Vida de Periquito Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Vida de Periquito Forum

Anúncios

Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) Crystal_catcher_banner_610_playstore

Últimos assuntos

» Colocar bebedouro
Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) EmptyTer maio 21, 2019 12:16 pm por Severino

» PERIQUITO DA CAATINGA DOENTE E COM 22 ANOS
Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) EmptyTer maio 21, 2019 12:11 pm por Severino

» Periquito doente? Ele parece bem, mas só dorme.
Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) EmptyQui Abr 04, 2019 5:07 pm por Rafaela bohler

» Retirar um filhote do ninho para amansar.
Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) EmptyQua Mar 28, 2018 11:37 am por Paulo

» COMPREENDENDO AS MUTAÇÕES (DOMINANTES, RECESSIVAS, LIGADAS AO SEXO) E COMO ELAS FUNCIONAM.
Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) EmptyQua Fev 07, 2018 4:37 pm por kaique uliana

» Periquito da Caatinga doente? Por favor, me ajudem!
Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) EmptyDom Out 08, 2017 2:45 pm por carolinec

» Ajuda com genetica
Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) EmptySex Out 06, 2017 10:57 am por Iago Lessa

» Primeiro ovo.
Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) EmptyQui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) EmptyDom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

+16
Suellem Leme
Márcio Hígor
AZUL
Rafael Armond
ruan corvalan
Fernando santos
caioms
Edson RJ
Michel_Figueredo
Diego Alves
Edgar C. Melo
Valentim
Darlan corrheia
Matheus Almeida
Wallarson Sant'ana
Eliseu Patrizi
20 participantes

    Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS)

    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) Empty Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS)

    Mensagem  Felype Serrano Sáb Jan 04, 2014 3:44 pm

    Estou meio sem tempo para postar notícias no fórum mais arranjei um tempinho para mostrar para vocês amigos !

    Bom pessoal, não sei se pode falar sobre as calopsitas por aqui desenvolvimento e tal mais como achei esse tópico que pode falar de entre outros " Curiosidades e outros ".

    Bom vou falar sobre o desenvolvimento do casal e tal...

    Hoje estou super feliz, minhas calopsitas botaram o primeiro ovo e estou super feliz sou de primeira viagem kkkk

    O macho e a fêmea ficam revezando e tal é muito interessante espero que de tudo certo, eu vou colocar a maravalha porque o ninho está numa posição muito difícil até para tirar foto é complicado mais enfim o que eu conseguir eu atualizo aqui... ( caso não pode falar sobre calopsitas, por favor algum mod. deletar )

    Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) Fmhj

    Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) 2rw0

    Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) Aoqy

    CASAL CALOPSITAS ; LARA E KADU 1° POSTURA

    1° OVO 04/01   NASCERÁ 26/01  = 0 DIAS  bounce 
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) Empty Re: Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS)

    Mensagem  Eliseu Patrizi Sáb Jan 04, 2014 4:09 pm

    Legal Felype, logo tbm tem uns filhotinhos de calopsitas por aí. Very Happy 
    Calopsitas o casal choca, numa parte do dia é a fêmea, outra é o macho, o mais importante q els façam essa troca numa boa.
    Tem casais q um não quer deixar o outro chocar e rola uma briguinha de vez em quando.
    Enquanto aguarda o retorno das posturas de quitos, agora vai acompanhar as colopsitas. Very Happy 
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) Empty Re: Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS)

    Mensagem  Felype Serrano Dom Jan 05, 2014 10:46 pm

    Eliseu Patrizi escreveu:Legal Felype, logo tbm tem uns filhotinhos de calopsitas por aí. Very Happy 
    Calopsitas o casal choca, numa parte do dia é a fêmea, outra é o macho, o mais importante q els façam essa troca numa boa.
    Tem casais q um não quer deixar o outro chocar e rola uma briguinha de vez em quando.
    Enquanto aguarda o retorno das posturas de quitos, agora vai acompanhar as colopsitas. Very Happy 

    Pois é Eliseu, assim eu consigo me distrair até começar com os Periquitos rsrs  Very Happy 

    Então, os dois acho que estão chocando porque numa parte fica ela lá dentro depois ele sai fora, mais na maioria das vezes os dois estão lá dentro chocando ao mesmo tempo, normal isso ?  Suspect 

    Tenho algumas dúvida... Se não for incômodo !

    A incubação é em torno de 22 dias ?

    Elas botam em dias seguidos ou em intervalos ?

    Abraço a todos os amigos !
    Wallarson Sant'ana
    Wallarson Sant'ana


    Mensagens : 1888
    Data de inscrição : 04/05/2012
    Idade : 28
    Localização : Curitiba/PR

    Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) Empty Re: Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS)

    Mensagem  Wallarson Sant'ana Seg Jan 06, 2014 8:10 am

    Legal Felype, sucesso com o casal!!

    Como não entendo sobre elas, não posso te ajudar, mas o Eliseu é um grande criador de calopsitas rsrs Very Happy
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) Empty Re: Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS)

    Mensagem  Felype Serrano Seg Jan 06, 2014 1:57 pm

    Wallarson Sant'ana escreveu:Legal Felype, sucesso com o casal!!

    Como não entendo sobre elas, não posso te ajudar, mas o Eliseu é um grande criador de calopsitas rsrs Very Happy

    Obrigado Wallarson , o que você souber você me ajuda , ok ? rs

    O Eliseu está ajudando bastante hehe  Very Happy 
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) Empty Re: Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS)

    Mensagem  Eliseu Patrizi Seg Jan 06, 2014 4:41 pm

    Qto a colocar os ovos Felype, é igual a quitos de 2 em 2 dias. A menos q tenha algum atraso.
    Já o tempo de choco acho q não chega a levar 22 dias.
    Nunca observei detalhadamente, mas acho q o ovo começa a bicar com 18 dias e nascem entre 19 a 20 dias.
    Tem casais q ficam juntos chocando sim, como tbm ficam do lado de fora juntos p fazer o acasalamento.

    SE nascer algum filhote ino, é pq esse macho posta ino, e aí pode nascer machos e fêmeas ino. É igual nos quitos mutação ligado ao sexo.
    SE nascer alguma canela, ou perola, tbm mutação ligada ao sexo, então o macho porta, e serão fêmeas.
    Se nascer algum malhado, mutação recessiva, precisa de 2 portadores.
    Caso ele não porte nenhuma dessas mutações, nascerão todos cinzas selvagem, e os filhotes machos portarão ino.
    Espero ter dado algumas dicas p vc observar nos filhotes qdo nascerem. Very Happy 
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) Empty Re: Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS)

    Mensagem  Felype Serrano Qua Jan 08, 2014 2:48 pm

    Eliseu Patrizi escreveu:Qto a colocar os ovos Felype, é igual a quitos de 2 em 2 dias. A menos q tenha algum atraso.
    Já o tempo de choco acho q não chega a levar 22 dias.
    Nunca observei detalhadamente, mas acho q o ovo começa a bicar com 18 dias e nascem entre 19 a 20 dias.
    Tem casais q ficam juntos chocando sim, como tbm ficam do lado de fora juntos p fazer o acasalamento.

    SE nascer algum filhote ino, é pq esse macho posta ino, e aí pode nascer machos e fêmeas ino. É igual nos quitos mutação ligado ao sexo.
    SE nascer alguma canela, ou perola, tbm mutação ligada ao sexo, então o macho porta, e serão fêmeas.
    Se nascer algum malhado, mutação recessiva, precisa de 2 portadores.
    Caso ele não porte nenhuma dessas mutações, nascerão todos cinzas selvagem, e os filhotes machos portarão ino.
    Espero ter dado algumas dicas p vc observar nos filhotes qdo nascerem. Very Happy 

    Eliseu, os de periquitos não tem intervalo de 1 dia ?
    Entendi essa parte de chocar e de acasalamento.

    Hoje em dia é muito difícil não portar nada né ? Tomara que porte ino, quero mais igual a mãe rsrs

    Obrigado pelas dicas Eliseu, logo trago mais notícias do casal  Very Happy 
    Matheus Almeida
    Matheus Almeida


    Mensagens : 2010
    Data de inscrição : 20/07/2011
    Idade : 28
    Localização : Sete Lagoas-Minas Gerais

    Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) Empty Re: Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS)

    Mensagem  Matheus Almeida Qua Jan 08, 2014 6:29 pm

    O.O elas ja estao com ovos, foi muito rapido rsrs. Eu não entendo nada de calopsitas, entao deixo pra quem entende. So vim elogiar mesmo, o casal é lindo, boa sorte com eles!  Smile 
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) Empty Re: Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS)

    Mensagem  Felype Serrano Qui Jan 09, 2014 1:33 pm

    Matheus, obrigado mesmo, participando aprende também, porque eu também não sei nada haha '

    Bom , foi muito estranho a fêmea parou com um ovo que foi posto dia 04/01/2014 com uma conversa com o Eliseu pode ser que veio adiantado e os outros iriam vir normalmente, o choco está indo tudo bem a troca está correta alimentação etc , tudo ok !

    E hoje veio o segundo ovo, dia 09/01/2014
    A minha única preocupação é que se o primeiro ovo estiver galado esses outros que vão vir vai ficar com o tamanho bem grande em relação ao primeiro...

    Só tenho essas duas fotos porque é complicado o macho não sai do ninho aí vai com eles mesmo kk !

    Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) 4x8x Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) Cisb

    Atualizando então ....

    1° OVO / DIA : 04/01 FALTA 17 DIAS PARA NASCER
    2° OVO / DIA : 09/01 FALTA 22 DIAS PARA NASCER
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) Empty Re: Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS)

    Mensagem  Eliseu Patrizi Qui Jan 09, 2014 6:27 pm

    Q legal Felype, o segundo ovinho. cheers 
    Pelo jeito vai te uns 5 dias de diferença do primeiro p o segundo, mas se ela for uma boa mãe isso não vai atrapalhar.
    Tbm tem q ver qtos ovos ela vai parar, se ela colocar só uns 4 e nascerem todos, ela cria legal. Very Happy 
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) Empty Re: Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS)

    Mensagem  Felype Serrano Sáb Jan 11, 2014 12:45 pm

    Nossa tomar Eliseu haha , porque a diferença é grandinha até...

    Enfim, só vim atualizar quem tem curiosidade com calopsitas também hehe

    Ela botou o seu 3° ovo, agora ela está agindo normalmente , vamoos torcer para que esteja galado.

    Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) C2qg
    Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) Bu00
    Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) Kb5x

    1° OVO / DIA : 04/01 FALTA 16 DIAS PARA NASCER
    2° OVO / DIA : 09/01 FALTA 21 DIAS PARA NASCER
    3° OVO / DIA ? 11/01 FALTA 22 DIAS PARA NASCER
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) Empty Re: Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS)

    Mensagem  Felype Serrano Ter Jan 14, 2014 3:49 pm

    Atualizando né ? haha

    Bom até agora chegaram nos 4 ovos, por enquanto tudo normal !
    Acho eu que ela vai parar nesses 4 mesmo pois a cloaca dela já desinchou bastante  Very Happy 

    Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) Amgk
    Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) Pjk8

    ( o último ovinho quis se esconder ) kkkkk

        1° OVO     04.01.014      NASCERÁ 26.01.2014 10 DIAS 12 DIAS
        2° OVOS 09.01.2014      NASCERÁ 30.01.2014 5 DIAS 17 DIAS
        3° OVOS 11.01.2014      NASCERÁ 01.02.2014 3 DIAS 19 DIAS
        4° OVOS 13.01.2014      NASCERÁ 03.02.2014 1 DIA        21 DIAS
    Darlan corrheia
    Darlan corrheia


    Mensagens : 812
    Data de inscrição : 09/04/2012

    Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) Empty Re: Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS)

    Mensagem  Darlan corrheia Ter Jan 14, 2014 8:22 pm

    Nossa que legal em ?

    Como te falei lindo o seu casal . E olha que é melhor mesmo ela parar no 4

    Porque se realmente forem bons pais vão conseguir cuidar de todos e logo que

    esse primeiro teve uma grande diferença do ultimo mas mesmo assim muito

    legal são apressadinhos viu ...

     cheers cheers cheers cheers cheers 
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) Empty Re: Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS)

    Mensagem  Eliseu Patrizi Ter Jan 14, 2014 10:20 pm

    Torcendo aí Felype p q nasçam bem.
    Concordo com o Darlan, 4 é um numero bom, calopsitas são meio preguiçosas p criar filhotes.
    Aqui os casais criam bem até 3.
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) Empty Re: Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS)

    Mensagem  Felype Serrano Qua Jan 15, 2014 9:38 am

    Hehe, pois é Darlan, realmente o casal foi apressado começaram a acasalar sem ninho e deu nisso , obrigado pela força !  Very Happy 

    Eliseu, 4 é bom ?
    Fico pensando que não irá nascer todos, não sei ...

    Mais vou esperar mais hoje para ver se vem mais algum ovo !
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) Empty Re: Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS)

    Mensagem  Eliseu Patrizi Qua Jan 15, 2014 12:10 pm

    Pelas fotos dos ovinhos, parece q já tem ovo ficando escuro, sinal de q está galado. Very Happy 
    Valentim
    Valentim


    Mensagens : 212
    Data de inscrição : 23/12/2013
    Localização : Elvas, Portugal

    Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) Empty Re: Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS)

    Mensagem  Valentim Qui Jan 16, 2014 6:49 am

    Vejo este tópico e fico com vontade de arranjar um casal para mim também Smile

    Aqui chamamos Caturras! Smile São muito bonitas mesmo Felype. Já já vais ter aí uns novinhos! Depois quero ver muitas fotos Smile
    Edgar C. Melo
    Edgar C. Melo


    Mensagens : 338
    Data de inscrição : 26/12/2013
    Idade : 37
    Localização : Goiânia - GO

    Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) Empty Re: Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS)

    Mensagem  Edgar C. Melo Qui Jan 16, 2014 7:33 am

    Felype, aqui no meu trabalho também cuido de 1 casal de calopsitas. Não são minhas, são da minha Tia.
    Mas sou eu quem cuido depois que ela teve bebê. Já reproduziram 2 vezes, cada filhote mais lindo do que o outro. Semana que vem colocaremos o ninho para eles novamente. Normalmente ela coloca 4 ovos, na primeira vez nasceram 3 filhotes, sobreviveu 2. Na segunda ela colocou 4 ovos nasceram 2 e sobreviveram todos.
    O macho é o cinza (Theo) e a fêmea é a mais clara ( Jade).




    Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) Smwg
    Diego Alves
    Diego Alves


    Mensagens : 440
    Data de inscrição : 11/04/2012
    Idade : 38
    Localização : Betim - MG

    Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) Empty Re: Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS)

    Mensagem  Diego Alves Qui Jan 16, 2014 9:41 am

    Belo casal Edgar
    Edgar C. Melo
    Edgar C. Melo


    Mensagens : 338
    Data de inscrição : 26/12/2013
    Idade : 37
    Localização : Goiânia - GO

    Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) Empty Re: Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS)

    Mensagem  Edgar C. Melo Qui Jan 16, 2014 10:34 am

    Obrigado Diego. Mas como citei a cima são meus "primos" rsrsrs. Pertencem a minha tia.
    Já até estudei a possibilidade de pegar um casal de filhotes pra mim, mas vou ficar só com os periquitos mesmo, minha paixão desde criança.
    Sou fascinado por eles, pela expectativa em relação as cores que irão nascer a cada ninhada. Sem falar no visual lindo que fica um viveiro repleto de aves com cores diferentes.
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) Empty Re: Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS)

    Mensagem  Eliseu Patrizi Qui Jan 16, 2014 12:06 pm

    Sinto o mesmo sentimento em relação aos periquitos, a expectativa das cores q virão até hj me deixa ansioso. Very Happy 
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) Empty Re: Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS)

    Mensagem  Felype Serrano Qui Jan 16, 2014 3:04 pm

    Sério Eliseu ? Para mim está tudo igual hehe  scratch 

    Pois é Valentim, eu sempre tive vontade de ter Calopsitas ou "Caturras" rs, mais nunca cheguei a comprar, até que um dia minha namorada de surpresa me deu esse casal, aí não pude recusar né ? hehe
    Vale a pena elas são muito interessante, vou postar sim pode ficar tranquilo !

    Que legal Edgar, muito bom você compartilhar aqui com agente sobre elas, muito bonitas e muito parecida com as minhas, até parece que você veio aqui em casa e tirou a foto hehehe
    Sério ? Parece então que elas se dão melhor a partir da primeira postura. Gostei !


    Eu também gosto dos Periquitos pelas cores, mais as Calopsitas são interessante também hehe ! lol! 
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) Empty Re: Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS)

    Mensagem  Felype Serrano Sex Jan 17, 2014 11:39 pm

    Bom pessoal só queria atualizar mesmo, não tem nada de mais até agora.

    O que posso dizer que é curioso, que o macho fica chocando os ovos durante o dia e a fêmea fica chocando os ovos durante a noite, já nos periquitos é diferente !

    1 OVO 04.01.2014      NASCERÁ 26.01.2014          14 DIAS     FALTAM   8 DIAS bounce 
    2 OVOS 09.01.2014      NASCERÁ 30.01.2014          9 DIAS       FALTAM 13 DIAS
    3 OVOS 11.01.2014      NASCERÁ 01.02.2014          7 DIAS       FALTAM 15 DIAS
    4 OVOS 13.01.2014      NASCERÁ 03.02.2014          5 DIAS       FALTAM 17 DIAS
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) Empty Re: Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS)

    Mensagem  Eliseu Patrizi Sáb Jan 18, 2014 10:13 am

    Eles estão bem sincronizados então, pq tem casais de calopsitas q se confundem nos horários, mas oseu tá certinho. Very Happy 
    Michel_Figueredo
    Michel_Figueredo


    Mensagens : 267
    Data de inscrição : 24/10/2012
    Idade : 43
    Localização : Rio de Janeiro.(Santíssimo)

    Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) Empty Re: Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS)

    Mensagem  Michel_Figueredo Sáb Jan 18, 2014 1:52 pm

    Eliseu Patrizi escreveu:Eles estão bem sincronizados então, pq tem casais de calopsitas q se confundem nos horários, mas oseu tá certinho. Very Happy 


    Eliseu estou com um problema aqui com meu casal de psitas,meu macho não gala os ovos,como sempre tenho esses problemas ateh com os quitos;No caso faz-se a mesma procedência com as Psitas?
    Estou com esse casal há uns 7 meses.

    Desde já agradeço.

    Att,

    Michel Figueredo.

    Conteúdo patrocinado


    Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS) Empty Re: Primeiro passo... ajuda (CALOPSITAS)

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex maio 10, 2024 8:07 am