Vida de Periquito Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Vida de Periquito Forum

Anúncios

Periquita com problema Crystal_catcher_banner_610_playstore

Últimos assuntos

» Colocar bebedouro
Periquita com problema EmptyTer maio 21, 2019 12:16 pm por Severino

» PERIQUITO DA CAATINGA DOENTE E COM 22 ANOS
Periquita com problema EmptyTer maio 21, 2019 12:11 pm por Severino

» Periquito doente? Ele parece bem, mas só dorme.
Periquita com problema EmptyQui Abr 04, 2019 5:07 pm por Rafaela bohler

» Retirar um filhote do ninho para amansar.
Periquita com problema EmptyQua Mar 28, 2018 11:37 am por Paulo

» COMPREENDENDO AS MUTAÇÕES (DOMINANTES, RECESSIVAS, LIGADAS AO SEXO) E COMO ELAS FUNCIONAM.
Periquita com problema EmptyQua Fev 07, 2018 4:37 pm por kaique uliana

» Periquito da Caatinga doente? Por favor, me ajudem!
Periquita com problema EmptyDom Out 08, 2017 2:45 pm por carolinec

» Ajuda com genetica
Periquita com problema EmptySex Out 06, 2017 10:57 am por Iago Lessa

» Primeiro ovo.
Periquita com problema EmptyQui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Periquita com problema EmptyDom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

+2
Cleber
sanmar
6 participantes

    Periquita com problema

    avatar
    sanmar


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 03/02/2013

    Periquita com problema Empty Periquita com problema

    Mensagem  sanmar Dom Fev 03, 2013 12:07 pm

    Tenho uma periquita que vai completar 6 anos. Ela botou vários ovos, depois parou e não botou mais, isso já faz alguns meses. Desde então, percebi que a cloaca aumentou e tem momentos que ela fica bastante agitada, parece que tem algo que a incomoda nessa região, de onde ela também arrancou as penas. Cheguei a consultar 2 veterinários, mas um contradisse o outro. Os dois pediram raio x, mas um disse que era só para se ter um diagnóstico mais preciso, pois se for algum tumor nada se pode fazer, pois a espécie é muito sensível e não suportaria uma cirurgia.
    O outro disse que ela precisa ser castrada, pois ela deve ter algum problema no ovioduto. Mas, se um disse que ela não suportaria uma cirurgia, não poderia acontecer o mesmo ao ser castrada? Só que aí eu já teria pago uma nota preta e ainda perderia a periquita, certo?
    Por isso, resolvi recorrer a este forum, para ver se algum criador experiente pode me dar uma luz.

    Muito grata.
    Cleber
    Cleber


    Mensagens : 645
    Data de inscrição : 13/08/2012
    Localização : Brasil

    Periquita com problema Empty Re: Periquita com problema

    Mensagem  Cleber Dom Fev 03, 2013 12:20 pm

    Seja bem vinda Sanmar, acho que eu não sou a pessoa mais indicada para te ajudar,mais enguanto os mais antigos não responde vamos entender uma coisa, uma periquita com 6 anos não é mais indicado que reproduza. não sou veterinario, mais acho que esses veterinarios estão equivocados, principalmente quando diz que vai castrar o periquito (rs) para que ela não ponha mais retire a caixa ninho é não a recoloque mais, pega sua femea e coloque em um viveiro com bastante espaço pelo menos por uns 3 meses, ministre vermifugo e depois um polivitaminico ambos avitrin. ela pode ter criado uma bola de gordura na cloaca. faça isso e ela irar melhorar. pela idade ela já le deu muitos frutos então chegou a hora dela ter uma vida de princesa e não a coloque mais para reproduzir. espero ter ajudado.
    avatar
    .


    Mensagens : 189
    Data de inscrição : 11/11/2012

    Periquita com problema Empty Re: Periquita com problema

    Mensagem  . Dom Fev 03, 2013 1:02 pm

    Concordo plenamente com o Cleber!
    avatar
    Fernando santos


    Mensagens : 835
    Data de inscrição : 02/09/2012
    Idade : 26
    Localização : sao paulo/Diadema

    Periquita com problema Empty re: Periquita com problema

    Mensagem  Fernando santos Dom Fev 03, 2013 1:04 pm

    que eu saiba uma quita com 3 anos ja dificulta na reproduçao nao e muito bom para uma quita ficar assim pois ela ja teve muitos filhotes entao com 6 anos ela nao pode aguentar muito pel oa idade dela ela e praticamente velha ela ja teve muitos filhotes faça como o nosso amigo falo de uma vida pra ela de rainha ela merece e sobre a regiao da cloaca realmente pode ser uma bola de gordura eu queria que pelo menos vc aposta-se uma foto dela aqui o forum seria muito melhor para todos te ajudarem. Very Happy
    avatar
    Edgard_Laet


    Mensagens : 106
    Data de inscrição : 14/01/2013

    Periquita com problema Empty Re: Periquita com problema

    Mensagem  Edgard_Laet Dom Fev 03, 2013 1:10 pm

    Eu tenho uma periquita Malva Violeta que está há mais de 5 anos comigo.

    Ela me deu dezenas de lindos filhotes.

    Há uns meses ela adquiriu uma hérnia enorme no abdome e começou a botar ovos irregulares, muito compridos.

    Por isso, eu a aposentei e a deixo num viveiro separado, junto com os filhotes que estou apartando.

    Após uns meses sem botar, sua hérnia diminuiu bastante e ela tem uma vida quase normal, com exceção do fato de que ela não vai mais produzir, uma vez que, após uma longa e produtiva vida, está gozando sua merecida aposentadoria.


    Última edição por Edgard_Laet em Seg Fev 04, 2013 11:35 am, editado 1 vez(es)
    avatar
    sanmar


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 03/02/2013

    Periquita com problema Empty Re: Periquita com problema

    Mensagem  sanmar Dom Fev 03, 2013 5:19 pm

    Na verdade, a Tetéia (nome da minha periquita) já nasceu com uma anormalidade (pé esquerdo defeituoso), por isso nada fiz para que ela procriasse, inclusive não coloquei ninho na gaiola, mas ela botou várias vezes no chão, num canto da gaiola onde ela fica até hoje, como se estivesse em um ninho, mesmo tendo parado de botar. Não consigo entender esse comportamento dela. Se eu tivesse espaço, seguiria as recomendações do Cleber sobre colocá-la em um viveiro, mas não tenho condições, pois moro em apartamento. Vou, então, ministrar o Avitrin para ver se a ajuda. Vou ver se consigo tirar uma foto e posto aqui amanhã. Grata a todos pelas respostas.
    Cleber
    Cleber


    Mensagens : 645
    Data de inscrição : 13/08/2012
    Localização : Brasil

    Periquita com problema Empty Re: Periquita com problema

    Mensagem  Cleber Seg Fev 04, 2013 11:03 am

    Sanmar, tenta mudar ela de gaiola então para que ela ache que não tem mais o ninho. é uma tentativa, porque no normal pelomenos nas criações que conheço se não fornecer o ninho ela não pôe já que a sua acha que o canto da gaiola é o seu ninho muda ela de gaiola. é uma tentativa. muitas vezes as fêmeas quando pôe direto ficam muito desgastadas(estouradas).

    ministra sim da o vermifugo primeiro leva no maximo 3 dias o vermifugo, depois ministra o polivitaminico conforme a bula.
    avatar
    sanmar


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 03/02/2013

    Periquita com problema Empty Re: Periquita com problema

    Mensagem  sanmar Seg Fev 04, 2013 4:18 pm

    Pois é, Cleber, o problema é que ela já parou de botar há mais de seis meses e continua com esse comportamento e com a cloaca crescida, conforme mostra a foto. Outra coisa: as fezes dela continuam apresentando um volume parecido com as de uma fêmea que está botando. Vou sim ministrar o Avitrin e a ideia de mudar a gaiola pode mesmo ser uma forma de tirar esse "vício" dela. Se depois de ver a foto, você ou mais alguém tiver algo a acrescentar, agradeço de antemão, pois, qualquer ajuda é sempre importante.
    Anexos
    Periquita com problema AttachmentTetéia.jpg
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (59 Kb) Baixado 17 vez(es)
    Cleber
    Cleber


    Mensagens : 645
    Data de inscrição : 13/08/2012
    Localização : Brasil

    Periquita com problema Empty Re: Periquita com problema

    Mensagem  Cleber Seg Fev 04, 2013 8:48 pm

    Na linguagem dos passarinheiros ela está estourada, muito desgastada de tanto por. como vc disse ela vai fazer 6 anos suponhamos que está com 5 anos que pôe. mesmo sem ter fornecido a caixa ninho , ela adotou o canto da gaiola como ninho então embora vc não tenha colocado uma caixa ninho ela tem o seu ninho que é o canto da gaiola. isso não é comum acontecer porque geralmente quando não se tem ninho eles não reproduzem...o que vc tem que fazer encontrar uma maneira ou trocando de gaiola ou outra maneira que faça ela pensar que não tem mais o ninho. seria bom também vc comprar mais 2 femeas uma para fazer companhia a ela em uma gaiola separada e outra pro seu macho. boa sorte e não esqueça de ministrar o que foi dito no post anterior. e se poder compre uma gaiola maior possivél.
    avatar
    sanmar


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 03/02/2013

    Periquita com problema Empty Re: Periquita com problema

    Mensagem  sanmar Ter Fev 05, 2013 11:27 am

    Oi, Cleber, parece que a mudança da gaiola já está surtindo efeito; mudei ontem e desde então ela só fica empoleirada, não ficou mais no chão. Continua tendo aqueles momentos de agitação, quando ela parece querer tirar algo que a está incomodando na região da cloaca. Mas, vou começar a ministrar o Avitrin para ver se isso também melhora. Só um esclarecimento adicional: ela começou a postura com quase 3 anos, o que me causou muita surpresa, não só pela idade, mas também porque não havia ninho na gaiola. Portanto, ela deve ter botado por um tempo aproximado de 2,5 anos. Vou atualizando as notícias, que espero sejam sempre melhores.
    Cleber
    Cleber


    Mensagens : 645
    Data de inscrição : 13/08/2012
    Localização : Brasil

    Periquita com problema Empty Re: Periquita com problema

    Mensagem  Cleber Ter Fev 05, 2013 7:37 pm

    observa, se ela não volta pro fundo da gaiola, e se o tamanho da cloaca diminui. boa sorte.
    THIAGO BR
    THIAGO BR


    Mensagens : 1178
    Data de inscrição : 02/09/2012
    Idade : 35
    Localização : Cruzeiro do Oeste - PR

    Periquita com problema Empty Re: Periquita com problema

    Mensagem  THIAGO BR Seg Fev 11, 2013 12:26 pm

    Galera hoje flagrei uma fêmea minha com a cloaca muito feia, semelhante a essa da foto, ela vem de duas posturas sem nenhum ovo galado e agora está na terceira com outro macho...

    Detalhe, ela é nova, tem pouco mais de uma ano e esta é com certeza a terceira postura de sua vida.

    Será que ela tem algum problema mesmo ou será que é por estar tendo 3 posturas seguidas? o que fazer??
    THIAGO BR
    THIAGO BR


    Mensagens : 1178
    Data de inscrição : 02/09/2012
    Idade : 35
    Localização : Cruzeiro do Oeste - PR

    Periquita com problema Empty Re: Periquita com problema

    Mensagem  THIAGO BR Seg Fev 11, 2013 6:39 pm

    Ela está no meio de uma postura agora, e pelo que acabei de ver, alguns estão galados, assim que o meninos desmamarem vou dar uma folga pra ela! Obrigado!

    Conteúdo patrocinado


    Periquita com problema Empty Re: Periquita com problema

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom Abr 28, 2024 3:06 am