Vida de Periquito Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Vida de Periquito Forum

Anúncios

Inbreeding Sim ou não? Crystal_catcher_banner_610_playstore

Últimos assuntos

» Colocar bebedouro
Inbreeding Sim ou não? EmptyTer maio 21, 2019 12:16 pm por Severino

» PERIQUITO DA CAATINGA DOENTE E COM 22 ANOS
Inbreeding Sim ou não? EmptyTer maio 21, 2019 12:11 pm por Severino

» Periquito doente? Ele parece bem, mas só dorme.
Inbreeding Sim ou não? EmptyQui Abr 04, 2019 5:07 pm por Rafaela bohler

» Retirar um filhote do ninho para amansar.
Inbreeding Sim ou não? EmptyQua Mar 28, 2018 11:37 am por Paulo

» COMPREENDENDO AS MUTAÇÕES (DOMINANTES, RECESSIVAS, LIGADAS AO SEXO) E COMO ELAS FUNCIONAM.
Inbreeding Sim ou não? EmptyQua Fev 07, 2018 4:37 pm por kaique uliana

» Periquito da Caatinga doente? Por favor, me ajudem!
Inbreeding Sim ou não? EmptyDom Out 08, 2017 2:45 pm por carolinec

» Ajuda com genetica
Inbreeding Sim ou não? EmptySex Out 06, 2017 10:57 am por Iago Lessa

» Primeiro ovo.
Inbreeding Sim ou não? EmptyQui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Inbreeding Sim ou não? EmptyDom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

5 participantes

    Inbreeding Sim ou não?

    Wallace Rezende
    Wallace Rezende


    Mensagens : 334
    Data de inscrição : 03/09/2011
    Idade : 27
    Localização : Aracaju

    Inbreeding Sim ou não? Empty Inbreeding Sim ou não?

    Mensagem  Wallace Rezende Ter Set 13, 2011 7:39 am

    Gente, como ja sabem estou com um casal de periquitos irmãos. Já tinha perguntado a vocês oque achavam que eu deveria fazer... E vocês me aconcelharam a desfazer o casal. Porem estive a procura de alguns artigos na internet, encontrei um que me fez pensar que seria uma ótima escolha. É portanto, utópico acreditar que um criador poderia partir do zero, isto é, com aves geneticamente diferentes. Isto, de facto, nunca pode ser praticado. Um novo criador compra um ou dois casais a um outro criador, devendo-se certificar-se do seu grau de parentesco. Contudo, se forem consultados todos os registos das criações, serão com toda a certeza encontrados nos seus antepassados algumas aves comuns em cada individuo. Mesmo os criadores que dizem não utilizar o inbreed, as suas aves têm parentes comuns ou provêm de aves com antepassados comuns, ou seja é um erro pensar que ele nunca é usado, mesmo que não seja propositadamente ou muito próximo... foi isso que havia no texto... oque acham?
    Wallace Rezende
    Wallace Rezende


    Mensagens : 334
    Data de inscrição : 03/09/2011
    Idade : 27
    Localização : Aracaju

    Inbreeding Sim ou não? Empty Re: Inbreeding Sim ou não?

    Mensagem  Wallace Rezende Ter Set 13, 2011 7:42 am

    Como se desenvolveram as primeiras aves de exposição? É uma história começada antes da 2ª guerra mundial em Inglaterra, onde, depois dela, apenas algumas aves sobreviveram e se tornaram nos Periquitos ancestrais de todos os Periquitos de exposição existentes actualmente na Europa e espalhados por quase todo o mundo. O sucesso das exposições só foi possível através do inbreed. Apenas deste modo se conseguiram fixar novas mutações e fixar combinações genéticas e reproduzi-las rapidamente. Mesmo para fixar novas mutações é necessário recorrer- se ao inbreed, pois se essa mutação for recessiva, sem o seu uso ela não pode ser fixada, acabando por se perder. Uma determinada característica de uma ave que se quer perpetuar, deve ser encarada como uma mutação recessiva e ser usado o inbreed. A melhoria da qualidade dos Periquitos de exposição é, e será sempre, um processo contínuo que não pode ser tratado sem o uso do inbreed.
    nariella 1
    nariella 1


    Mensagens : 1012
    Data de inscrição : 23/07/2011
    Localização : MSN n.wesp@hotmail.com

    Inbreeding Sim ou não? Empty Re: Inbreeding Sim ou não?

    Mensagem  nariella 1 Ter Set 13, 2011 11:53 am

    sim wallace eu entendo o que vc quer dizer mas se vc for parar para falar com um criador logico que os primeiros nao da poius ja faz mais de 200 anos, vc vai ver que todos usam acasalamento entre parentes mas sim entre avos e netos e primos vou te dar ex.
    eu tinha um casal onde ambos eram opalinos e opalino so saira um macho se cruzar opalino com opalino se vc cruzar uma femea opalino com um macho normal ela so fara machos portadores e se cruzar um macho opalino ele so fara femeas opalinas e machos portadores
    entao meu macho morreu e fiquei com a femea opalina e depois so tenho mais um macho opalino que e filho deles e estou precisando ter mais um macho para garantir ter opalinos no meu plantel entao eu poderia crusar este filho dela com ela mas ainda esta muito puro o sangue dela no organismo dele podendo assim nascer filhotes com defeitos o que fiz entao peguei um dos netos dela que e portador de opalino como vc ve o neto ja esta mais distante pq tem outros 3 sangues diferentes nas suas "veias" diminuindo muito a chance de problemas mas ainda me dando uma porcentagem muito grande de chances de um macho opalino.vc entende agora o que quero dizer e o que os criadores fazem ele fazem cruzamentos consaguneos com certeza para firmar uma caracteristica ou um porte mas usando animais com um certo grau de distancia mas que sejam portadores da caracteristica
    cruzamentos aconcelhados . primos avos e netos e tios e sobrinhos.
    Wallace Rezende
    Wallace Rezende


    Mensagens : 334
    Data de inscrição : 03/09/2011
    Idade : 27
    Localização : Aracaju

    Inbreeding Sim ou não? Empty Re: Inbreeding Sim ou não?

    Mensagem  Wallace Rezende Ter Set 13, 2011 12:19 pm

    Tá bom nairela, fiz essa pergunta pois um casal de filhotes está agindo como casal, não sei se é porque formaram casal, como ja disseram que é comum irmãos fazerem carinho um ao outro, porém esse meu casal esta muito estranho, o macho fica na porta esperando a irmã sair do ninho, porém nunca vi a femea dando muita trela pra ele não, mas me preocupo com os filhotes, não sei se tiro o ninho ou se tiro um deles ou se deixo acontecer pra ver se realmente eles estão juntos, teve uma vez que o macho entrou no ninho e ficou lá uns 5 minutos com ela, mas repito, eu ainda não vi eles cruzando ou o macho alimentando a femea....
    oque acham que eu devo fazer?
    nariella 1
    nariella 1


    Mensagens : 1012
    Data de inscrição : 23/07/2011
    Localização : MSN n.wesp@hotmail.com

    Inbreeding Sim ou não? Empty Re: Inbreeding Sim ou não?

    Mensagem  nariella 1 Ter Set 13, 2011 12:26 pm

    acredito que se puder comprar mais duas aves fassa isso antes que eles firmem mais, ponha eles umas duas semanas com estes novos parceiros em outras gaiolas e vc vai ver que a atitude vai mudar entre eles, eles estao namorando sim mas e bem provavel que por falta de opiçao
    Wallace Rezende
    Wallace Rezende


    Mensagens : 334
    Data de inscrição : 03/09/2011
    Idade : 27
    Localização : Aracaju

    Inbreeding Sim ou não? Empty Re: Inbreeding Sim ou não?

    Mensagem  Wallace Rezende Ter Set 13, 2011 12:58 pm

    Não não, há mais de 20 animais sem casal aqui, mas vou fazer isso que me aconcelhou, porém, e se eles ja tiverem cruzado? Vou repetir como eles estão:
    -Namorando. Porém muito pouco
    - A fêmea entra no ninho e passa curtos periodos lá dentro
    - O macho fica na porta do ninho e raramente entra no ninho ( só vi hoje pela manhã )
    Bom é isso... Espero que possa me ajudar nairela...
    Wallace Rezende
    Wallace Rezende


    Mensagens : 334
    Data de inscrição : 03/09/2011
    Idade : 27
    Localização : Aracaju

    Inbreeding Sim ou não? Empty Re: Inbreeding Sim ou não?

    Mensagem  Wallace Rezende Ter Set 13, 2011 3:02 pm

    Nairelaa, ja consegui uma gaiola de reprodução, comprei de um criador daqui da região, acho que amanha transfiro o macho e uma femea cintilante, a femea é cintilante duplo fator e o macho um diluido verde claro, acha um bom casal? Se puder bote a espectativa de cores...
    erisson
    erisson


    Mensagens : 1475
    Data de inscrição : 31/07/2011

    Inbreeding Sim ou não? Empty Re: Inbreeding Sim ou não?

    Mensagem  erisson Ter Set 13, 2011 3:25 pm

    eu naum deixo cruzar pais e filhos e nem irmãos
    não acho boa idéia
    e olha que eu defendo uma coisa: cada ave tem a liberdade de escolher seu parceiro...rs

    abs
    Wallace Rezende
    Wallace Rezende


    Mensagens : 334
    Data de inscrição : 03/09/2011
    Idade : 27
    Localização : Aracaju

    Inbreeding Sim ou não? Empty Re: Inbreeding Sim ou não?

    Mensagem  Wallace Rezende Ter Set 13, 2011 3:31 pm

    E oque vc faz quando eles escolhem um parente proximo?
    Wallace Rezende
    Wallace Rezende


    Mensagens : 334
    Data de inscrição : 03/09/2011
    Idade : 27
    Localização : Aracaju

    Inbreeding Sim ou não? Empty Re: Inbreeding Sim ou não?

    Mensagem  Wallace Rezende Ter Set 13, 2011 3:33 pm

    Estou muito indeciso, não sei se separo ou não, pelo fato dos dois portarem AR azul celeste, que eu só tenho 1 macho dessa cor em meu plantel o resto é tudo verde , não sei oque faço... ME AJUDEEEM
    Wallace Rezende
    Wallace Rezende


    Mensagens : 334
    Data de inscrição : 03/09/2011
    Idade : 27
    Localização : Aracaju

    Inbreeding Sim ou não? Empty Re: Inbreeding Sim ou não?

    Mensagem  Wallace Rezende Ter Set 13, 2011 3:39 pm

    "Quais seus pensamentos sobre a consanguinidade?
    Eu a pratico desde que comecei a criar, evidentemente orientado por ensinamentos que recebi do Jô Mannes e do Theo Slagmollen, já citados anteriormente. Assim, todos meus periquitos, hoje em torno de 700, são parentes entre si. É evidente que há de se cuidar muito para que essa consanguinidade não seja "muito apertada". ex: pai x filha ou mãe x filho, irmão x irmã, etc. É lógico que muitas vezes somos abrigados a valer-nos desses acasalamentos para fixar o máximo das qualidades positivas de um pássaro excepcional. Mas não pode ser de forma continuada, ou melhor, sempre continuar com essa fórmula. O ideal é usar tios x sobrinhas, avós x netas ou netos, primos etc. Mas antes de juntar um casal deve-se verificar cuidadosamente qualquer defeito que possam apresentar. Essa verificação vai desde o tamanho da cabeça, tamanho das pintas, posicionamento das asas, elegância no poleiro, etc., etc. Outra particularidade (importante) a observar é o tamanho das penas. Sabemos que existem 3 tamanhos de penas no periquitos: a Yellow (curta), a pena média e pena longa. Jamais devemos acasalar dois penas longas, porque além de, normalmente, não serem bons reprodutores (mas ótimos para exposição) produzirão filhotes "buff" ( penas muito longas) que, quase sempre, terão encravamento de penas primárias e retrizes. O ideal é usar, ou dois penas médias, ou um pena curta X um pena longa e assim por diante. Levará tempo para o criador aceitar ou fazer dessa forma. Normalmente ele acha que se juntar campeões de exposição terá filhotes fantásticos. No entanto, a decepção será grande."
    Essa foi a resposta do Rolli Bruch, um criador de periquitos ingleses, essa entrevista me deixou muito confusooo, leiam maki embaixo no link... me ajudeeem serio pow antes que seja tardee
    http://www.calopsitas.org/entrevistas/26/os-ensinamentos-de-rolli-bruch
    Wallace Rezende
    Wallace Rezende


    Mensagens : 334
    Data de inscrição : 03/09/2011
    Idade : 27
    Localização : Aracaju

    Inbreeding Sim ou não? Empty Re: Inbreeding Sim ou não?

    Mensagem  Wallace Rezende Ter Set 13, 2011 4:26 pm

    Oque acharam?
    pedro.marinho
    pedro.marinho


    Mensagens : 211
    Data de inscrição : 12/09/2011

    Inbreeding Sim ou não? Empty Re: Inbreeding Sim ou não?

    Mensagem  pedro.marinho Ter Set 13, 2011 4:33 pm

    Eu não cruzaria dois parentes próximos de forma alguma, caso um dos pais porte alguma doença genética recessiva que ficaria oculta nele a vida inteira(prognatismo por exemplo), os filhotes também portarão, e se cruzados entre si, essa característica pode aparecer em algum desses filhotes.

    Sem contar nos problemas genéticos como patas tortas, má formação da coluna, e muitos problemas de saúde, que torna o pássaro sensível a doenças.

    Acho arriscado fazer cruzamentos como esse. Só faria entre parentes distantes como primos, tia e sobrinho entre outros...

    Abração.
    erisson
    erisson


    Mensagens : 1475
    Data de inscrição : 31/07/2011

    Inbreeding Sim ou não? Empty Re: Inbreeding Sim ou não?

    Mensagem  erisson Ter Set 13, 2011 5:27 pm

    eu iria desfazer o casal...arriscado demais para as aves e, na natureza, tenho certeza que escolheriam outro parceiro e não o irmão.

    separa!

    abs
    nariella 1
    nariella 1


    Mensagens : 1012
    Data de inscrição : 23/07/2011
    Localização : MSN n.wesp@hotmail.com

    Inbreeding Sim ou não? Empty Re: Inbreeding Sim ou não?

    Mensagem  nariella 1 Ter Set 13, 2011 7:38 pm

    bom minha opiniao tu ja sabe mas e como eu falei vc pode ter verios portadores ai e nem sabe e ainda que um periquito verde sempre pode ser portador de azul veja se vc nao tem alguma femea com uma pequena mancha na cabeça ou ate faltando iris em um dos olhos isso indica que e portadora de ar na ultima das ipoteses troque um dos seus quitos por um AR em uma pet. e sim o acasalamento que vc citou assima com um cintilante e bom contando que o cintilante tmb nao seja portador de diluido pois ai vai sair um cintilante apagadinho e fica meio sem graça mas este cruzamento e valido!
    avatar
    jcesardutra


    Mensagens : 435
    Data de inscrição : 24/07/2011

    Inbreeding Sim ou não? Empty Re: Inbreeding Sim ou não?

    Mensagem  jcesardutra Dom Set 18, 2011 1:19 am

    Eu penso que não há necessidade de cruzar irmãos, separa e pronto. Assim como eles se acasalaram também cada um vai novamente se acasalar com outro parceiro. Os grandes criadores fazem uso deste artifício, mas com um propósito bem determinado e muito estudado antecipadamente.
    Podem nascer defeituosos sim, mas também em aves não aparentadas podem nascer algum com defeitos. Na minha experiência este tipo de acasalamento se for usado seguidamente vai acabar por diminuir bastante a fertilidade e a resistência física (imunidade á doenças). Acredito que não há necessidade deste tipo de acasalamento. No máximo acasalar como o orientado pelo seu Rolli Brush, primos, netos sobrinhos e extranhos.

    Conteúdo patrocinado


    Inbreeding Sim ou não? Empty Re: Inbreeding Sim ou não?

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom maio 12, 2024 4:02 pm