Vida de Periquito Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Vida de Periquito Forum

Anúncios

Femear a chocar Crystal_catcher_banner_610_playstore

Últimos assuntos

» Colocar bebedouro
Femear a chocar EmptyTer maio 21, 2019 12:16 pm por Severino

» PERIQUITO DA CAATINGA DOENTE E COM 22 ANOS
Femear a chocar EmptyTer maio 21, 2019 12:11 pm por Severino

» Periquito doente? Ele parece bem, mas só dorme.
Femear a chocar EmptyQui Abr 04, 2019 5:07 pm por Rafaela bohler

» Retirar um filhote do ninho para amansar.
Femear a chocar EmptyQua Mar 28, 2018 11:37 am por Paulo

» COMPREENDENDO AS MUTAÇÕES (DOMINANTES, RECESSIVAS, LIGADAS AO SEXO) E COMO ELAS FUNCIONAM.
Femear a chocar EmptyQua Fev 07, 2018 4:37 pm por kaique uliana

» Periquito da Caatinga doente? Por favor, me ajudem!
Femear a chocar EmptyDom Out 08, 2017 2:45 pm por carolinec

» Ajuda com genetica
Femear a chocar EmptySex Out 06, 2017 10:57 am por Iago Lessa

» Primeiro ovo.
Femear a chocar EmptyQui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Femear a chocar EmptyDom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

+2
Wallace Rezende
Filtorres
6 participantes

    Femear a chocar

    Filtorres
    Filtorres


    Mensagens : 31
    Data de inscrição : 21/02/2012

    Femear a chocar Empty Femear a chocar

    Mensagem  Filtorres Ter Fev 21, 2012 1:20 pm

    Ol boa tarde

    No ano passado comprei 1 casal de periquitos australianos, ainda eram jovens. No inicio do outono, aqui em Portugal em meados de Outubro a femea pôs alguns ovos mas ela ou ele acabavam por parti-los.
    Acontece que agora ela no espaço de 1 semana pos 2 ovos e esta a chocar-los, como é a primeira vez que ela o faz e como ainda esta um pouco frio gostaria de sber como proceder.

    Se me puderem ajudar agradecia
    Wallace Rezende
    Wallace Rezende


    Mensagens : 334
    Data de inscrição : 03/09/2011
    Idade : 27
    Localização : Aracaju

    Femear a chocar Empty Re: Femear a chocar

    Mensagem  Wallace Rezende Ter Fev 21, 2012 1:36 pm

    Primeiramente, sei que é uma pergunta boba, mas realmente são um casal? Ja os viu cruzando? É que é um erro muito comum, no caso os seus podem ser 2 fêmeas... Se puder postar fotos aqui seria mais esclarecedor...

    Bem vinda ao Forum, bom, de inicio seria ótimo coloca-los na parte interna da casa, para que não peguem correntes de ar,se mesmo assim a temperatura for muito amena, cubra a gaiola com um pano, mas não por completo, mas que o ninho esteja dentro da area coberta, com relação a comida, deve-se reforçar a alimentação deles com complexos vitamínicos e mais ração, assim que nascerem os filhotes deve-se dar vegetais como Couve, almeirão e etc... Água sempre fresca e a gaiola sempre limpa, basicamente é isso... Se tiver mais duvidas quanto qualquer coisa pode perguntar... Abrçs
    Filtorres
    Filtorres


    Mensagens : 31
    Data de inscrição : 21/02/2012

    Femear a chocar Empty Re: Femear a chocar

    Mensagem  Filtorres Ter Fev 21, 2012 1:44 pm

    Obrigado pela rápida resposta

    Tenho a certeza que são casal, isto pela cor da cera, ele é verde e tem a cera azul e ela é azul e tem a cera acastanhada.

    Nunca os vi a acasalar, isto porque eles estao na cobertura do jardim e por isso nao tenho algulo de visao permanente! No verao passado ela destruiu os ovos ao fim de 1 dia, desta vez esta mesmo dedicada.

    Em breve colocarei aqui uma fotografia dos dois.

    Obrigado mais uma vez.
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Femear a chocar Empty Re: Femear a chocar

    Mensagem  Eliseu Patrizi Ter Fev 21, 2012 5:21 pm

    As dicas do Wallace estão corretas, vc precisa tomar cuidado com o frio, periquitos não gostam de temperaturas muito baixa.Se não for possível colocá-los no interior da casa, pelo menos cubra a gaiola a noite para protegê-los. Tomará q dessa vez ela tire os filhotinhos.
    erisson
    erisson


    Mensagens : 1475
    Data de inscrição : 31/07/2011

    Femear a chocar Empty Re: Femear a chocar

    Mensagem  erisson Ter Fev 21, 2012 8:08 pm

    se ela já está chocando não é uma b mudar a gaiola de lugar, pois ela pode abandonar o ninho...]
    abs e sorte
    Filtorres
    Filtorres


    Mensagens : 31
    Data de inscrição : 21/02/2012

    Femear a chocar Empty Já tenho 3 filhotinhos

    Mensagem  Filtorres Dom Mar 11, 2012 7:35 am

    Olá bom dia

    Na sequência deste tópico, onde a minha "piriquita" estava a chocar, venho dizer-vos que dos 4 ovinhos que ela pôs já saíram 3:) tem sido 1 por dia, o primeiro foi no dia 8, com a mudança da lua. Fica a faltar sair 1!

    Agora gostaria de vos perguntar o seguinte. A gaiola que eu tenho, não é grande o suficiente para todos, gostaria de saber se já os posso trocar para uma gaiola maior, ou ainda existe o risco de ela abandonar os filhotinhos?

    Obrigado!
    Arthur Kevin
    Arthur Kevin


    Mensagens : 100
    Data de inscrição : 11/02/2012
    Idade : 24
    Localização : Cel. Fabriciano - MG

    Femear a chocar Empty Re: Femear a chocar

    Mensagem  Arthur Kevin Dom Mar 11, 2012 9:45 am

    Se os ovinhos já eclodiram, não troque de lugar pois pode ocorrer esse risco espere eles ficarem grandinhos.
    erisson
    erisson


    Mensagens : 1475
    Data de inscrição : 31/07/2011

    Femear a chocar Empty Re: Femear a chocar

    Mensagem  erisson Dom Mar 11, 2012 2:13 pm

    olá Fil

    não mude a gaiola agora...espere eles crescerem, saírem do ninho e começarem a comer sozinhos...aí sim vc pode colocar todos numa gaiola maior.
    abs
    Filtorres
    Filtorres


    Mensagens : 31
    Data de inscrição : 21/02/2012

    Femear a chocar Empty diferença de 6 dias

    Mensagem  Filtorres Qua Mar 14, 2012 6:18 am

    Bom dia

    Hoje tive mais uma surpesa, o 4 ovo eclodiu:)

    100% de sucesso. Mas agora fiquei preocupado, este filhotinho tem diferença de 6 dias e é muito mais pequeno que os 3 irmãos. O que devo fazer? Será que este atraso nao irá fazer com que ele acabe por morrer. è que ele tem metade do tamanho dos irmãos.

    Podem ajudar?

    Obrigado

    Ps: Aproveito tb para vos apresentar o meu jovem casal, a Ágata (azul) e o meio conto (verde)
    Femear a chocar Piriquitos
    nariella 1
    nariella 1


    Mensagens : 1012
    Data de inscrição : 23/07/2011
    Localização : MSN n.wesp@hotmail.com

    Femear a chocar Empty Re: Femear a chocar

    Mensagem  nariella 1 Qua Mar 14, 2012 11:53 am

    fil nao se preocupe pq o normal para o 4ºovo e de 8 dias e até 6 quitinhos que dao 12 dias de diferença uma femea boa cuida muito bem ela sabe separar eles pra que nao sufoquem. fique tranquilo que se ele ja durou um dia nao tem risco
    Filtorres
    Filtorres


    Mensagens : 31
    Data de inscrição : 21/02/2012

    Femear a chocar Empty Re: Femear a chocar

    Mensagem  Filtorres Qua Mar 14, 2012 3:20 pm

    Espero que sim. Os 3 irmão quase duplicaram o tamanho em 2 dias, ela esta tratando bem deles mesmo e é a primeira ninhada deles:)

    Estou muito orgulhoso deles!
    erisson
    erisson


    Mensagens : 1475
    Data de inscrição : 31/07/2011

    Femear a chocar Empty Re: Femear a chocar

    Mensagem  erisson Qua Mar 14, 2012 7:58 pm

    fique apenas de olho se o menor tem comida no papo...se ela estiver alimentado fique tranquilo, que é felicidade certa...rs
    Filtorres
    Filtorres


    Mensagens : 31
    Data de inscrição : 21/02/2012

    Femear a chocar Empty Re: Femear a chocar

    Mensagem  Filtorres Qua Mar 14, 2012 8:27 pm

    So espero que tudo corra bem. Já me afeiçoei tamto ao mais pequeno, os irmãos estão uns matuloes, da noite para o dia duplicaram o tamanho, fizeram hoje 6 dias, devem estar a abrir os olhos não é?

    Ps: Caso a mae nao esteja a alimentar o menor, o que posso fazer?

    Abraço
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Femear a chocar Empty Re: Femear a chocar

    Mensagem  Eliseu Patrizi Qua Mar 14, 2012 9:53 pm

    Vc saberá se ela alimente o menor por observar se o papo dele tem uma papa, da p ver. Se ela alimentar ele, logo ele cresce e se aproxima do tamanho dos irmãos p concorrer melhor a comida. Como a Nariela disse, isso depende muito da mãe, qdo ela é boa, cria até 6 filhotes com diferença de até 12 dias. Antes de pensar em fazer algo, da uma chance a mãe. 4 é um numero bom para ela criar.
    Filtorres
    Filtorres


    Mensagens : 31
    Data de inscrição : 21/02/2012

    Femear a chocar Empty Re: Femear a chocar

    Mensagem  Filtorres Qui Mar 15, 2012 6:26 am

    Bom dia

    Estou muito preocupado com o quitinho menor. Não me parece que esteja a ser alimentado e esta um pouco letargico No

    Que devo fazer, poderei ser eu a alimenta-lo? Não queria nada perde-lo pale

    Ajuda por favor...

    Edit: Fui agora ve-lo, nao resistiu.... ja o tirei do ninho Sad
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Femear a chocar Empty Re: Femear a chocar

    Mensagem  Eliseu Patrizi Qui Mar 15, 2012 8:19 am

    Q pena q o filhotinho menor tenha morrido. Infelizmente todos nós q criamos quitos, em algum momento passamos por isso. Mas pelo q entendi é a primeira vez q sua fêmea tira filhote, estou certo? Na próxima ele vai tá com mais experiência. As vezes o próprio filhotinho nasce um pouco fraco do ovo, e a mãe não consegue salvá-lo. Já tive experiência aqui q no primeiro filhote, ele morreu pq já nasceu debilitado. Agora é ajudar o casal com uma boa alimentação, p q os outros 3 possam criar saudáveis.
    Filtorres
    Filtorres


    Mensagens : 31
    Data de inscrição : 21/02/2012

    Femear a chocar Empty Re: Femear a chocar

    Mensagem  Filtorres Qui Mar 15, 2012 8:55 am

    Obrigado Eliseu

    Sim, de facto é a primeira ninhada dela, ele ja nasceu pequenino mesmo e como os irmao ja começam a ficar bem irrequietos terao acabado por pisa-lo.

    Os 3 estão bem, com o papo cheio e cheios de jenica, por isso acredito que tenham sucesso. O pai e a mae sao muito dedicados.

    Hoje é o setimo dia do mais velho, deve estar a abrir os olhinhos certo?
    Filtorres
    Filtorres


    Mensagens : 31
    Data de inscrição : 21/02/2012

    Femear a chocar Empty Re: Femear a chocar

    Mensagem  Filtorres Qua Mar 21, 2012 8:35 pm

    Boa noite

    Venho perguntar como posso limpar o ninho dos meus piriquitos.

    Tenho 3 com cerca de 10 dias, ja todos ocm olhos abertos e ja com penas amarelinhas a surgir. So que o ninho ta ficando sujo.

    Eu posso tirar o ninho da gaiola, tirar os filhotinhos e limpar a sujeira?

    Não existe perigo de a mae rejeita-los, pois eu vou mexer neles...

    Ajuda por favor.
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Femear a chocar Empty Re: Femear a chocar

    Mensagem  Eliseu Patrizi Qua Mar 21, 2012 8:48 pm

    Torres eu só limpo o ninho qdo a sujeira é do tipo melecada e úmida, qdo tá tudo sequinho eu evito de mexer, pois a medida q vai se formando as fezes sequinhas e dura noto q a umidade vai p baixo e não suja os filhotes. Tbm procuro deixar sempre a tampa um pouco aberta, poucos centímetros p ventilar. Se o seu ninho tá ficando melecado e molhado, com uma colher de sopa de metal vc raspa as fezes coloca um pouco de maravalha comprada em pets, e só o suficiente p eles ficarem em cima, daí devolve p a mãe. Não se preocupe ela não abandona os filhotes, e o procedimento de limpeza é rápido, se os pesinhos deles estiverem grudando fezes aproveita p limpar junto.
    Filtorres
    Filtorres


    Mensagens : 31
    Data de inscrição : 21/02/2012

    Femear a chocar Empty Re: Femear a chocar

    Mensagem  Filtorres Qua Mar 21, 2012 8:50 pm

    ainda nao esta melado nado... parece um pozinho só!

    Pode ficar assim?
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Femear a chocar Empty Re: Femear a chocar

    Mensagem  Eliseu Patrizi Qua Mar 21, 2012 9:03 pm

    OS FILHOTES ESTÃO LIMPINHOS? ENTÃO EU AINDA NÃO MEXERIA, DEIXA MAS P FRENTE. HÁ NINHOS MEUS Q EU NÃO PRECISO LIMPAR ATÉ O FINAL, E TEM FEMEAS Q ELAS MESMAS LIMPAM. PROCURA SÓ CRIAR UM MECANISMO P DEIXAR A TAMPA LEVEMENTE SUSPENSA P CIRCULAR O AR. QDO SEUS FILHOTINHOS ESTIVEREM MAIS EMPENADO, MANDA UMAS FOTOS P VERMOS ESSES PORTUGUESES.
    Filtorres
    Filtorres


    Mensagens : 31
    Data de inscrição : 21/02/2012

    Femear a chocar Empty Re: Femear a chocar

    Mensagem  Filtorres Qui Mar 22, 2012 6:12 am


    Cá estão eles...começando a ficar empenadinhos... está-me a parecer que vão ser verdes como o pai:) São o meu orgulho


    Femear a chocar 2semanas

    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Femear a chocar Empty Re: Femear a chocar

    Mensagem  Eliseu Patrizi Qui Mar 22, 2012 8:00 am

    Estão ótimos, no ninho por enquanto tá tubo bem, as fezes deles estão sequinhas. Qtos aos filhotinhos mesmo q pareçam q serão iguais, qdo crescer vc verá q cada um será de um jeito com sua particularidade. Parabéns pelos seus filhotinhos, q sejam os primeiros de muitos.
    Filtorres
    Filtorres


    Mensagens : 31
    Data de inscrição : 21/02/2012

    Femear a chocar Empty Re: Femear a chocar

    Mensagem  Filtorres Qui Mar 22, 2012 8:29 am

    Agora gostava de colocar 2 questões.

    1º - Eu queria amansar um deles, posso já começar a faze-lo e se sim como o posso fazer. Tenho muito medo que ela os rejeite.

    2ª - Por alguns outros foruns li que o quito tb pode aprender a falar, quase como um papagaio? É mesmo possível?

    Obrigado por toda a vossa ajuda. estou a adorar esta experiência. Já lhe comprei uma gaiola bem grande para que possam estar bem confortáveis.

    Obrigado ao forum, pois sem voces não saberia o que fazer Smile
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Femear a chocar Empty Re: Femear a chocar

    Mensagem  Eliseu Patrizi Qui Mar 22, 2012 10:07 am

    Ainda estão muito novinhos para serem manuseados, agora é a hora do casal cuidar deles. Eu aconselho para quem quer ter um mansinho, escolher de preferência um machinho mais calminho, qdo já estiver comendo sementes sozinhos, por volta dos 35 a 40 dias, dai cortar as asinhas dentro do padrão e mante-lo em contado com o ser humano. Não vejo necessidade de separar da mãe e dar papinha, tenho um conhecido q vem aqui em casa, pega um monte q não estejam bicando forte, corta a asa fica com eles uns dois dias e vendem nos pets como manso. Já teve vizinhos meus q vieram aqui escolheram quitos novos, levaram p casa cortaram as asas e amansaram. Esses filhotes q tais pessoas amansaram já estavam voando e comendo sozinhos. Quito australiano não falam, esses q falam, são chamados de periquitos mas são outras espécies e normalmente são parecidos com papagaios e grandes, quem consegue falar pequenas frases com um pouco de dificuldade é a calopsita. Mas um quito australiano manso fica interessante, pois eles aprendem a fazer gracinhas.

    Conteúdo patrocinado


    Femear a chocar Empty Re: Femear a chocar

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom maio 19, 2024 3:11 pm