltar a reproduzir, p identificar os portadores. Mas vai valer a pena, e depois terei uma colonia forte contra o virus.confused confused confused  Vai me dar uma dor de cabeça.bounce
    Márcio Hígor
    Márcio Hígor


    Mensagens : 962
    Data de inscrição : 14/07/2012
    Idade : 27
    Localização : Ánapolis-Go

    Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) Empty Re: MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA)

    Mensagem  Márcio Hígor Dom Ago 25, 2013 8:47 pm

    Que pena Eliseu, sinto muito, e espero que consiga se livrar do vírus em seu plantel. Imagino como se sente em relação. E sim, será trabalhoso, mas como falou, vale a pena.
    Boa sorte Smile
    romalro
    romalro


    Mensagens : 821
    Data de inscrição : 01/07/2012
    Idade : 27
    Localização : Belém-Pará

    Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) Empty Re: MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA)

    Mensagem  romalro Dom Ago 25, 2013 10:03 pm

    Nossa Eliseu que noticia triste, vai dar tudo certo, os obstaculos só servem para serem ultrapassados!Fiquei mega feliz com a sua volta para o forum, mas que triste noticia é essa!
    Boa Sorte Amigo Surprised 
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) Empty Re: MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA)

    Mensagem  Felype Serrano Dom Ago 25, 2013 10:45 pm

    Desculpe mas não consegui entender...
    Como assim essa doença pode ser portada pelos quitos ?
    E como podemos fazer para evitar isso ?
    caioms
    caioms


    Mensagens : 448
    Data de inscrição : 21/01/2013
    Idade : 36
    Localização : São José dos Campos

    Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) Empty Re: MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA)

    Mensagem  caioms Seg Ago 26, 2013 10:42 am

    desejamos toda sorte do mundo pra vc!!

    estamos aqui na torcida.. que esse male vai embora...

    rato é um problema mesmo... esse dias apareceu um em casa tb.. fiquei desesperado..

    começo a aparecer logo depois que eu adquiri minhas calopsitas....

    sera que esses roedores vao atras de qual comida que as aves come?
    Will Araujo
    Will Araujo


    Mensagens : 760
    Data de inscrição : 26/11/2012
    Idade : 29
    Localização : Rio de Janeiro

    Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) Empty Re: MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA)

    Mensagem  Will Araujo Seg Ago 26, 2013 11:31 am

    #caio essa eu sei, eles vem não somente pela comida , mas também pelo piado dos bichos acredita ? Meu tio tem 3 viveiros com 20 a 30 periquitos cada um , e não tem pés uns ficam no alto e outro no chão, as vezes se via ratos rondando os restos de comida de periquitos. Tanto la, como aqui em casa , tanto como na casa da minha vó rs. Ratos são pestes u.u
    caioms
    caioms


    Mensagens : 448
    Data de inscrição : 21/01/2013
    Idade : 36
    Localização : São José dos Campos

    Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) Empty Re: MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA)

    Mensagem  caioms Seg Ago 26, 2013 2:33 pm

    fiquei meio em choque com o ratinho... foi aniquilado pelo meus cachorros!!

    é então...melhor varrer mais vezes ao dia e lavar o chao onde fica as gaiolas...
    Matheus Almeida
    Matheus Almeida


    Mensagens : 2010
    Data de inscrição : 20/07/2011
    Idade : 28
    Localização : Sete Lagoas-Minas Gerais

    Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) Empty Re: MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA)

    Mensagem  Matheus Almeida Seg Ago 26, 2013 5:48 pm

    Ixi..Realmente muda francesa é muito chato Eliseu! Eu pensei que tinha nascido um filhote aqui com muda francesa porque ele nao tinha as regimes nem o rabo, mais parece que como ele foi o filhote mais novo creio que foi por falta de nutrientes mesmo, pois agora ele ja está com as regimes e o rabo completo! Mais tu vai fazer a coisa certa, pior que como você tem tantos pássaros identificar os portadores do virus vai ficar um pouco mais difícil! Boa sorte Eliseu que tudo de certo ai! ;]
    THIAGO BR
    THIAGO BR


    Mensagens : 1178
    Data de inscrição : 02/09/2012
    Idade : 35
    Localização : Cruzeiro do Oeste - PR

    Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) Empty Re: MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA)

    Mensagem  THIAGO BR Ter Ago 27, 2013 11:20 am

    Putz, que má notícia mesmo hein, mas com o cuidado e experiência que vc tem devagarzinho chega lá.

    E que massa que está de volta!
    Tiago Vieira
    Tiago Vieira


    Mensagens : 3296
    Data de inscrição : 01/05/2012
    Idade : 32
    Localização : Camaçari-BA

    Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) Empty Re: MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA)

    Mensagem  Tiago Vieira Ter Ago 27, 2013 7:34 pm

    essa doença é problema pq tem portadores q ñ apresenta os sintomas assim ela continua infectando as aves + ñ pode ser retirada pq ñ está doente d maneira visivel.
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) Empty Re: MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA)

    Mensagem  Eliseu Patrizi Qui Set 26, 2013 10:39 pm


    Vlw turma pela torcida.Very Happy 
    Bem pessoal, agora estou na etapa, de interromper a reprodução de novos filhotes, já q o virus da muda francesa, praticamente se aumenta atraves dos filhotes q tem baixa imunidade. Então estou gradativamente retirando os ninhos dos viveiros, e pretendo deixar os adultos de quarentena por uns 2 ou 3 meses p q possam criar anticorpos, e assim o virus diminuir no ambiente. Depois irei fazer uma boa higienização nos viveiros e ninhos, e volto a reprodução em dezembro. Acredito q já tirei mais de 200 filhotes com a doença. Essa semana tirei mais uma leva, conforme fotos. Ainda bem q consegui encontrar um comprador, q os compra um pouco mais barato, espera eles ficarem bonitos e coloca p venda. P mim tá sendo uma experiencia muito triste, não nova pq já passei por isso há uns 6 anos atrás numa colonia menor. Mas agora, com essa criação de muitos casais, é mais complicado, mas acredito q vou dar a volta por cima, igual fiz antes, com mais trabalho é verdade rsrsrsrsr

    Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) Hdcg
    Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) 1tqg
    Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) 4p3z

    2 irmãos com a mesma idade, um com a forma de muda francesa mais branda e outro com a forma agressiva da muda francesa, fazendo cair praticamente quase todas as penas do corpo:

    Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) Covs
    Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) My8y
    Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) Dq0n
    Tiago Vieira
    Tiago Vieira


    Mensagens : 3296
    Data de inscrição : 01/05/2012
    Idade : 32
    Localização : Camaçari-BA

    Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) Empty Re: MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA)

    Mensagem  Tiago Vieira Qui Set 26, 2013 11:01 pm

    poxa q pena em se ñ fosse isso as aves são bonitas, q essa doença suma dai.
    Will Araujo
    Will Araujo


    Mensagens : 760
    Data de inscrição : 26/11/2012
    Idade : 29
    Localização : Rio de Janeiro

    Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) Empty Re: MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA)

    Mensagem  Will Araujo Sex Set 27, 2013 12:28 am

    Nossa Eliseu que coisa , mas o desenvolvimento deles é normal ? Fico imaginando vs ai com essa penca de periquitos tendo que cuidar de vários deles . Mas estamos torcendo pra que geral sai de boa dessa doença chata ai u,u
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) Empty Re: MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA)

    Mensagem  Felype Serrano Sex Set 27, 2013 12:41 am

    Poxa que triste ver isso, fiquei impressionado com a quantidade de periquitos, tem tantas cores e variedades ai legal Eliseu...
    Jader Schuck
    Jader Schuck


    Mensagens : 69
    Data de inscrição : 25/04/2013
    Idade : 43
    Localização : Ibirubá/RS

    Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) Empty Re: MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA)

    Mensagem  Jader Schuck Sex Set 27, 2013 3:00 pm

    eliminando os pais dos doentes e os próprios doentes, vc consegue eliminar essa doença? como ela se propaga?
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) Empty Re: MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA)

    Mensagem  Eliseu Patrizi Sex Set 27, 2013 3:46 pm

    Sim chuck, mas é um processo gradativo, e exige paciência. NO momento o objetivo é retirar os filhotes, depois deixar os pais em quarentena, qdo voltar a reprodução, observar sempre os ninhos, e os pais q tirarem filhotes doentes, aí se desfazer do casal tbm. Acredito q depois q voltar a reprodução em dezembro, p cada viveiro, precisarei de 2 ou 3 postura, p avaliar e eliminar todos os pais portadores do vius. Porém espero ter resultados positivos mais rapido q isso rsrsrs
    O virus se propaga de um quito doente pelas fezes, poeiras das penas e pelo contato de bico, principalmente entre pais e filhos ao regurgitarem alimentos. Porém a contaminação entre viveiros ou gaiolas se dá mais pela poeira das fezes secas e pó das penas q são levadas pelo vento.
    Jader Schuck
    Jader Schuck


    Mensagens : 69
    Data de inscrição : 25/04/2013
    Idade : 43
    Localização : Ibirubá/RS

    Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) Empty Re: MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA)

    Mensagem  Jader Schuck Sex Set 27, 2013 4:08 pm

    recomecei minha criação a pouco...mas em alguns ninhos, sairam filhotes, que achei q estivessem com as penas arrancadas pelos pais...mas lendo agora sobre o assunto, estou com medo que tbem possa estar sofrendo com essa doença...andei perdendo muitos filhotes no ninho...pelo que você fala, agora é acompanhar mais de perto cada ninho...problema é o numero de aves, ja q estou com aproximadamente 100 casais em produção...abraços
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) Empty Re: MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA)

    Mensagem  Eliseu Patrizi Sex Set 27, 2013 5:56 pm

    chuck, normalmente qdo os pais arrancam as penas dos filhotes, eles fazem isso nas penas das costas, papos e barriga, normalmente são as penas menores q eles arrancam p chupar o sangue q tem nos canudo das penas, alguns poucos arrancam das asas e rabo, mas vc percebe essa agressão pq eles acabam ferindo os filhotes na pele. Normalmente pais q tem esse vicio nunca mais param, e isso atrapalha o desenvolvimento dos filhotes agredido. Eu já usei até um remédio chamado PIU SANA, mas não adiantou, por isso acabei me livrando dos pais q fazem isso, o detalhe e descobrir quem faz, pq pode ser o pai ou a mãe.
    Na muda francesa, a gente nota a diferença, pq na maioria dos casos, os filhotes ficam com o corpo empenado, mas somente as penas das asas e cauda é q caem, as penas chamadas de remiges nas asas e retrizes na cauda. Torço p q não seja muda francesa, se der tira depois umas fotos de algum filhote q vc tiver suspeita. Tbm ajuda aumentar a cahance de criar filhotes, qdo remanejamos nos ninhos, filhotes do mesmo tamanho p cada ninho.
    AZUL
    AZUL


    Mensagens : 1427
    Data de inscrição : 25/07/2012

    Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) Empty MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA)

    Mensagem  AZUL Sex Set 27, 2013 8:49 pm

    Eliseu, tenho um casal de Celestes (muito bom). Têm o hábito de arrancar penas e agredir filhotes quando saem do ninho. Mas acho que é porque querem que voltem para o ninho . Pois bastou voltar os filhotes para o ninho e instalar na entrada um pedaço de tela soldada quadrada. Os filhotes poem a cabeça para fora mas não saem.. Os pais voltaram a encher os papos deles. E as penas que tinham acabado, estão voltando em grande número..
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) Empty Re: MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA)

    Mensagem  Eliseu Patrizi Sex Set 27, 2013 10:47 pm

    Lembro Azul desse casal q certa vez vc mencionou num tópico sobre eles, e o metodo q vc fazia p evitar q os pais parassem de arrancar as penas deles. Em gaiola fica mais facil fazer esse tipo de controle, mas em colônia é mais complicado, por isso qdo esse problema de arrancar penas acontece, se repetir em 2 ninhadas, eu prefiro vender o casal, os qdo eu descubro se é o macho o u a fêmea, aí me desfaço do problematico.
    Tive um macho cintilante aqui q era coisa de louco, enquanto a mãe ficava em cima dos filhotes e ele não conseguia arrancar tudo bem, mas bastava ela começar a deixar os filhotes sozinhos ele detonava os filhotes, chegava a machucar a pele deles com feridas. Mandei ele passear.Evil or Very Mad 
    Jader Schuck
    Jader Schuck


    Mensagens : 69
    Data de inscrição : 25/04/2013
    Idade : 43
    Localização : Ibirubá/RS

    Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) Empty Re: MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA)

    Mensagem  Jader Schuck Seg Set 30, 2013 7:15 am

    Obrigado Eliseu...se acontecer de novo, tiro uma foto e posto aqui no forum. Mas pelo q vc falou, é muda francesa...Todos ninhos q tiveram problema, estao no segundo choco...vamos ver o q acontece com esses filhotes. Grande abraço. Jader
    AZUL
    AZUL


    Mensagens : 1427
    Data de inscrição : 25/07/2012

    Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) Empty MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA)

    Mensagem  AZUL Sex Out 04, 2013 5:02 pm

    Eliseu, não sei se já mencionei, mas um amigo criador trouxe uma ave (presente) para a criação dele, que de brinde veio com a "TAL". Ele conseguiu ficar livre, aplicando IVOMEC POUR-ON. Com pulverizador, ele aplicava nas aves e no viveiro (diluído em água a 1 por cento). Tem que retirar comedouros e bebedouros durante a aplicação.
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) Empty Re: MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA)

    Mensagem  Eliseu Patrizi Sáb Out 05, 2013 1:36 pm

    Vlw pela dica AZUL, vou experimentar, o problema aqui q uso viveiros grandes, mas vou dar um jeito de experimentar. Logo q a muda francesa apareceu, um conhecido me recomendou ivomec, pinguei diretamente nas narinas e nucas dos filhotes nos ninhos, mas não adiantou, a muda francesa pegou eles assim mesmo.
    Mas tou esperançoso q até no máximo em meados do ano q vem, vou dar a volta por cima. No ano passado tive um problema serio com as colopsitas, e uma remessa de 30 filhotes morreram. Fiz um trabalho de quarentena e desinfetação, e tive ótimos resultados desde maio desse ano. Já tirei 2 levas de filhotes lindos e saudaveis. Olha as fotos de alguns filhotes q amansei.

    Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) 6vxy
    Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) 7uyp
    Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) Knvy

    Conteúdo patrocinado


    Muda - MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA) Empty Re: MALDITA MUDA FRANCESA (ASINHA)

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter maio 07, 2024 1:18 pm