Vida de Periquito Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Vida de Periquito Forum

Anúncios

Sem penugem ?? Crystal_catcher_banner_610_playstore

Últimos assuntos

» Colocar bebedouro
Sem penugem ?? EmptyTer maio 21, 2019 12:16 pm por Severino

» PERIQUITO DA CAATINGA DOENTE E COM 22 ANOS
Sem penugem ?? EmptyTer maio 21, 2019 12:11 pm por Severino

» Periquito doente? Ele parece bem, mas só dorme.
Sem penugem ?? EmptyQui Abr 04, 2019 5:07 pm por Rafaela bohler

» Retirar um filhote do ninho para amansar.
Sem penugem ?? EmptyQua Mar 28, 2018 11:37 am por Paulo

» COMPREENDENDO AS MUTAÇÕES (DOMINANTES, RECESSIVAS, LIGADAS AO SEXO) E COMO ELAS FUNCIONAM.
Sem penugem ?? EmptyQua Fev 07, 2018 4:37 pm por kaique uliana

» Periquito da Caatinga doente? Por favor, me ajudem!
Sem penugem ?? EmptyDom Out 08, 2017 2:45 pm por carolinec

» Ajuda com genetica
Sem penugem ?? EmptySex Out 06, 2017 10:57 am por Iago Lessa

» Primeiro ovo.
Sem penugem ?? EmptyQui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Sem penugem ?? EmptyDom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

+2
Felype Serrano
Valentim
6 participantes

    Sem penugem ??

    Valentim
    Valentim


    Mensagens : 212
    Data de inscrição : 23/12/2013
    Localização : Elvas, Portugal

    Sem penugem ?? Empty Sem penugem ??

    Mensagem  Valentim Sáb maio 10, 2014 10:16 am

    Olá,

    tenho um casal de periquitos: Cinza Asas Claras x Cinza GF
    aparentam ser completamente normais e com saúde.

    Neste momento estão com uma ninhada de 3 filhotes (20, 16 e 14 dias).
    O mais velho aparenta ser completamente normal, no entanto os dois mais novos não apresentaram a característica penugem branca antes do nascimento dos canhões das penas. Ficaram completamente despidos até as penas começarem a nascer...

    Esta situação pode acontecer? É anormal?
    Eles estão de bom tamanho e as penas das asas e do rabo estão a crescer.

    Segue uma foto para ilustrar.

    Sem penugem ?? 10178000_1422132438051784_8371006951815061512_n
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    Sem penugem ?? Empty Re: Sem penugem ??

    Mensagem  Felype Serrano Sáb maio 10, 2014 11:32 am

    Olá Valentim, certamente o casal está querendo entrar em uma nova postura tanto o macho como a fêmea podem estar fazendo isso.

    É anormal quando se trata de uma criação perfeita mais ao mesmo tempo pode ser normal pois o casal está preparando outra postura, separe o agressor que logo as penugens voltam a crescer.

    O azul o nosso amigo aqui do fórum coloca tela na porta do ninho sem que os pais entrem para atingir os filhotes assim eles conseguem ser alimentado pelo buraco da tela aquela mesmo que você usa para as suas gaiolas
    Valentim
    Valentim


    Mensagens : 212
    Data de inscrição : 23/12/2013
    Localização : Elvas, Portugal

    Sem penugem ?? Empty Re: Sem penugem ??

    Mensagem  Valentim Sáb maio 10, 2014 12:03 pm

    Felype, tudo bem?  Cool 

    Olha, não é o casal que é agressivo, eles até são bem cuidadosos com os pequenos. Eles não tiveram foi o nascimento daquela penugem branca, saltaram essa fase, passaram logo para a parte em que os canhões das penas começam a aparecer  Razz 

    e eu achei isso estranho porque ainda nunca tinham ficado despidos até tão tarde Smile as pernas agora estão a nascer normalmente nas asas, rabo e costas. Mas volto a sublinhar...sem aparecer a penugem branca normal
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    Sem penugem ?? Empty Re: Sem penugem ??

    Mensagem  Felype Serrano Sáb maio 10, 2014 12:08 pm

    Valentim , logo quando isso acontece os pais arrancam mesmo as penugens brancas por si aqui ja aconteceu isso com os filhotes mais novos dou um último exemplo que aconteceu por aqui mesmo que foi da minha Calopsita mais nova os pais aparentemente pareciam calmo e não davam sinais de que iriam botar novamente e logo fui percebendo que ela estava com um mal desenvolvimento e a falta das penugens mais fui deixando até ter certeza e logo vi eles começarem uma nova postura sendo que tive que cuidar dela no final, digo isso por que aconteceu com os filhotes de periquitos também, se fosse algo genético como está desconfiado não iria nascer penas nas asas rabo e etc. abraço !  Very Happy 
    Valentim
    Valentim


    Mensagens : 212
    Data de inscrição : 23/12/2013
    Localização : Elvas, Portugal

    Sem penugem ?? Empty Re: Sem penugem ??

    Mensagem  Valentim Sáb maio 10, 2014 12:53 pm

    Ahh, entendi Felype Smile vou estar muito atento então, talvez coloque uma protecção no ninho de maneira a que os pais possam alimentar os filhotes sem entrarem no ninho Smile

    vou tentar imaginar aqui um esquema Smile
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Sem penugem ?? Empty Re: Sem penugem ??

    Mensagem  Eliseu Patrizi Sáb maio 10, 2014 5:53 pm

    Alguns casais costumam ter esse mal habito, é como se fosse um vicio, e o melhor é identificar se é a mãe ou o pai q faz isso.
    Aqui tenho casais q arrancam só as penugens, mas qdo começam a nascer as penas não arrancam.
    Já outros arrancam as penas do corpo, e deixam as da asas e cauda, e os piores são os q arrancam as penas até das asas e cauda qdo começam a nascer.

    É ruim p os filhotes, pq alem de doer e machucar, acabam ficando tão estressados q começam a emagrecer, não desenvolvem como outros filhotes.
    Nesse caso ou retira o agressor e deixa só um criar ou pode passar p outros casais criarem.
    Fazer o esquema q o AZUL ensinou de colocar uma tela na portinha pode ser um recurso p deixar os próprios pais criarem.
    Eu estou usando esse esquema com um casal q a fêmea inglês rendada é muito louca, arranca as penas assim q começam a nascer.

    http://forum.vidadeperiquito.com.br/t2639-salvando-filhotes


    Esse filhote foi o primeiro q fiz a experiência com ela assim q notei o ataque as penas.
    Depois q coloquei a tela de pinteiro na portinha a mãe só conseguia enviar a cabeça o suficiente p alimentar e o filhotinho cresceu saudavel e com penas completas.


    Sem penugem ?? 13968340400_184c96e7a4_z
    Sem penugem ?? 13968340488_c221cc564b_z
    Sem penugem ?? 14152154092_4fe6464e82_z


    Última edição por Eliseu Patrizi em Sáb maio 10, 2014 6:59 pm, editado 1 vez(es)
    Valentim
    Valentim


    Mensagens : 212
    Data de inscrição : 23/12/2013
    Localização : Elvas, Portugal

    Sem penugem ?? Empty Re: Sem penugem ??

    Mensagem  Valentim Sáb maio 10, 2014 6:18 pm

    Obrigado Felype e Eliseu Smile ajuda preciosa.

    Pois, eu não tinha tido até hoje pais fazendo isso nas crias, eles parecem meigos com os filhos mas passam muito tempo no interior do ninho, tanto o pai como a mãe.

    Sendo assim amanhã vou tentar colocar o ninho no interior da gaiola. Além disso vou acrescentar uma tela na entrada do ninho como vc ilustrou nas fotos Eliseu.

    Pergunto ainda:

    - eles vão alimentar os filhotes por igual? é que um poderá colocar-se na entrada e não deixar os outros comer do bico dos pais.

    - durante a noite, eles não vão sentir frio no interior do ninho? penso que neste caso os 3 devem manter uma boa temperatura e não devem sentir grande diferença.
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Sem penugem ?? Empty Re: Sem penugem ??

    Mensagem  Eliseu Patrizi Sáb maio 10, 2014 6:30 pm

    Acho q 3 juntos e pelo tamanho q vi nas fotos já produzem calor p se aquecerem. TBm pelo tamanho deles, acho q já são espertos p brigarem pela comida de maneira igual.

    Não sei como é o modelo do seu ninho, mas esse meu tem duas repartições, por isso coloquei uma base p o filhote ficar só na frente, mas assim q ele ficou maior, tirei, e ia p o interior e qdo os pais chegavam na entrada ele vinha p frente receber o alimento.

    Só cuidado p não colocar um buraco de tela q os pais consigam enfiar parte do corpo, pq com essa largura do buraco da tela da foto, a minha fêmea inglesa estava conseguindo ainda arrancar as penas dos filhotes, só depois q regulei o tamanho p ela enfiar no máximo parte da cabeça, q o filhote ficou 100%.
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    Sem penugem ?? Empty Re: Sem penugem ??

    Mensagem  Felype Serrano Dom maio 11, 2014 11:52 am

    O Eliseu sempre explicando de maneira exata e mais fácil de interpretar.

    Valentim acho que a maneira que você quer fazer é um recurso bom para eles, espero que parem com isso e os seus filhotes cresçam saudáveis, boa sorte para você e mais um tópico bem realizado  study 
    Valentim
    Valentim


    Mensagens : 212
    Data de inscrição : 23/12/2013
    Localização : Elvas, Portugal

    Sem penugem ?? Empty Re: Sem penugem ??

    Mensagem  Valentim Qua maio 14, 2014 9:39 am

    Actualizando:

    Coloquei a "tela" (nós aqui chamamos rede) na entrada do ninho como aqui me foi indicado por vocês. Foi por tentativas porque da primeira vez ela consegui entrar, nunca pensei que coubesse num buraco tão pequeno mas entrou, por isso coloquei uma entrada mais reduzida e eles agora apenas conseguem colocar a cabeça no interior do ninho para alimentar os pequenos Smile

    Até ao momento o resultado está a ser bom, os filhotes estão de papo cheio, vamos esperar que tudo corra bem  Cool 

    Obrigado pelas dicas! quando estiverem todos empenados coloco fotos para podermos ver a diferença  Surprised 
    AZUL
    AZUL


    Mensagens : 1427
    Data de inscrição : 25/07/2012

    Sem penugem ?? Empty Sem penugem?

    Mensagem  AZUL Qua maio 14, 2014 6:26 pm

    Oi Valentim! Já recebeu ajuda de bons amigos. Mas não custa dar uma olhada no meu tópico SALVANDO FILHOTES! Lá mostra o uso da tela (rede) que você usa. Boa Sorte!
    Valentim
    Valentim


    Mensagens : 212
    Data de inscrição : 23/12/2013
    Localização : Elvas, Portugal

    Sem penugem ?? Empty Re: Sem penugem ??

    Mensagem  Valentim Qua maio 14, 2014 7:25 pm

    Azul, já dei uma olhada. O Eliseu indicou esse mesmo tópico e até colocou o link directo num comentário dele.

    Obrigado Smile

    Vamos ver se eles continuam a alimentar os pequenos
    Suellem Leme
    Suellem Leme


    Mensagens : 644
    Data de inscrição : 17/03/2014
    Idade : 30
    Localização : Santos

    Sem penugem ?? Empty Re: Sem penugem ??

    Mensagem  Suellem Leme Qua maio 14, 2014 7:25 pm

    Nossa, nunca tinha visto algo assim.... que bom que encontrou a causa....  Very Happy Very Happy 
    romalro
    romalro


    Mensagens : 821
    Data de inscrição : 01/07/2012
    Idade : 27
    Localização : Belém-Pará

    Sem penugem ?? Empty Re: Sem penugem ??

    Mensagem  romalro Sex maio 16, 2014 10:57 am

    Eliseu Patrizi escreveu:Alguns casais costumam ter esse mal habito, é como se fosse um vicio, e o melhor é identificar se é a mãe ou o pai q faz isso.
    Aqui tenho casais q arrancam só as penugens, mas qdo começam a nascer as penas não arrancam.
    Já outros arrancam as penas do corpo, e deixam as da asas e cauda, e os piores são os q arrancam as penas até das asas e cauda qdo começam a nascer.

    É ruim p os filhotes, pq alem de doer e machucar, acabam ficando tão estressados q começam a emagrecer, não desenvolvem como outros filhotes.
    Nesse caso ou retira o agressor e deixa só um criar ou pode passar p outros casais criarem.
    Fazer o esquema q o AZUL ensinou de colocar uma tela na portinha pode ser um recurso p deixar os próprios pais criarem.
    Eu estou usando esse esquema com um casal q a fêmea inglês rendada é muito louca, arranca as penas assim q começam a nascer.

    http://forum.vidadeperiquito.com.br/t2639-salvando-filhotes


    Esse filhote foi o primeiro q fiz a experiência com ela assim q notei o ataque as penas.
    Depois q coloquei a tela de pinteiro na portinha a mãe só conseguia enviar a cabeça o suficiente p alimentar e o filhotinho cresceu saudavel e com penas completas.


    Sem penugem ?? 13968340400_184c96e7a4_z
    Sem penugem ?? 13968340488_c221cc564b_z
    Sem penugem ?? 14152154092_4fe6464e82_z

    Nossa adorei essa ideia Eliseu, sorte que ainda não precisei usar, mas agora já tenho uma ideia caso ocorra. Valeu amigo! Smile
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Sem penugem ?? Empty Re: Sem penugem ??

    Mensagem  Eliseu Patrizi Sex maio 16, 2014 11:42 am

    Oi Romalro, realmente é uma boa ideia, mas quem teve foi nosso amigo AZUL.
    Ele ensinou num tópico q ele criou, e já apliquei a ideia dele algumas vezes e foi sucesso, e os filhotes ficaram bem, eu recomendo como uma ótima ideia. Very Happy 

    http://forum.vidadeperiquito.com.br/t2639-salvando-filhotes


    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    Sem penugem ?? Empty Re: Sem penugem ??

    Mensagem  Felype Serrano Sáb maio 17, 2014 6:01 pm

    Valentim escreveu:Azul, já dei uma olhada. O Eliseu indicou esse mesmo tópico e até colocou o link directo num comentário dele.

    Obrigado Smile

    Vamos ver se eles continuam a alimentar os pequenos

    Que bom que está dando certo Valentim !

    Eu ainda não precisei, mais caso aconteça vai ser legal, evita também da fêmea entrar em uma nova postura.

    Conteúdo patrocinado


    Sem penugem ?? Empty Re: Sem penugem ??

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg maio 13, 2024 6:36 am