Vida de Periquito Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Vida de Periquito Forum

Anúncios

Complemento na alimentação. Crystal_catcher_banner_610_playstore

Últimos assuntos

» Colocar bebedouro
Complemento na alimentação. EmptyTer maio 21, 2019 12:16 pm por Severino

» PERIQUITO DA CAATINGA DOENTE E COM 22 ANOS
Complemento na alimentação. EmptyTer maio 21, 2019 12:11 pm por Severino

» Periquito doente? Ele parece bem, mas só dorme.
Complemento na alimentação. EmptyQui Abr 04, 2019 5:07 pm por Rafaela bohler

» Retirar um filhote do ninho para amansar.
Complemento na alimentação. EmptyQua Mar 28, 2018 11:37 am por Paulo

» COMPREENDENDO AS MUTAÇÕES (DOMINANTES, RECESSIVAS, LIGADAS AO SEXO) E COMO ELAS FUNCIONAM.
Complemento na alimentação. EmptyQua Fev 07, 2018 4:37 pm por kaique uliana

» Periquito da Caatinga doente? Por favor, me ajudem!
Complemento na alimentação. EmptyDom Out 08, 2017 2:45 pm por carolinec

» Ajuda com genetica
Complemento na alimentação. EmptySex Out 06, 2017 10:57 am por Iago Lessa

» Primeiro ovo.
Complemento na alimentação. EmptyQui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Complemento na alimentação. EmptyDom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

3 participantes

    Complemento na alimentação.

    avatar
    giovannasrr


    Mensagens : 20
    Data de inscrição : 12/05/2012

    Complemento na alimentação. Empty Complemento na alimentação.

    Mensagem  giovannasrr Dom maio 20, 2012 10:20 am

    Pessoal meus periquitos comem uma mistura de alpiste e paiço com alguns grãos de aveia que tiro da mistura para calopsitas,no entanto coloquei o mais novinho(que já tem mais ou menos 1 mês e meio) com as calos,pois a mãe estava batendo nele,e ele acaba indo comer na vasilha delas.Gostaria de saber quais sementes podem fazer mal a um quito.Outra dúvida é que eu gostaria de complementar a alimentação deles com verduras e ovo cozido,mas não sei quais e como preparar,se pode dar cru ou tem que cozinhar?O ovo é cozido ofereço com clara e gema ou ofereço apenas a gema? E a casca do ovo posso por para secar,esfarelar e oferecer como suplementação de cálcio?
    Abraço!
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Complemento na alimentação. Empty Re: Complemento na alimentação.

    Mensagem  Eliseu Patrizi Dom maio 20, 2012 11:15 am

    Gioanna, basicamente as mesmas sementes q calopsitas comem é a mesma q os quitos comem, porém a épocas q eles quase não comem girassol pequeno e aveia e a épocas q comem mais, eles sabem qdo irão precisar, por isso na mistura precisa ter. Basicamente uma boa mistura de periquito consiste em 60% de alpiste, 20% milho alvo ou painço, 10% g-sol pequeno e 10% de aveia. Qto a complementos como verduras, eu ofereço chicória e espinafre, qdo dou uma não dou a outra, ofereço de vez em quando pão duro, não pode ser pão fresco, qto a ovo cozido precisa tomar alguns cuidados, eles precisam cozinhar pelo menos por 20 min. para matar salmonela se tiver, e quando vc der a eles, deve deixar disponível no máximo 4 hrs no frio e 2 hrs no calor, pois depois desse tempo começa a estragar, pode ser clara e gema, tudo junto, vc corta no meio e coloca naqueles porta ovo de plastico q vende nos pets. Eu ajunto casca de ovos, depois torro pelo menos por uns 15 min. Qdo a casca tá ficando dourada, espero esfriar e trituro no liquidificador, e ofereço a eles como fonte de cálcio, eles gostam. Coloco numa vasilha separada, pois qdo eles querem vão lá e comem. Voltando ao ovo cozido q é proteína animal, 3 vezes por semana é suficiente. Eles gostam tbm de milho verde, pode dar tbm umas 3 vezes por semana, e coloque um pedaço da espiga q eles comam nas primeiras horas, pois se eles não comerem tudo, depois moscas posam em cima e transmitem bactérias. Alguns gostam de jiló. Qto as verduras e o milho lave bem em água corrente, isso é o suficiente. Se eu esqueci alguma coisa os colegas vão ajudar.
    erisson
    erisson


    Mensagens : 1475
    Data de inscrição : 31/07/2011

    Complemento na alimentação. Empty Re: Complemento na alimentação.

    Mensagem  erisson Dom maio 20, 2012 1:57 pm

    eu faço quase a mesma coisa que o eliseu, só que na minha mistura vai tb o painço verde, o níger e o arroz catete. O arroz eles comem pouquinho.

    Eu não dou casca de ovo, pois quase não como ovos...rs...e o ovo cozido dou raramente, coisa de uma ou duas vezes no mês. Os meus comem pouco.

    Sobre as verduras, eu dou mais almeirão e couve. Sempre opte por verduras escuras e nunca as claras, como alface, pois dão diarréia.

    Tb dou jiló. Nos dias em que dou uma verdura, não dou o milho. Milho eu dou duas vezes na semana e verdura tb. Pão é uma vez na semana e olhe lá.

    É isso aí.
    Abs
    avatar
    giovannasrr


    Mensagens : 20
    Data de inscrição : 12/05/2012

    Complemento na alimentação. Empty Re: Complemento na alimentação.

    Mensagem  giovannasrr Sex Jun 29, 2012 4:33 pm

    Essa semana co prei paiço vermelho,preto e niger,faz mal dar pra eles?ouvi dizer que niger tem mais proteina, e qual a porcentagem posso dar?
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Complemento na alimentação. Empty Re: Complemento na alimentação.

    Mensagem  Eliseu Patrizi Sex Jun 29, 2012 5:01 pm

    Giovanna, eu tentei da niger p os meus, eles não pegaram mto, então desisti. Li em certo artigo q ele precisa ser dado em quantidade equilibrada, pq tem mta gordura vegetal. Eu prefiro usar na mistura dos meus, 60 % alpiste, 20% painço, 10% aveia e 10% girassol pequeno. Prefiro colocar o girassol em pequenas quantidade pq uns gostam outros não. Mas alpiste, painço e aveia esses todos pegam. Experimenta oferecer o niger, p ver se os seus gostam. Mas sempre capricha no alpiste, é a semente q tem mais proteína.
    erisson
    erisson


    Mensagens : 1475
    Data de inscrição : 31/07/2011

    Complemento na alimentação. Empty Re: Complemento na alimentação.

    Mensagem  erisson Sex Jun 29, 2012 5:29 pm

    eu sou níger e painço verde
    os meus adoram!
    abs
    avatar
    giovannasrr


    Mensagens : 20
    Data de inscrição : 12/05/2012

    Complemento na alimentação. Empty Re: Complemento na alimentação.

    Mensagem  giovannasrr Sex Jun 29, 2012 5:46 pm

    Observei que uma das fêmeas pegou,justamente a que estava mais debilitada,por colocar ovos sem caixa ninho na gaiola(a mesma que mensionei no tópico saude e alimentação), ela foi direto no niger. Very Happy
    Só tenho mais dificuldade para encontrar aveia em boa qualidade,na feira onde procurei estava cheia de farelo com buraquinhos...
    Poderia substituir de alguma outra forma a aveia?
    Vlw!Abraço!

    Conteúdo patrocinado


    Complemento na alimentação. Empty Re: Complemento na alimentação.

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb Jun 22, 2024 11:13 pm