Vida de Periquito Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Vida de Periquito Forum

Anúncios

Duvida sobre fêmea chocando Crystal_catcher_banner_610_playstore

Últimos assuntos

» Colocar bebedouro
Duvida sobre fêmea chocando EmptyTer maio 21, 2019 12:16 pm por Severino

» PERIQUITO DA CAATINGA DOENTE E COM 22 ANOS
Duvida sobre fêmea chocando EmptyTer maio 21, 2019 12:11 pm por Severino

» Periquito doente? Ele parece bem, mas só dorme.
Duvida sobre fêmea chocando EmptyQui Abr 04, 2019 5:07 pm por Rafaela bohler

» Retirar um filhote do ninho para amansar.
Duvida sobre fêmea chocando EmptyQua Mar 28, 2018 11:37 am por Paulo

» COMPREENDENDO AS MUTAÇÕES (DOMINANTES, RECESSIVAS, LIGADAS AO SEXO) E COMO ELAS FUNCIONAM.
Duvida sobre fêmea chocando EmptyQua Fev 07, 2018 4:37 pm por kaique uliana

» Periquito da Caatinga doente? Por favor, me ajudem!
Duvida sobre fêmea chocando EmptyDom Out 08, 2017 2:45 pm por carolinec

» Ajuda com genetica
Duvida sobre fêmea chocando EmptySex Out 06, 2017 10:57 am por Iago Lessa

» Primeiro ovo.
Duvida sobre fêmea chocando EmptyQui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Duvida sobre fêmea chocando EmptyDom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

+2
Eliseu Patrizi
renansd
6 participantes

    Duvida sobre fêmea chocando

    avatar
    renansd


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 20/01/2012
    Idade : 36
    Localização : Fortaleza - CE

    Duvida sobre fêmea chocando Empty Duvida sobre fêmea chocando

    Mensagem  renansd Seg Mar 26, 2012 10:54 am

    Bom dia a todos!!! tenho duas fêmeas chocando, cada uma com 5 ovinhos. a albina ta com a regiao da cloaca sem pena... isso é normal?? e as duas fêmeas estão com as vezes num tamaho e quantidade absurda... também é normal? seria pela dilatação causada pelo ovo??? ja olhei com a lanterna e os primeiros óvos já estão escurinhos... gostaria de algum auxilio, pois é a primeira vez que elas ficam chocas...

    tem algum problema eu abrir o ninho para olhar? eu nao mexo nos ovos nem tiro do lugar... apenas abro a tampa e insiro a lanterninha para saber se está tudo bem... isso causa algum problema para a fêmea?

    Grato desde já,

    Renan
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Duvida sobre fêmea chocando Empty Re: Duvida sobre fêmea chocando

    Mensagem  Eliseu Patrizi Seg Mar 26, 2012 2:57 pm

    Não tem problema de vez em quando fazermos algum tipo de manuseio, quando eu preciso até mudo os ovos de lugar, faço troca de filhotes e etc e isso não faz elas abandonarem o ninho. Essa quantidade de fezes na fêmea chocando é normal, qdo os filhotes nascerem e ela passar o tempo cuidando deles diminui. Algumas fêmeas ficam sem pena na cloaca para ter mais contato com os ovos no corpo p ficarem bem quentes, e tbm pq algumas fazem muda no periodo q estão chocando. Pelo q vc explicou tá tudo bem com elas, agora é só aguardar os filhotinhos.
    avatar
    renansd


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 20/01/2012
    Idade : 36
    Localização : Fortaleza - CE

    Duvida sobre fêmea chocando Empty Re: Duvida sobre fêmea chocando

    Mensagem  renansd Ter Abr 10, 2012 11:02 pm

    Pessoal, obrigado pela ajuda de prontidão sempre...


    como sou pai de 1ª viagem tenho mais algumas dúvidas... uma das minhas fêmeas que estavam chocando já está com 4 filhotes e mais 2 ovos que possivelmente também vão eclodir... no ninho tem bastante fezes dos filhotes, mas elas são sequinhas. a casca dos ovos que ainda restam está suja de fezes... preciso limpar? ou posso deixar quieto ate eles saírem do ninho? tem algum problema os filhotes mais novos ficarem com os maiores?

    outra duvida... hoje fui olhar o ninho e 3 dos filhotes estava do outro lado, passando aquela barreira... então eu abri o ninho e coloquei eles no canto novamente... fiz errado?

    mais uma: tenho a outra fêmea que já está chocando com o mesmo tempo da outra, sendo que os ovos estão totalmente brancos.... e alguns deles tem até a bolsa de ar.... mas nem sinal de embrião... com quanto tempo posso tirar? se eu tirar, ela vai por novamente? ela não tem a carúncula amarronzada, mas já colocou 5 ovinhos.... é normal?

    Grato pela ajuda,

    Renan
    Fausto
    Fausto


    Mensagens : 330
    Data de inscrição : 20/07/2011

    Duvida sobre fêmea chocando Empty Re: Duvida sobre fêmea chocando

    Mensagem  Fausto Qua Abr 11, 2012 8:10 am

    Oi Renan, bom dia!! Tá td normal por aí. Não limpe os ovinhos e se as fezes estão secas eu não mexeria no ninho até os outros filhotes nascerem, depois disso vc pode limpar tranquilamente. As vezes os filhotes vão pro outro lado mesmo ou em busca de espaço ou a mãe coloca lá pra poder chocar direito, pode colocar de volta no lugar mas provavelmente eles vão pro outro lado de novo...o q não pode é um filhotinho pequeno, sem penas ficar sozinho do outro lado aí ele pode morrer de frio. Quanto a idade dos filhotes se vc só tem uma fêmea com filhinhos não tem o que fazer (no máximo tentear ajudar a alimentação mas a minha experiencia com isso é péssima)...se tiver outra fêmea com filhotes pode tentar balancear as idades colocando os mais velhos prum lado e os menores pro outro...nunca vi casos de rejeição do filhote. Pra terminar, a incubação dos ovos do periquito australiano dura de 18 a 20 dias se vc tem certeza ao certo da data das posturas pode ir descartando depois de uns 25 dias eu acho. Com certeza ela irá botar de novo...nem sempre a fêmea tem a narina totalmente marrom-escuro pra reproduzir mas tb pode ser que ela seja muito nova e até por isso os ovos não vingaram...ufa!! Espero ter ajudado. Abraço!
    avatar
    renansd


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 20/01/2012
    Idade : 36
    Localização : Fortaleza - CE

    Duvida sobre fêmea chocando Empty Re: Duvida sobre fêmea chocando

    Mensagem  renansd Qua Abr 11, 2012 4:05 pm

    Opa, valeu mais uma vez pela ajuda....
    posso expor outra dúvida? (rs)

    hj cheguei um pouco mais cedo do trabalho e fui olhar os filhotes... para a minha surpresa tinha nascido mais um.... ao total ja sao 5...

    vejam só: a periquita alimenta els bem direitinho... mas o que eu notei hoje no claro é que o papo deles está demasiadamente cheio... é normal???? fica tão cheio que eles mais parecem um 'joão bobo'.... mal conseguem se equilibrar...
    tá tudo normal??? ela tem se demonstrado uma mãe exemplar.... e o pai também...

    obrgado!
    Fausto
    Fausto


    Mensagens : 330
    Data de inscrição : 20/07/2011

    Duvida sobre fêmea chocando Empty Re: Duvida sobre fêmea chocando

    Mensagem  Fausto Qua Abr 11, 2012 4:37 pm

    Ainda bem que estão assim...o que vai te chatear mesmo é quando eles estiverem vazios. Boa sorte.
    Damaris
    Damaris


    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 07/05/2012
    Idade : 56
    Localização : Fort Myers, Florida

    Duvida sobre fêmea chocando Empty Duas femeas ao mesmo tempo no ninho

    Mensagem  Damaris Seg maio 07, 2012 8:59 am

    Ola!
    Tenho duas femeas que estao no mesmo ninho (tem cinco ovinhos), chocando ao mesmo tempo.
    Nao sei quem os botou, se uma ou as duas...
    Soh sei que nenhuma delas dah tregua. As duas querem ficar em cima dos ovinhos o tempo todo.
    Pra dizer a verdade, eu vi uma delas botando UM ovinho, mas o restante eu nao vi.
    O que devo fazer?
    Elas comecaram a botar os ovos em 28/04.
    Tenho medo que qdo os babies comecarem a nascer, alguma das femeas possa mata-los, sei lah.
    Posso deixar a natureza agir? ou devo separar uma femea?
    Obrigada.
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Duvida sobre fêmea chocando Empty Re: Duvida sobre fêmea chocando

    Mensagem  Eliseu Patrizi Seg maio 07, 2012 10:36 am

    Damaris, vc tem certeza q são duas fêmeas? Ha machos q gostam de ficar dentro do ninho com a fêmea? Outra coisa, elas estão dentro duma gaiol ou viveiro? Tem machos nesse ambiente? Cada uma tá casada com um macho diferente? Se der posta uma foto da cara das duas. Pelo tempo q vc disse q elas tão botando, se fosse as duas botando, teria q ter mais ovos. Do dia 28 até hj, se passaram 10 dias, se cada uma tivesse botando um ovo, de 2 em 2 dias, teria q ter pelo menos uns 8 a 10 ovos no ninho, 5 ovos é a quantidade q 1 fêmea coloca nesse tempo. Posta foto, se for duas fêmeas e uma for intrusa e não tá botando, vc terá q tirar ela para não atrapalhar a outra.
    Fausto
    Fausto


    Mensagens : 330
    Data de inscrição : 20/07/2011

    Duvida sobre fêmea chocando Empty Re: Duvida sobre fêmea chocando

    Mensagem  Fausto Seg maio 07, 2012 10:43 am

    Tive um caso assim recentemente em casa, duas f~emeas ocuparam o mesmo ninho no viveiro (que tem mais 15 ninhos vazios) e botaram juntas 12 ovos...não nasceu nenhum periquito, muitos ovos se quebraram e no final separei uma das fêmeas pra que a outra pudesse criar em paz.
    Damaris
    Damaris


    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 07/05/2012
    Idade : 56
    Localização : Fort Myers, Florida

    Duvida sobre fêmea chocando Empty Duas femeas ao mesmo tempo no ninho

    Mensagem  Damaris Seg maio 07, 2012 1:18 pm

    Sinceramente, ja nao tenho certeza, pq qdo comprei o "macho", no ano passado, para fazer companhia aa femea (amarela), tive surpresa a uns dois meses atras, qdo o "macho" (branco)se meteu no ninho e de la apareceram 7 ovinhos, sendo que todos foram jogados para fora, quebrados.
    Eles nao vivem em gaiola, estao num viveiro de 80X40 cm,+ou -.
    Tem um mes, mais ou menos, comprei um macho (assim me garantiram).
    E depois disso, aconteceu de botarem os ovinhos e serem chocados pelas duas (?).

    Obs: nao consigo postar fotos...


    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Duvida sobre fêmea chocando Empty Re: Duvida sobre fêmea chocando

    Mensagem  Eliseu Patrizi Seg maio 07, 2012 1:34 pm

    Damaris, realmente fotos deles vai nos dar condições de te dizer qtas são fêmeas e qtos são machos, o ideal e foto de todos p te dizermos o q fazer. Nos 1º dias realmente não da p/ postar foto. Mas vc pode postar o link, porém sem o http. Só copia e cola o endereço aqui sem o http que assim tem como acessar.
    Damaris
    Damaris


    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 07/05/2012
    Idade : 56
    Localização : Fort Myers, Florida

    Duvida sobre fêmea chocando Empty Duas femeas ao mesmo tempo no ninho

    Mensagem  Damaris Seg maio 07, 2012 1:40 pm



    Vamos tentar postar fotos das duas:



    imageshack.us/photo/my-images/406/01015.jpg/

    imageshack.us/photo/my-images/135/01019u.jpg/


    Meu FB: Damaris Mello (Fort Myers, Florida)

    Obrigada!
    Damaris
    Damaris


    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 07/05/2012
    Idade : 56
    Localização : Fort Myers, Florida

    Duvida sobre fêmea chocando Empty Duas femeas ao mesmo tempo no ninho

    Mensagem  Damaris Seg maio 07, 2012 1:45 pm


    respondendo aa sua pergunta, no viveiro, sao tres periquitos:
    as duas femeas(?) e o suposto macho, recem adquirido.
    Amanha tentarei registrar imagens, pois me cadastrei hj e esse site nao me habilita.

    Obrigada.
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Duvida sobre fêmea chocando Empty Re: Duvida sobre fêmea chocando

    Mensagem  Eliseu Patrizi Seg maio 07, 2012 2:12 pm

    Damaris, esses do seu avatar são as duas fêmeas?
    Damaris
    Damaris


    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 07/05/2012
    Idade : 56
    Localização : Fort Myers, Florida

    Duvida sobre fêmea chocando Empty Duas femeas ao mesmo tempo no ninho

    Mensagem  Damaris Seg maio 07, 2012 2:17 pm



    Isso mesmo!
    Foi o maximo que consegui postar de imagem. Sorry!

    Mas amanha eu retorno com imagens, porem mais aa noite.
    Fausto
    Fausto


    Mensagens : 330
    Data de inscrição : 20/07/2011

    Duvida sobre fêmea chocando Empty Re: Duvida sobre fêmea chocando

    Mensagem  Fausto Seg maio 07, 2012 2:21 pm

    Pra mim são duas fêmeas mesmo uma ADA verde e uma AR celeste. Provavelmente vc só tem um ninho no viveiro então elas tem que decidir: ou compartilham ou lutam até decidir quem manda mais. No seu caso decidiram compartilhar o que é bom por um lado mas pode prejudicar o nascimento dos filhotes.
    Fausto
    Fausto


    Mensagens : 330
    Data de inscrição : 20/07/2011

    Duvida sobre fêmea chocando Empty Re: Duvida sobre fêmea chocando

    Mensagem  Fausto Seg maio 07, 2012 2:25 pm

    Consegui ver as fotos no ImageShack...a verde como é ADA (Arlequim Dominante) tem a narina marrom claro enquanto a branca por ser uma Arlequim Recessiva tem a narina branca, meio creme com um leve tom de azulado que pode confundir com um macho...que nessa mutação teria a narina num tom rosa mais forte. Pra completar a branca me pareceu bem novinha nem sei se já na hora de criar.
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Duvida sobre fêmea chocando Empty Re: Duvida sobre fêmea chocando

    Mensagem  Eliseu Patrizi Seg maio 07, 2012 2:58 pm

    É isso mesmo q o Fausto disse, aguardaremos a foto do suposto macho, se realmente for um macho, é melhor vc deixar ele sozinho com a fêmea q ele escolheu, deixar a outra numa gaiola, e arrumar um macho p ela. Pode acontecer o q aconteceu com as fêmeas do fausto, elas quebrarem os ovos e não deixar nascer os filhotes. A propósito, vc corta as asas deles. Se a resposta for sim, isso atrapalha na hora de cruzarem e produzir ovos vazios.
    Damaris
    Damaris


    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 07/05/2012
    Idade : 56
    Localização : Fort Myers, Florida

    Duvida sobre fêmea chocando Empty duas femeas chocando no mesmo ninho

    Mensagem  Damaris Seg maio 07, 2012 3:17 pm

    Eu tbm acho que sao duas femeas, apesar da minha total falta de conhecimento, eh de se estranhar um macho tao aplicado!
    Nunca tinha ouvido falar em ADA e AR...
    no viveiro so tem um ninho
    Mas o macho me parece tao novinho, tbm...eu o comprei tem um pouco mais de um mes.
    eh possivel uma das femeas (no caso a branca) nao ter botado e querer chocar?
    Damaris
    Damaris


    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 07/05/2012
    Idade : 56
    Localização : Fort Myers, Florida

    Duvida sobre fêmea chocando Empty duas femeas chocando no mesmo ninho

    Mensagem  Damaris Seg maio 07, 2012 3:31 pm

    Entao, eu nao corto as asas de nenhum...e o macho nao tem preferencia por nenhuma, pois ambas nunca lhe deram a minima atencao. Mas elas tao sempre "garradas".
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Duvida sobre fêmea chocando Empty Re: Duvida sobre fêmea chocando

    Mensagem  Eliseu Patrizi Seg maio 07, 2012 4:30 pm

    Me parece q aconteceu algo q é comum nos quitos qdo não tem par, formação de pares entre fêmea com fêmea, e o mesmo acontece com os machos. Já q seu macho não ficou com nenhuma, esses ovos não foram fecundados, neste caso não compensa deixá-las chocando. Faz o seguinte, escolhe qual fêmea vc quer q case com ele, deixa os dois sozinhos no viveiro, e a outra fêmea deixa ela numa gaiola e compra outro macho e coloca junto, qdo os dois pares estiverem bem formados, isso leva um tempo de uns 2 meses, vc coloca todos no mesmo viveiro, e cada um ficará com seu par. Coloca umas 4 casinhas, e vc verá mtos filhotes nascerem.
    Damaris
    Damaris


    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 07/05/2012
    Idade : 56
    Localização : Fort Myers, Florida

    Duvida sobre fêmea chocando Empty duas femeas chocando no mesmo ninho

    Mensagem  Damaris Seg maio 07, 2012 9:45 pm

    Eliseu, obrigada pela ajuda.
    agora ja posso tomar alguma atitude.
    Seria interessante esperar mais alguns dias, para nao restar duvidas sobre os ovos estarem fecundados ou nao...e entao separar as femeas.
    Mas obrigada a voces que me ajudaram muito!
    Fiquei muito satisfeita com o site e com a boa vontade de vcs.
    mandarei noticias.
    Darlan corrheia
    Darlan corrheia


    Mensagens : 812
    Data de inscrição : 09/04/2012

    Duvida sobre fêmea chocando Empty Re: Duvida sobre fêmea chocando

    Mensagem  Darlan corrheia Ter maio 08, 2012 10:36 am

    isto que o eliseu ta falando é verdade porque aconteceu comigo quando eu tinha soltado de uma vez no viveiro os machos nem ligavam pras fêmeas ficavam de namorico o tempo todo ,ai o que eu fiz , separei eles deixei um casal no viveiro e peguei outro e coloquei dentro de uma gaiola no começo foi uma briga, mais depois começaram a namorar, foi desse geito que soltei no viveiro os dois casais, e os machos vivem com suas respectivas esposas! as vezes fica de namorico mais isso é normal ...
    Fausto
    Fausto


    Mensagens : 330
    Data de inscrição : 20/07/2011

    Duvida sobre fêmea chocando Empty Re: Duvida sobre fêmea chocando

    Mensagem  Fausto Ter maio 08, 2012 10:55 am

    Acontece direto e é mais comum com machos, quando estão ficando adultos eles ``paqueram´´ qq coisa que tenha penas dentro do viveiro, se um outro macho cair na dele já era, formam um casal que só se desfaz separando um do outro. Já me desfiz de machos que eu tinha boas expectativas pq eles só formavam par com outros machos mesmo estando no viveiros com fêmeas.
    Darlan corrheia
    Darlan corrheia


    Mensagens : 812
    Data de inscrição : 09/04/2012

    Duvida sobre fêmea chocando Empty Re: Duvida sobre fêmea chocando

    Mensagem  Darlan corrheia Ter maio 08, 2012 11:09 am

    é verdade ainda bem que não me desfiz do meu não precisou porque como eu tinha deixado um tempo ele com uma fêmea eles~se juntaram e formaram um casal !esquecendo assim a parceragem com o macho !

    Conteúdo patrocinado


    Duvida sobre fêmea chocando Empty Re: Duvida sobre fêmea chocando

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg Abr 29, 2024 12:16 pm