Vida de Periquito Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Vida de Periquito Forum

Anúncios

Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs Crystal_catcher_banner_610_playstore

Últimos assuntos

» Colocar bebedouro
Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs EmptyTer maio 21, 2019 12:16 pm por Severino

» PERIQUITO DA CAATINGA DOENTE E COM 22 ANOS
Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs EmptyTer maio 21, 2019 12:11 pm por Severino

» Periquito doente? Ele parece bem, mas só dorme.
Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs EmptyQui Abr 04, 2019 5:07 pm por Rafaela bohler

» Retirar um filhote do ninho para amansar.
Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs EmptyQua Mar 28, 2018 11:37 am por Paulo

» COMPREENDENDO AS MUTAÇÕES (DOMINANTES, RECESSIVAS, LIGADAS AO SEXO) E COMO ELAS FUNCIONAM.
Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs EmptyQua Fev 07, 2018 4:37 pm por kaique uliana

» Periquito da Caatinga doente? Por favor, me ajudem!
Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs EmptyDom Out 08, 2017 2:45 pm por carolinec

» Ajuda com genetica
Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs EmptySex Out 06, 2017 10:57 am por Iago Lessa

» Primeiro ovo.
Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs EmptyQui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs EmptyDom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

+2
Suellem Leme
Enna
6 participantes

    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs

    Enna
    Enna


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 01/04/2014

    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs Empty Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs

    Mensagem  Enna Ter Abr 01, 2014 8:41 am

    Olá pessoal!

    Sei que esse tópico é frequente, mas preciso de ajuda para saber o sexo dos meus filhotes. Li várias mensagens e continuo perdida! rsrsrsrs

    Só aprendi (espero que esteja certo), que eles provavelmente são ADA?

    Se alguém puder me ajudar agradeço MUITO mesmo! Smile

    PS: Eles nasceram perto do Natal (meus presentes).

    Vou enviar as fotos nas mensagens seguintes!
    Suellem Leme
    Suellem Leme


    Mensagens : 644
    Data de inscrição : 17/03/2014
    Idade : 30
    Localização : Santos

    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs Empty Re: Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs

    Mensagem  Suellem Leme Ter Abr 01, 2014 8:47 am

    Ok, espero as fotos para tentar ajudar! Smile
    Enna
    Enna


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 01/04/2014

    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs Empty Re: Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs

    Mensagem  Enna Ter Abr 01, 2014 8:50 am

    Seguem as fotos.
    Anexos
    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs AttachmentIMAG6322.jpg
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (29 Kb) Baixado 5 vez(es)
    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs AttachmentIMAG6611.jpg
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (28 Kb) Baixado 1 vez(es)
    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs AttachmentIMAG6614.jpg
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (26 Kb) Baixado 1 vez(es)
    Enna
    Enna


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 01/04/2014

    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs Empty Re: Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs

    Mensagem  Enna Ter Abr 01, 2014 8:54 am

    [url=Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs 1gn5o5]

    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs 2iusvfn

    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs 1tl9b8
    Suellem Leme
    Suellem Leme


    Mensagens : 644
    Data de inscrição : 17/03/2014
    Idade : 30
    Localização : Santos

    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs Empty Re: Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs

    Mensagem  Suellem Leme Ter Abr 01, 2014 12:07 pm

    Parabéns Enna são filhotes Lindos!! Na minha opinião, são todas fêmeas, mas espere a opinião do pessoal... Smile



    Enna
    Enna


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 01/04/2014

    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs Empty Re: Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs

    Mensagem  Enna Ter Abr 01, 2014 12:11 pm

    Obrigada Suellem! 

    Todas fêmeas? Sério? eitaaa.... rsrsrsrs
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs Empty Re: Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs

    Mensagem  Eliseu Patrizi Ter Abr 01, 2014 12:33 pm

    Oi Enna, a colega Suellem está certíssima, rsrsrsrs
    São 3 fêmeas jovens.

    Lindas, parabéns. AS 3 parecem ser de mutações diferentes.
    Enna
    Enna


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 01/04/2014

    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs Empty Re: Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs

    Mensagem  Enna Ter Abr 01, 2014 12:39 pm

    3 mulheres...  Very Happy 

    Achei que era só uma! rsrsrs

    Não tem dúvida né?

    Elas são da mesma ninhada Eliseu! São 3 mutações diferentes?

    Estou boba... rsrrsrsrs

    Muito obrigada!
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs Empty Re: Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs

    Mensagem  Eliseu Patrizi Ter Abr 01, 2014 5:12 pm

    Depois posta fotos dos pais. Very Happy 

    Will Araujo
    Will Araujo


    Mensagens : 760
    Data de inscrição : 26/11/2012
    Idade : 29
    Localização : Rio de Janeiro

    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs Empty Re: Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs

    Mensagem  Will Araujo Ter Abr 01, 2014 6:46 pm

    Oi Enna , são lindas as suas fêmeas . lindo presente rs . e parecem ser mansinhas né? por estarem na sua mão !? kk .
    Enna
    Enna


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 01/04/2014

    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs Empty Re: Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs

    Mensagem  Enna Ter Abr 01, 2014 8:57 pm

    Oi pessoal!

    São mansinhas sim Will Araujo. Nasceram em casa, e criamos na mão. Pegamos várias dicas deste forum! Muito grata!  Very Happy 

    Segue uma foto dos pais. Fiquei curiosa quando o Eliseu falou de 3 mutações diferentes!

    Sou leiga, mas seria legal entender um pouquinho mais!

    Obrigada!!!

    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs Zwf30p
    avatar
    Fernando santos


    Mensagens : 835
    Data de inscrição : 02/09/2012
    Idade : 26
    Localização : sao paulo/Diadema

    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs Empty Re: Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs

    Mensagem  Fernando santos Qua Abr 02, 2014 8:30 am

    Nossa amei os filhotes lindos mesmo mais achei a mãe delas perfeita Smile ela e bem cuidado tem um brilho superior nas penas delas amei... Very Happy eu vou chutar que ela seja uma ada verde escuro... e o pai tbm e bonitão chuto que ele seja um ar (arlequim recessivo )

    seu casal tem uma vida de rei e rainha vir na boto uma escadinha com poleiro que shic heim kkkkkk!


    parabéns e claro seja bem vinda ao fórum Smile deixa o pessoal que entende de mutação falarem a mutação dos pais pois eu não sei ainda to aprendendo aos poucos Smile
    Enna
    Enna


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 01/04/2014

    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs Empty Re: Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs

    Mensagem  Enna Qua Abr 02, 2014 10:21 am

    Obrigada Fernando! Obrigada pessoal!

    Mais algumas fotos dos filhotes... Espero que dê pra identificar as mutações! Fiquei curiosa! Smile

    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs 2j4vjth
    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs 2b9y55

    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs 2reksvs
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs Empty Re: Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs

    Mensagem  Eliseu Patrizi Qua Abr 02, 2014 1:23 pm

    Oi Enna, o casal de pais são os dois ADAs Simples fator (arlequim dominante australiano). ( os ADA Simples Fator tem mais partes malhadas pelo corpo)

    Qdo a gente forma um casal assim de ADAs podem nascer filhotes ADAs Simples fator igual aos pais, podem nascer ADAs Duplo Fator, esses são quase todo claro. E tbm podem ter filhotes sem ser malhados.

    Seus filhotes, estão apresentando marcações cinzas, trata-se de uma mutação recessiva, significa q os pais portam, já q o casal tem marcações escuras de normal.

    Tbm fiquei na duvida pelas fotos se a marcação da ,malhada azul cobalto (escura) se são canelas, meio marrom claro, se for ela é da mutação canela.

    A verde pelas fotos me parece q tem a combinação de tom canela e ao mesmo tempo cinza. Se for isso q vejo na foto ela seria uma verde escuro asas canela e asas cinzas junto. Alguns p resumir essa combinação chama de asas cinzela (cinza com canela).

    A malhada azul escuro (cobalto) achei de inicio ser uma AR (arlequim recessivo), mas p ela ser o olho dela tem q ser todo escuro, não tem iris clara. Mas pelas marcações das costas fiquei na duvida se ela ´simplesmente uma ADA asas canelas. Se for possivel veja pessoalmente a cor dos olhos dela e percebe se é todo negro ou se tem iris clara.

    A azul clara me parece ser uma ADA Duplo Fator azul celeste asas cinzas. No caso dela não tem marcações nas asas, mas os asas cinzas trazem tbm as marcações da cabeça cinza, e é o caso dele, assim se sabe q ela é da mutação asas cinzas.

    Então p confirmar, veja se a cor das marcações da azul cobalto são canela ou cinza e se o olho dela é todo negro p ver se ela é uma AR ou uma ADA.
    Suellem Leme
    Suellem Leme


    Mensagens : 644
    Data de inscrição : 17/03/2014
    Idade : 30
    Localização : Santos

    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs Empty Re: Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs

    Mensagem  Suellem Leme Qua Abr 02, 2014 1:32 pm

    Eliseu desculpa me intrometer, mas só para eu entender, como posso diferenciar, ADA simples Fator e ADA Duplo Fator? E como Diferenciar Asas Cinzas de Asas Claras? Fiquei com dúvidas...
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs Empty Re: Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs

    Mensagem  Eliseu Patrizi Qua Abr 02, 2014 1:40 pm

    Um ADA Duplo Fator nasce de um casal de ADAs Simples fator.
    Eles herdam um gene dominante da mutação ADA de cada um dois pais.
    Qdo isso acontece forma o ADA DF, q são mais claros q os ADAs simples fator. Na maioria só tem uma pequena mancha colorida nas costas, mas o restante do corpo fica praticamente quase todo claro.
    Já os ADAs simples fator, são os q tem só um gene dominante da mutação ADA, eles tem bastante parte do corpo colorida.

    Os asas cinzas tem as marcações e as penas voadeiras (remiges) na cor cinza q pode variar entre um cinza claro a um cinza mais escuro. Essa mutação pode clarear até 25% da cor do corpo do quito, causando um pouco de diluição.

    Os asas claras, as marcações das asas são bem claras e as penas voadeiras e as penas da cauda são bem claras tbm, quase na cor de um creme. Essa mutação normalmente não causa diluição na cor do corpo, no máximo qdo causa é de 15%.

    Suellem Leme
    Suellem Leme


    Mensagens : 644
    Data de inscrição : 17/03/2014
    Idade : 30
    Localização : Santos

    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs Empty Re: Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs

    Mensagem  Suellem Leme Qua Abr 02, 2014 1:47 pm

    Obrigada Eliseu! Sobre os ADA's entendi perfeitamente, quando ver um serei capaz de identificar, agora sobre os Asas Claras e cinzas ainda estou confusa... rs..


    Última edição por Suellem Leme em Qua Abr 02, 2014 1:54 pm, editado 1 vez(es)
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs Empty Re: Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs

    Mensagem  Eliseu Patrizi Qua Abr 02, 2014 1:49 pm

    Exemplo de ADAs simples fator.


    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs 2ufqex4


    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs 13229750985_8c2326f016_z



    Exemplo de um ADA DF.


    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs 13229763075_80413ea94f_z


    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs 13229887493_db82c63805_z
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs Empty Re: Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs

    Mensagem  Eliseu Patrizi Qua Abr 02, 2014 1:54 pm

    Suellem, da uma olhada nesse site q explica sobre como identificar varias mutações, entre elas a diferença entre os asas cinzas e asas claras.



    http://periquitos.com.sapo.pt/index_ficheiros/asasclaras.htm

    http://periquitos.com.sapo.pt/index_ficheiros/asascinzentas.htm
    Enna
    Enna


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 01/04/2014

    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs Empty Re: Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs

    Mensagem  Enna Qua Abr 02, 2014 1:59 pm

    Oi Eliseu! Muito obrigada pelas explicações!

    Olhei a Floquinha (era Floquinho, vou ter que me acostumar tudo de novo), a filhote azul cobalto, e as asas parecem canela. Não vi cinza. O olhinho dela é todo preto. Então ela é um ADA simples fator canela? É assim que fala? rsrsrs
    A gente sempre notou também, que o branco dela não é tão branco como o do pai e da irmã ADA duplo fator azul celeste asas cinza (Pitchuqui). Isso tem algum nome? É meio creme claro.
    Floquinha também tem a cabeça com algumas marcações cinza. Isso diz alguma coisa?

    Isso é muito interessante!

    Suellen, sua pergunta me ajudou bastante! rrsrsrs
    Suellem Leme
    Suellem Leme


    Mensagens : 644
    Data de inscrição : 17/03/2014
    Idade : 30
    Localização : Santos

    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs Empty Re: Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs

    Mensagem  Suellem Leme Qua Abr 02, 2014 2:04 pm

    Eliseu então esse cinzinha meu seria um ADA simples Fator?
    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs 13585939053_328cba43a2
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs Empty Re: Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs

    Mensagem  Eliseu Patrizi Qua Abr 02, 2014 2:06 pm

    Então a floquinha, se ela tem os olhos totalmente negro, ela é uma AR não uma ADA.
    AR é um outro tipo de malhado, não é dominante igual ao ADA, e um malhado recessivo. ( AR - Arlequim Recessivo).
    P nascer um assim, o pai e a mãe tem q portar a mutação AR.

    Confere a cor dos olhos do pai p ver se tem partes brancas.

    Aproveita e confirma tbm a cor da outra filhote mais claro.
    Suellem Leme
    Suellem Leme


    Mensagens : 644
    Data de inscrição : 17/03/2014
    Idade : 30
    Localização : Santos

    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs Empty Re: Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs

    Mensagem  Suellem Leme Qua Abr 02, 2014 2:09 pm

    Juro que não vou encher você!  Rolling Eyes 

    Mas, pq o meu é tão parecido com o seu e o seu é ADA Duplo Fator e o meu AR?Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs 13585918873_1fbfd4e4db
    Enna
    Enna


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 01/04/2014

    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs Empty Re: Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs

    Mensagem  Enna Qua Abr 02, 2014 2:09 pm

    Nossa, é mesmo... Nunca tinha reparado que o olho do Lepe (o pai) não tem partes brancas... 
    Pitchuqui tb é todo preto.
    A outra irmã (Patinha), tem uma parte que vai clarear mais. É perceptível!
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs Empty Re: Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs

    Mensagem  Eliseu Patrizi Qua Abr 02, 2014 2:11 pm

    Suellem Leme escreveu:Eliseu então esse cinzinha meu seria um ADA simples Fator?
    Sexo dos filhotes? Olho olho e não vejo a diferença... rsrsrs 13585939053_328cba43a2


    Isso mesmo ele é um ADA SF é bem malhado e se vc casar com outra igual a ele, poderá nascer os DF, q não tem essa macha colorida no peito. São praticamente claros.

    Só um detalhe, ele não me parece pela foto ser um cinza, mas tá parecendo ser um malva asas cinzas.

    Os cinzas não tem esse tom azulado q ele tem no peito e costa. Tá parecendo um malva com um pouco de diluição devido a mutação asas cinzas.
    Os malvas são a combinação do cruzamento de 2 cobaltos. O cobalto é um quito q tem 1 fator de escuridão. Qdo cruzamos 2 cobaltos podemos ter o malva, q é o quito com 2 fatores de escuridão, onde recebeu 1 do pais e 1 da mãe.

      Data/hora atual: Dom maio 12, 2024 6:21 pm