Vida de Periquito Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Vida de Periquito Forum

Anúncios

Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 Crystal_catcher_banner_610_playstore

Últimos assuntos

» Colocar bebedouro
Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 EmptyTer maio 21, 2019 12:16 pm por Severino

» PERIQUITO DA CAATINGA DOENTE E COM 22 ANOS
Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 EmptyTer maio 21, 2019 12:11 pm por Severino

» Periquito doente? Ele parece bem, mas só dorme.
Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 EmptyQui Abr 04, 2019 5:07 pm por Rafaela bohler

» Retirar um filhote do ninho para amansar.
Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 EmptyQua Mar 28, 2018 11:37 am por Paulo

» COMPREENDENDO AS MUTAÇÕES (DOMINANTES, RECESSIVAS, LIGADAS AO SEXO) E COMO ELAS FUNCIONAM.
Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 EmptyQua Fev 07, 2018 4:37 pm por kaique uliana

» Periquito da Caatinga doente? Por favor, me ajudem!
Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 EmptyDom Out 08, 2017 2:45 pm por carolinec

» Ajuda com genetica
Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 EmptySex Out 06, 2017 10:57 am por Iago Lessa

» Primeiro ovo.
Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 EmptyQui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 EmptyDom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

+3
Matheus Almeida
Eliseu Patrizi
Suellem Leme
7 participantes

    Qual a mutação ( Suellem )

    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 Empty Re: Qual a mutação ( Suellem )

    Mensagem  Eliseu Patrizi Ter Abr 01, 2014 7:41 pm

    Não da p afirmar logo na primeira cria.
    Essas mutações portadas podem se manifestar ou não, existe porcentagens p isso.

    Eu tenho um casal q o macho é da mutação recessiva q quero tirar mais exemplares, e a fêmea porta.
    Foram 6 filhotes deles na primeira cria, só 2 vieram com a mutação, e 4 portadores.

    As vezes logo na primeira cria já se manifestam as mutações portadas pelo casal, em outros casos só em crias futuras.
    Suellem Leme
    Suellem Leme


    Mensagens : 644
    Data de inscrição : 17/03/2014
    Idade : 30
    Localização : Santos

    Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 Empty Re: Qual a mutação ( Suellem )

    Mensagem  Suellem Leme Qua Abr 02, 2014 1:48 am

    Eita, tenho bastante coisa para aprender ainda!! rsrs
    No caso da Fêmea verde(Gaia) provavelmente ela veio com a mutação opalina dos avós?
    Por que nenhum dos pais são opalinos certo?
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 Empty Re: Qual a mutação ( Suellem )

    Mensagem  Eliseu Patrizi Qua Abr 02, 2014 1:08 pm

    Isso mesmo, e avós por parte do pai. Ou o avô era um opalino ou a avó era uma opalina. O filhote macho herda esse gene q é ligado ao sexo.
    Apesar do pai dela não ser opalino, ele tinha o gene e produziu a filha opalina.
    Um macho portador de mutação ligada ao sexo, ele pode ter filhas da mutação ou não.
    Suellem Leme
    Suellem Leme


    Mensagens : 644
    Data de inscrição : 17/03/2014
    Idade : 30
    Localização : Santos

    Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 Empty Re: Qual a mutação ( Suellem )

    Mensagem  Suellem Leme Qua Abr 02, 2014 1:16 pm

    Entendi, ele tem outra filha e ela é AR igual a mãe, só que dá linha verde... e o machinho amarelinho que tbm é AR, quando a mutação é ligada ao sexo e só o pai tem a mutação ou é portador, os filhos que nascerem com a mutação será sempre fêmea é isso?
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 Empty Re: Qual a mutação ( Suellem )

    Mensagem  Eliseu Patrizi Qua Abr 02, 2014 1:28 pm

    Isso mesmo, mas é possivel conseguir tirar um macho de mutação ligada ao sexo, p isso tem q fazer uma combinação.

    A gente pega um macho q porte a mutação ligada ao sexo e casa com uma fêmea daquela mutação, aí poderá nascer fêmeas e machos da mutação ligada ao sexo.
    A gente faz isso p conseguir tirar ino machos e fêmeas, opalinos e tbm asas canelas, pois são 3 mutação ligadas ao sexo.

    Ou forma um casal da mutação.

    Vc fez isso, casou sua opalina verde com um machinho q vc conseguiu da mesma mutação. Todos os filhotes serão da mutação opalino.
    Esse seu macho albino. se vc casar ele com uma fêmea albina ou lutina, todos os filhotes q nascerem serão inos, machos e fêmeas.

    Mas qdo a gente casa com uma fêmea normal um macho da mutação ou portador da mutação ligada ao sexo, aí só virão fêmeas da mutação.
    Suellem Leme
    Suellem Leme


    Mensagens : 644
    Data de inscrição : 17/03/2014
    Idade : 30
    Localização : Santos

    Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 Empty Re: Qual a mutação ( Suellem )

    Mensagem  Suellem Leme Qua Abr 02, 2014 1:38 pm

    Nossa to encantada com tudo isso! Vou largar a faculdade, vou estudar periquitos.. rs
    Entendi, vc disse Inos, significa que se eu cruzar por exemplo meu machinho albino com uma fêmea da linha verde, pode nascer fêmeas LUTINAS? ou não, albino é lutino são mutações diferentes...
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 Empty Re: Qual a mutação ( Suellem )

    Mensagem  Eliseu Patrizi Qua Abr 02, 2014 1:59 pm

    Isso mesmo, se vc casar ele com uma verde e ela portar azul, poderá vir fêmeas albinas e tbm as lutinas q são as amarelas de olhos vermelhos.
    Na verdade, os albinos e lutinos são da mesma mutação albinismo.
    Mas os q forem da linha azul ficarão brancos de olhos vermelhos e os da linha verde amarelos de olhos vermelhos.
    São quitos com total ausência de melanina.
    Suellem Leme
    Suellem Leme


    Mensagens : 644
    Data de inscrição : 17/03/2014
    Idade : 30
    Localização : Santos

    Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 Empty Re: Qual a mutação ( Suellem )

    Mensagem  Suellem Leme Qua Abr 02, 2014 2:56 pm

    Perfeito! Uma baita aula sobre mutações hoje!! Muito Obrigada Eliseu! cheers 
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 Empty Re: Qual a mutação ( Suellem )

    Mensagem  Eliseu Patrizi Qua Abr 02, 2014 3:09 pm

    Fico feliz em poder ajudar. Qdo eu entrei aqui no forum, não entendia nada de mutações. P mim todos eram azuis ou verdes, brancos, amarelos e malhados rsrsrs
    Conforme fui entendendo, hj isso me ajudou mto a melhorar minha criação e ter variedades de mutações.

    Me sinto mto grato pelo q aprendi, apesar de q em alguns momentos foi a tranco e barranco, rsrsrs
    Mas gosto dentro do possivel ajudar o pessoal a entender com mais facilidade p não precisarem dar tanta cabeçada como eu dei.
    Já q teve assuntos q levei mais de anos p entender, pq eram me passado com falta de informações, ou de maneira confusa.

    Assim, sempre q posso gosto de ajudar o pessoal a ver q nos quitos tem uma gama infindável de conhecimentos q aprender faz a gente gostar ainda mais deles. Very Happy 
    Suellem Leme
    Suellem Leme


    Mensagens : 644
    Data de inscrição : 17/03/2014
    Idade : 30
    Localização : Santos

    Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 Empty Re: Qual a mutação ( Suellem )

    Mensagem  Suellem Leme Qui Abr 03, 2014 6:40 am

    Pode ter certeza que você ajudou muito e de uma maneira taxativa!
    Esclareceu dúvidas que eu não encontrava as respostas.

    Muito Obrigada!
    Suellem Leme
    Suellem Leme


    Mensagens : 644
    Data de inscrição : 17/03/2014
    Idade : 30
    Localização : Santos

    Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 Empty Re: Qual a mutação ( Suellem )

    Mensagem  Suellem Leme Sex Abr 04, 2014 10:22 am

    Comprei três fêmas... Acho que são uma ADA, uma Opalina e uma malva de asas cinzas! Será?

    Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 13623184623_c9f5b70549
    Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 13623520184_b9f4924cb3Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 13623542004_b1da334e63Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 13623190215_7b211614ceQual a mutação ( Suellem ) - Página 2 13624047433_f4aab2a59d


    Última edição por Suellem Leme em Sex Abr 04, 2014 10:43 am, editado 1 vez(es)
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 Empty Re: Qual a mutação ( Suellem )

    Mensagem  Eliseu Patrizi Sex Abr 04, 2014 10:32 am

    São sim Suellem, só fiquei na duvida da ADA, na primeira foto pelas costas achei ser verde, pela frente achei ser um cobalto Gonden Face. Ela tava digitando? rsrsrsrs

    Alem do ino macho vc tem mais machos p elas?
    Suellem Leme
    Suellem Leme


    Mensagens : 644
    Data de inscrição : 17/03/2014
    Idade : 30
    Localização : Santos

    Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 Empty Re: Qual a mutação ( Suellem )

    Mensagem  Suellem Leme Sex Abr 04, 2014 10:49 am

    Eliseu ela é colorida na frente, notei celeste, amarelo, cobalto e verde... (Acho que é celeste com infiltração do Golden face, mas da metade da barriga para baixo é cobalto)... Fiquei confusa...
    Não sei a cor da Opalino, você conseguiu visualizar? ela também tem cores misturadas... acho que é cobalto com infiltração de Golden Face.

    Bem o Albino por conta casou com a minha Azul Cobalto asas Claras... Estava pensando nesta malva para o meu Ar com asas cinzas... e essa Opalino para o meu verde claro asas cinzas e a ADA ainda não tem macho, mas vc disse que seu eu casa - se uma ADA com o meu ADA malva asas cinzas podia tirar filhotes Duplo Fator, to pensando nisso.
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 Empty Re: Qual a mutação ( Suellem )

    Mensagem  Eliseu Patrizi Sex Abr 04, 2014 11:24 am

    Seria uma boa vc casar essa ADA com aquele ADA asas cinzas, assim virão mais ADAs SF e DF, e alguns normais. Sendo ela uma cobalto, nascerão filhotes cobaltos e alguns malvas, face branca e tbm GF.
    Eu acho q essa ADA é uma cobalto GF, as infiltrações causam essas confusões sim.

    A opalina é uma cobalto, tá parecendo sim uma GF.
    Essa eu não casaria com o malva, pq só irá nascer filhotes escuros. Casaria ela com o AR verde escuro. Nessa combinação nascem claros, escuros com 1 Fator  e escuros 2 Fatores. Celestes, cobaltos e malvas. Verdes claros, verdes escuros e verdes oliva. O leque de variações é maior. e Alguns Face branca e outros GF.

    Já a malva casaria com o verde claro. Vai nascer todos com 1 fator escuro, cobaltos ou verdes escuros.

    Como se percebe, no segundo casal q vc teria maiores chances de variedades nas cores dos filhotes.
    Suellem Leme
    Suellem Leme


    Mensagens : 644
    Data de inscrição : 17/03/2014
    Idade : 30
    Localização : Santos

    Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 Empty Re: Qual a mutação ( Suellem )

    Mensagem  Suellem Leme Sex Abr 04, 2014 2:52 pm

    Todas essas cores? SHOW! Smile

    Eliseu, você disse que seu casar a ADA com o meu machinho ADA SF pode nascer SF DF e normal, como assim normal? Filhotes sem ser Arlequim?
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 Empty Re: Qual a mutação ( Suellem )

    Mensagem  Eliseu Patrizi Sex Abr 04, 2014 3:04 pm

    Isso mesmo, pq toda mutação dominante qdo ela é SF, ela tem junto um gene de normal.
    Só os DF q não tem gene de normal junto, tem dois gene da mutação nova, por isso são chamados de DF.

    Então um ADA SF, tem um gene da mutação ADA e um gene selvagem normal.
    Qdo casado com outro ADA SF, se combinar num filhote os 2 gene ADA, será um DF.
    SE combinar um gene ADA e um normal, será visualmente um ADA SF.
    Mas se o filhote não receber o gene ADA de nenhum dos pais, e receber o gene normal dos pais, ele não terá a mutação ADA, será um normal.

    Vai depender de cada combinação q o filhote receber.

    Algo parecido tbm aconteceria se casasse um ADA SF com um normal.
    Alguns filhotes receberiam o gene ADA do pai ADA e normal do outro. Seria então ADA SF.
    Mas alguns recebariam normal do Pai ADA e normal do outro q é normal, nasceria um normal.
    Nessa combinação não ocorre o ADA DF, pq só tem um q pode passar o gene ADA.

    Já um casal q um dos pais é ADA DF ( tem 2 genes ADA, esse não tem gene normal), se casar com um normal, todos os filhotes serão ADA SF.
    Pq o pai DF só tem gene de ADA p passar, o filhote vai receber um gene de ADA do pai DF e um gene normal do q é normal, então serão todos ADAs SF.
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 Empty Re: Qual a mutação ( Suellem )

    Mensagem  Felype Serrano Sáb Abr 05, 2014 1:25 am

    Suellem, quando eu entrei no fórum não sabia quase nada do que você já tem em mente agora, eu demorei para pegar esse negócio de genética e ta, e você está se saindo muito bem com isso, já consegue identificar mutações e cores, parabéns.

    Eu concordo com o Eliseu, o verde da primeira fêmea está muito diferente para ser uma verde escuro da para notar que a face dela é um amarelo que naturalmente um verde selvagem vem e está mais escuro parece sim ser uma GF cobalto.

    A segunda fêmea eu já estou com dúvida, não parece ser GF está muito claro a face para ser uma e a cor do corpo parece não ter sido infiltrada com tanta frequência, é uma Opalina Cobalto FA ou GF , essas manchas diferentes de azuis no corpo é normal, a não ser que tenha fator violeta....

    E a terceira é de mais !!
    Muito bonita é difícil achar um malva asas cinzas, parabéns !  Smile 

    E as brigas pararam mesmo Suellem ?
    Suellem Leme
    Suellem Leme


    Mensagens : 644
    Data de inscrição : 17/03/2014
    Idade : 30
    Localização : Santos

    Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 Empty Re: Qual a mutação ( Suellem )

    Mensagem  Suellem Leme Sáb Abr 05, 2014 1:58 am

    Também com vocês ensinando e dando a maior atenção, fica fácil!

    Estou apaixonada por elas, Felype! A malva é enorme e linda... Amor a primeira vista! mas meu xodó é a ADA não consegui mostrar na foto, mas a barriga dela é linda, toda malhada, acho que é bem novinha, queria amansa - lá, mas ele é arisca de mais tenho medo de estressa - lá ! A Opalino tbm, acho que ela tem até violeta em algumas partes do corpo, depois vou postar fotos pra vocês opinarem... As brigas só p arou agora pq eu apaguei a luz, mas quando eu acendo só God...


    Última edição por Suellem Leme em Sáb Abr 05, 2014 12:47 pm, editado 1 vez(es)
    Suellem Leme
    Suellem Leme


    Mensagens : 644
    Data de inscrição : 17/03/2014
    Idade : 30
    Localização : Santos

    Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 Empty Re: Qual a mutação ( Suellem )

    Mensagem  Suellem Leme Sáb Abr 05, 2014 12:36 pm

    Eliseu Patrizi escreveu:Isso mesmo, pq toda mutação dominante qdo ela é SF, ela tem junto um gene de normal.
    Só os DF q não tem gene de normal junto, tem dois gene da mutação nova, por isso são chamados de DF.

    Então um ADA SF, tem um gene da mutação ADA e um gene selvagem normal.
    Qdo casado com outro ADA SF, se combinar num filhote os 2 gene ADA, será um DF.
    SE combinar um gene ADA e um normal, será visualmente um ADA SF.
    Mas se o filhote não receber o gene ADA de nenhum dos pais, e receber o gene normal dos pais, ele não terá a mutação ADA, será um normal.

    Vai depender de cada combinação q o filhote receber.

    Algo parecido tbm aconteceria se casasse um ADA SF com um  normal.
    Alguns filhotes receberiam o gene ADA do pai ADA e normal do outro. Seria então ADA SF.
    Mas alguns recebariam normal do Pai ADA e normal do outro q é normal, nasceria um normal.
    Nessa combinação não ocorre o ADA DF, pq só tem um q pode passar o gene ADA.

    Já um casal q um dos pais é ADA DF ( tem 2 genes ADA, esse não tem gene normal), se casar com um normal, todos os filhotes serão ADA SF.
    Pq o pai DF só tem gene de ADA p passar, o filhote vai receber um gene de ADA do pai DF e um gene normal do q é normal, então serão todos ADAs SF.

    Eliseu, casando a opalina com o AR verde escuro, vão nascer opalinos? Pq ele é irmão da Opalina verde escuro/azul... Ele seria AR, Asas Cinzas portador de Opalino?
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 Empty Re: Qual a mutação ( Suellem )

    Mensagem  Eliseu Patrizi Sáb Abr 05, 2014 1:19 pm

    Provavelmente sim, mas se a mãe dele não era uma opalina. Então ele pode ter herdado ou não o gene portado pelo pai.

    Depois se vc tiver uma foto da mãe dele onde pegua as marcações da cauda, eu consigo ver se ela é uma normal ou opalina e te digo se ele porta opalino, ou se ele teria apenas chances de ser um portador.
    Suellem Leme
    Suellem Leme


    Mensagens : 644
    Data de inscrição : 17/03/2014
    Idade : 30
    Localização : Santos

    Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 Empty Re: Qual a mutação ( Suellem )

    Mensagem  Suellem Leme Sáb Abr 05, 2014 2:22 pm

    Eliseu, essas são as melhores que tenho, ela fugiu! Abandonou marido e filhos! Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 13282103663_d28a558129Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 13282331634_e702c22094
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 Empty Re: Qual a mutação ( Suellem )

    Mensagem  Eliseu Patrizi Sáb Abr 05, 2014 2:30 pm

    Ela é uma AR normal, percebo pelas marcações da cauda da segunda foto.
    Nesse caso seu machinho verde escuro pode ser ou não portador de opalino. Vai depender se o pai q é um portador se passou ou não o gene p ele.
    Ele casando com aquela opalino cobalto q vc comprou, os filhotes q nascerem machos desse possível casal serão portadores de opalino.
    Suellem Leme
    Suellem Leme


    Mensagens : 644
    Data de inscrição : 17/03/2014
    Idade : 30
    Localização : Santos

    Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 Empty Re: Qual a mutação ( Suellem )

    Mensagem  Suellem Leme Sáb Abr 05, 2014 3:38 pm

    Eliseu, agora que me explicou isso, tentei ver se a minha Ar verde Escuro fêmea é, mas, não consegui definir se é opalina ou não...

    Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 13650395534_ff4c3b764f
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 Empty Re: Qual a mutação ( Suellem )

    Mensagem  Eliseu Patrizi Sáb Abr 05, 2014 3:56 pm

    Eu acho q ela é uma AR normal.

    Como nos ARs pode haver confusão se são ou não opalinos, a melhor forma é olhar ar marcações escuras na cauda.

    Se vc conseguisse tirar uma foto onde desse p ver as marcações escuras das penas da cauda da p saber.

    Mas há principio acho q é uma normal. Very Happy 
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 Empty Re: Qual a mutação ( Suellem )

    Mensagem  Felype Serrano Dom Abr 06, 2014 11:28 am

    Suellem, suas AR's são lindas  Rolling Eyes 

    Eu também penso igual ao Eliseu , parecem ser normais, da para confundir um pouco porque quase entrou a cor na asas delas mas o segredo é as penas da cauda como o nosso amigo disse.

    Conteúdo patrocinado


    Qual a mutação ( Suellem ) - Página 2 Empty Re: Qual a mutação ( Suellem )

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb maio 11, 2024 10:00 pm