Vida de Periquito Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Vida de Periquito Forum

Anúncios

Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 Crystal_catcher_banner_610_playstore

Últimos assuntos

» Colocar bebedouro
Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 EmptyTer maio 21, 2019 12:16 pm por Severino

» PERIQUITO DA CAATINGA DOENTE E COM 22 ANOS
Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 EmptyTer maio 21, 2019 12:11 pm por Severino

» Periquito doente? Ele parece bem, mas só dorme.
Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 EmptyQui Abr 04, 2019 5:07 pm por Rafaela bohler

» Retirar um filhote do ninho para amansar.
Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 EmptyQua Mar 28, 2018 11:37 am por Paulo

» COMPREENDENDO AS MUTAÇÕES (DOMINANTES, RECESSIVAS, LIGADAS AO SEXO) E COMO ELAS FUNCIONAM.
Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 EmptyQua Fev 07, 2018 4:37 pm por kaique uliana

» Periquito da Caatinga doente? Por favor, me ajudem!
Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 EmptyDom Out 08, 2017 2:45 pm por carolinec

» Ajuda com genetica
Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 EmptySex Out 06, 2017 10:57 am por Iago Lessa

» Primeiro ovo.
Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 EmptyQui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 EmptyDom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

+7
AZUL
Valentim
kaique uliana
Felype Serrano
Eliseu Patrizi
Suellem Leme
Edgar C. Melo
11 participantes

    Chegando mais aves.. Quais as mutações???

    Edgar C. Melo
    Edgar C. Melo


    Mensagens : 338
    Data de inscrição : 26/12/2013
    Idade : 37
    Localização : Goiânia - GO

    Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 Empty Re: Chegando mais aves.. Quais as mutações???

    Mensagem  Edgar C. Melo Ter Jun 24, 2014 4:24 pm

    Obrigado Suellem,

    Então, no dia que escolhi ela,estava um pouco escuro, não tive oportunidade de observar detalhes mais a fundo. Mas depois, no claro vi que se tratava de uma ADA pois tinha íris. Fiquei na dúvida sobre as asas, pois ela tem marcações bem claras. Depois que o Eliseu me disse que pode ser que ela seja asas cinzas fiquei mais empolgado ainda. Achei ela muito linda.
    Suellem Leme
    Suellem Leme


    Mensagens : 644
    Data de inscrição : 17/03/2014
    Idade : 30
    Localização : Santos

    Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 Empty Re: Chegando mais aves.. Quais as mutações???

    Mensagem  Suellem Leme Ter Jun 24, 2014 4:29 pm

    Linda, mesmo....

    Tem detalhes que a gente só percebe com o tempo.... tenho um ADA, que é percebi que não tinha Iris pq alguém comentou algo, e tenho um Ar, que só descobri que era Asa Cinza pq o Eliseu comentou... rs

    Essa sua Albina, FA1, eu nunca tinha visto uma assim e nem sabia que existia... Todo dia, aprendemos algo novo sobre os pequenos...

    Edgar C. Melo
    Edgar C. Melo


    Mensagens : 338
    Data de inscrição : 26/12/2013
    Idade : 37
    Localização : Goiânia - GO

    Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 Empty Re: Chegando mais aves.. Quais as mutações???

    Mensagem  Edgar C. Melo Ter Jun 24, 2014 4:46 pm

    Essas novidades e surpresas é o que nos encanta e nos faz admirar cada vez mais essas aves.

    Estou aqui com a cabeça a mil pensando como seria o "namorado" perfeito para essa Albina, a gente já fica imaginando como serão os filhotes antes mesmo deles formarem casal, rsrsrs.
    Edgar C. Melo
    Edgar C. Melo


    Mensagens : 338
    Data de inscrição : 26/12/2013
    Idade : 37
    Localização : Goiânia - GO

    Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 Empty Re: Chegando mais aves.. Quais as mutações???

    Mensagem  Edgar C. Melo Qua Jun 25, 2014 8:08 am

    Ontem segui a dica do Eliseu de sempre que possível casar um da linha azul com um da linha verde, e separei a Albina FA com o AR Verde.

    Para minha agradável surpresa ontem a noite vi que a fêmea Cinza já aceitou as investidas do Australiano Cobalto Fa. Ele conseguiu vence-la pelo cansaço, já fiquei fã dele. A fêmea é essa abaixo.
    Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 14501104121_fe1dd35a62_zChegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 14503154724_bed11f926e_z

    Alguém poderia me ajudar com as possíveis mutações dos filhotes desses 2 casais???
    Confesso que não faço a menor ideia do que pode sair do cruzamento de um Albino com AR. No segundo casal, arriscaria filhotes normais Cobalto, Cinza, alguns com FA outros não.
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 Empty Re: Chegando mais aves.. Quais as mutações???

    Mensagem  Eliseu Patrizi Qua Jun 25, 2014 9:39 am

    Edgar, nesse casal de cinza com ADA verde claro, vai depender o resultado se ele porta azul. e se ela por baixo do cinza for uma cobalto ou uma celeste.
    Mas considerando q ele porte azul e ela seja uma celeste. Nesse caso nascerão normais e ADAS todos claros, verdes claros, verdes claro cinza, celestes e alguns cinzas.
    Se o macho portar alguma mutação, tipo opalino, canela e ino, e se o casal portar alguma mutação recessiva, só qdo nascer os filhotes p saber.

    Considerando q ela seja uma cobalto por baixo, nascerão ADAs e normais verdes escuro, verde escuro cinza, verde claro e verde claro cinza, celeste e cobaltos, e cinzas.

    Eu particularmente acho o cinza dela bem suave, acho q ela seja por baixo uma celeste.
    Edgar C. Melo
    Edgar C. Melo


    Mensagens : 338
    Data de inscrição : 26/12/2013
    Idade : 37
    Localização : Goiânia - GO

    Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 Empty Re: Chegando mais aves.. Quais as mutações???

    Mensagem  Edgar C. Melo Qua Jun 25, 2014 9:59 am

    Eliseu essa fêmea cinza não esta com esse macho Ada, ela esta com aquele Australiano Cobalto FA.
    Essa foto era a única que eu tinha dela aqui, por isso ele saiu junto, rsrsrs.
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 Empty Re: Chegando mais aves.. Quais as mutações???

    Mensagem  Eliseu Patrizi Qua Jun 25, 2014 10:15 am

    Agr entendi, nesse caso os 2 são da linha azul.
    Os filhotes serão mestiços 1/2. E todos da linha azul, uns FA e outros não.
    Sendo ele um cobalto, e se ela for uma celeste por baixo, nascerão cobaltos, celestes, e cinzas visuais, uns FA1 e outros face branca.

    Na hipótese dela ser por baixo uma cobalto, ainda poderão nascer malvas, mas acho q ela seja uma celeste.

    Mutações portadas, só qdo os filhotes nascerem mesmo p saber.
    Tomará q dessa vez venham  os filhotes, tou na torcida por vc. Very Happy
    Edgar C. Melo
    Edgar C. Melo


    Mensagens : 338
    Data de inscrição : 26/12/2013
    Idade : 37
    Localização : Goiânia - GO

    Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 Empty Re: Chegando mais aves.. Quais as mutações???

    Mensagem  Edgar C. Melo Qua Jun 25, 2014 10:30 am

    Obrigado Eliseu, ontem a noite já percebi um bom entrosamento desse casal.

    Em relação ao segundo casal que separei o que vc me diz a respeito?
    Fêmea Albina FA com o macho AR Verde, o que pode vir desses 2? Ou vc acha que seria interessante colocar ela com algum outro macho com outra caracteristica?
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 Empty Re: Chegando mais aves.. Quais as mutações???

    Mensagem  Eliseu Patrizi Qua Jun 25, 2014 11:36 am

    Eu acho uma boa combinação.
    Se por acaso essa albina FA portar AR já poderão nascer filhotes Ars desse casal, senão nascerão todos portadores.

    Se o macho AR verde portar ino será uma boa p vir filhotes machos e fêmas ino, caso ele não porte, os filhotes machos serão portadores de ino.

    Qto a nascer da linha azul, vai depender se o verde porta azul. Alguns serão FA igual a mãe.

    Acho q vc deve manter esse casal, assim vc produzirá portadores das duas mutações.
    Qdo nascer os filhotes vc saberá mais sobre as mutações portadas pelo casal.
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 Empty Re: Chegando mais aves.. Quais as mutações???

    Mensagem  Eliseu Patrizi Qua Jun 25, 2014 12:37 pm

    Edgar, consegue tirar uma fotos dessa fêmea pegando as costas dela?
    Já observou se todas as penas compridas voadeiras das asas dela são brancas ou se tem alguma com a cor melânica, tipo igual acontece nos ARs?

    Alem dos ADAs, os q podem parecer AR mas tem iris, são os ADs. Mas p poder analisar essa possibilidade tem q ver as marcações das costas e as penas voadeiras das asas.

    Os ADAS tem as penas voadeiras todos claras, os ADs tem algumas melânicas e outras claras igual acontece nos Ars.


    Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 14498309095_b31d095002_z
    Edgar C. Melo
    Edgar C. Melo


    Mensagens : 338
    Data de inscrição : 26/12/2013
    Idade : 37
    Localização : Goiânia - GO

    Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 Empty Re: Chegando mais aves.. Quais as mutações???

    Mensagem  Edgar C. Melo Qui Jun 26, 2014 7:32 am

    Bom dia Eliseu, tirei essas fotos aqui para ver se nos ajuda.

    Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 14325351787_48a4a7b960_zChegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 14511798465_927ab0d732_zChegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 14511797115_ea70afd5c6_z
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 Empty Re: Chegando mais aves.. Quais as mutações???

    Mensagem  Eliseu Patrizi Qui Jun 26, 2014 9:06 am

    Edgar, ela é mto clara e as marcações quase não da p definir por fotos, mas ela pode ser uma AD sim.
    Sugiro vc casar ela com um AR verde, de preferência q tenha as marcações escuras.
    Se ela for uma AD poderá te dar filhotes com as marcações mais definidas p se descobrir.
    Tbm se ela for um AD q porta AR poderá te dar filhotes COP totalmente amarelos ou brancos de olhos pretos.

    Por outro lado se ela for uma ADA, tbm te dará filhotes ADAs q poderá ajudar a definir a mutação dela.
    Mas acho q há grandes chances dela ser uma AD.
    Edgar C. Melo
    Edgar C. Melo


    Mensagens : 338
    Data de inscrição : 26/12/2013
    Idade : 37
    Localização : Goiânia - GO

    Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 Empty Re: Chegando mais aves.. Quais as mutações???

    Mensagem  Edgar C. Melo Qui Jun 26, 2014 9:20 am

    O que vc acha de colocar ela com aquele AR que separei com a Albina???
    Até ontem a noite não tinham se dado bem mesmo, não vejo problemas.
    Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 14211451608_de3719713d_z
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 Empty Re: Chegando mais aves.. Quais as mutações???

    Mensagem  Eliseu Patrizi Qui Jun 26, 2014 11:15 am

    Ótimo macho, pode formar esse casal q vai dar certo.
    Qdo nascer os filhotes vc saberá se sua fêmea é uma AD.
    Mesmo q ela seja uma ADA, o cruzamento com esse AR verde tbm é indicado.

    Sugiro q mesmo q esse casal demore a se aceitar, q vc insista neles dois pelo tempo q for preciso.
    Se ela for uma AD, será ótimo já q trata-se de uma mutação rara, poucos criadores tem.
    E somente com a combinação de um AD/AR x AR, q se consegue os COPs.
    Suellem Leme
    Suellem Leme


    Mensagens : 644
    Data de inscrição : 17/03/2014
    Idade : 30
    Localização : Santos

    Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 Empty Re: Chegando mais aves.. Quais as mutações???

    Mensagem  Suellem Leme Qui Jun 26, 2014 12:06 pm

    Já estou ansiosa pra ver os filhotes desse casal... Boa Sorte, ai Edgar! Very Happy  Razz 
    Edgar C. Melo
    Edgar C. Melo


    Mensagens : 338
    Data de inscrição : 26/12/2013
    Idade : 37
    Localização : Goiânia - GO

    Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 Empty Re: Chegando mais aves.. Quais as mutações???

    Mensagem  Edgar C. Melo Qui Jun 26, 2014 12:22 pm

    Obrigado pelas dicas Eliseu, e obrigado também Suellem.
    Vamos torcer para que dê tudo certo, rsrsrs.  cheers  bounce  bounce 
    Hoje a noite quando chegar em casa coloco os dois juntos.
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 Empty Re: Chegando mais aves.. Quais as mutações???

    Mensagem  Felype Serrano Sex Jun 27, 2014 12:58 pm

    Que legal Edgar, muito bonito esses seus outros Periquitos que você adquiriu eu gostei bastante dessa suposta AD pois ela é Celeste e ainda por cima parece ser Asas Cinzas por isso a cor fiou tão clarinha, espero que você consiga tirar filhotes com o Ar, pois se não vir os COP's você consegue mais AR pois não teria outra justificativa mais ainda fico com um é atrás por ser ADA, bom tire os filhotes para vermos como vai ficar, estou ansioso aqui  bounce 
    Edgar C. Melo
    Edgar C. Melo


    Mensagens : 338
    Data de inscrição : 26/12/2013
    Idade : 37
    Localização : Goiânia - GO

    Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 Empty Re: Chegando mais aves.. Quais as mutações???

    Mensagem  Edgar C. Melo Qua Jul 02, 2014 4:26 pm

    As coisas por aqui estão indo muito bem.

    A suposta AD Celeste já aceitou o macho Ar Verde.
    A fêmea cinza Inglesa já aceitou o macho australiano FA Cobalto e já esta entrando no ninho, a cera dela já esta escurecendo.
    O casal Inglês Ada Verde Claro e a fêmea australiana Verde Claro Opalina estão super entrosados e a fêmea fica bom tempo dentro do ninho.

    Acredito que até o mês de Agosto já devo ter novidades por aqui. bounce bounce bounce cheers 
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 Empty Re: Chegando mais aves.. Quais as mutações???

    Mensagem  Eliseu Patrizi Qua Jul 02, 2014 9:11 pm

    Mto legal Edgar, com certeza as coisas vão dar mais certo agra na sua criação.
    Logo teremos novidades por ai. lol! 

    Tbm será legal qdo essa fêmea suposta AD ou ADA ter filhote, assim vc confirmará pelos filhotes a mutação dela. study 
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 Empty Re: Chegando mais aves.. Quais as mutações???

    Mensagem  Felype Serrano Sáb Jul 05, 2014 1:08 pm

    Edgar, com certeza logo logo vai começar a ter novidades por aí tenho certeza

    E vamos ver o que essa fêmea esconde rsrs  Very Happy 
    Edgar C. Melo
    Edgar C. Melo


    Mensagens : 338
    Data de inscrição : 26/12/2013
    Idade : 37
    Localização : Goiânia - GO

    Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 Empty Re: Chegando mais aves.. Quais as mutações???

    Mensagem  Edgar C. Melo Seg Jul 07, 2014 2:33 pm

    Ontem tive uma ótima surpresa... 4 fêmeas arrumando ninho.

    A verde cinza c.c. casou com o Verde cinza Cintilante  cheers e já esta aninhando

    A Cinza normal já esta arrumando ninho, ontem vi ela cruzando com o Cobalto FA algumas vezes, esse por sinal fez o serviço bem feito. Acredito que todos os ovos virão cheios.

    A fêmea celeste cintilante casou com o ADA Cinza ou Malva descobriremos quando nascer os filhotes. E já esta arrumando o ninho também.

    A fêmea Opalina Verde Claro casada com o ADA verde claro esta por botar a qualquer momento, esta com a cloaca bem inchada, só que para minha infelicidade ontem vi ela pedindo gala e ele não deu muito moral.
    Vamos ter que aguardar os ovos para confirmar a fecundação. Esse é o macho que ficou casado com a Corpo Claro e tive duas posturas com todos os ovos vazios. Vou fazer essa última tentativa.

    A suposta AD Celeste esta casada com o AR verde, logo logo devem começar a se aprontar também.
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 Empty Re: Chegando mais aves.. Quais as mutações???

    Mensagem  Felype Serrano Seg Jul 07, 2014 9:29 pm

    Que legal Edgar

    Agora as coisas começaram a funcionar ai em ?

    Se puder tire fotos dos casais para a gente acompanhar melhor o seu tópico, assim conseguimos compreender e visualizar !  bounce Very Happy 
    Edgar C. Melo
    Edgar C. Melo


    Mensagens : 338
    Data de inscrição : 26/12/2013
    Idade : 37
    Localização : Goiânia - GO

    Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 Empty Re: Chegando mais aves.. Quais as mutações???

    Mensagem  Edgar C. Melo Qua Jul 09, 2014 6:58 am

    Vamos lá então Felype....

    1º Casal Macho Cintilante Verde Cinza x Fêmea Corpo Claro verde cinza

    Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 14425183407_7f7a6503b7_zChegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 14424970238_fe18ea836e_zChegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 14609521984_ee3b0ccc20_zChegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 14611045252_975b3a4f5e_z

    2º Casal Macho Ada Cinza FA x Fêmea Cintilante Opalina Celeste

    Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 14608321381_c3a2c6d23b_zChegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 14424976019_9bb48cccbe_zChegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 14424915530_668ec80acf_zChegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 14611016472_d895081147_z

    3º Casal Macho AR Verde Oliva x Fêmea possível AD Celeste

    Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 14424959619_e65f81008b_zChegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 14631542113_64c101fb92_zChegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 14498309095_b31d095002_zChegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 14211451608_de3719713d_z

    4º Casal Macho ADA Verde Claro x Fêmea Opalina Verde Claro

    Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 14631535363_fd9c04dae9_zChegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 14609470634_21db3123a9_zChegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 14424894150_a31a22c7b1_z

    5º Casal Macho Cobalto FA X  Fêmea Cinza normal

    Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 14631572713_628743d84f_zChegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 14631568423_dd54836224_zChegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 14424954708_8d7ee78515_zChegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 14588556596_b4d3af1ac3_zChegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 14631572713_628743d84f_z


    Esses são os 5 casais que já estão formados, destes apenas a fêmea Celeste com o macho ADA que não estão arrumando ninho, as outras 4 já estão para começar a postura a qualquer momento.
    A fêmea cinza já vi acasalando algumas vezes, e as outras ainda não, porém ficam o dia todo nos ninhos.
    Algumas já estão até com as cloacas inchadas. Agora é só aguardar!!!
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 Empty Re: Chegando mais aves.. Quais as mutações???

    Mensagem  Eliseu Patrizi Qua Jul 09, 2014 12:17 pm

    Super legal Edgar, agora tou sentindo firmeza.

    Da p ver pelas fotos q a turma tá super animada.

    Logo vão começar a colocar ovinhos e vir os filhotinhos por ai. Very Happy 
    Edgar C. Melo
    Edgar C. Melo


    Mensagens : 338
    Data de inscrição : 26/12/2013
    Idade : 37
    Localização : Goiânia - GO

    Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 Empty Re: Chegando mais aves.. Quais as mutações???

    Mensagem  Edgar C. Melo Qua Jul 09, 2014 12:24 pm

    Oh Eliseu, tomara mesmo.
    As fêmeas estão tão empolgadas com os ninhos, nem quando eu pego as gaiolas para colocar comida elas estranham, algumas ficam dentro dos ninhos, outras saem para ver o que esta acontecendo mas logo voltam para dentro.
    Minha única insegurança continua sendo o macho ADA Verde Claro, mas vamos aguardar os ovos para ver no que vai dar. Vai que ele me surpreende.

    Conteúdo patrocinado


    Chegando mais aves.. Quais as mutações??? - Página 2 Empty Re: Chegando mais aves.. Quais as mutações???

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb maio 11, 2024 10:33 pm