Vida de Periquito Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Vida de Periquito Forum

Anúncios

ligadas ao sexo  ou co-dominantes Crystal_catcher_banner_610_playstore

Últimos assuntos

» Colocar bebedouro
ligadas ao sexo  ou co-dominantes EmptyTer maio 21, 2019 12:16 pm por Severino

» PERIQUITO DA CAATINGA DOENTE E COM 22 ANOS
ligadas ao sexo  ou co-dominantes EmptyTer maio 21, 2019 12:11 pm por Severino

» Periquito doente? Ele parece bem, mas só dorme.
ligadas ao sexo  ou co-dominantes EmptyQui Abr 04, 2019 5:07 pm por Rafaela bohler

» Retirar um filhote do ninho para amansar.
ligadas ao sexo  ou co-dominantes EmptyQua Mar 28, 2018 11:37 am por Paulo

» COMPREENDENDO AS MUTAÇÕES (DOMINANTES, RECESSIVAS, LIGADAS AO SEXO) E COMO ELAS FUNCIONAM.
ligadas ao sexo  ou co-dominantes EmptyQua Fev 07, 2018 4:37 pm por kaique uliana

» Periquito da Caatinga doente? Por favor, me ajudem!
ligadas ao sexo  ou co-dominantes EmptyDom Out 08, 2017 2:45 pm por carolinec

» Ajuda com genetica
ligadas ao sexo  ou co-dominantes EmptySex Out 06, 2017 10:57 am por Iago Lessa

» Primeiro ovo.
ligadas ao sexo  ou co-dominantes EmptyQui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
ligadas ao sexo  ou co-dominantes EmptyDom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

+4
Vinícius Pereira
Eliseu Patrizi
Wallarson Sant'ana
Tiago Vieira
8 participantes

    ligadas ao sexo ou co-dominantes

    Tiago Vieira
    Tiago Vieira


    Mensagens : 3296
    Data de inscrição : 01/05/2012
    Idade : 32
    Localização : Camaçari-BA

    ligadas ao sexo  ou co-dominantes Empty ligadas ao sexo ou co-dominantes

    Mensagem  Tiago Vieira Qua Dez 12, 2012 8:40 am

    vim observando q os sexos ligados são chamados d recessivos + para mim eles são co-dominantes pq basta ter um portador para nascer da mutação independente d o ksal seja d uma mutação dominante ele sempre se apresenta ñ sei se vcs concordam comigo.
    Wallarson Sant'ana
    Wallarson Sant'ana


    Mensagens : 1888
    Data de inscrição : 04/05/2012
    Idade : 28
    Localização : Curitiba/PR

    ligadas ao sexo  ou co-dominantes Empty Re: ligadas ao sexo ou co-dominantes

    Mensagem  Wallarson Sant'ana Qua Dez 12, 2012 8:48 am

    Mas Tiago, são chamadas de recessivas porque podem ser portadas, uma dominante ou co-dominante jamais será portada por um periquito !
    Tiago Vieira
    Tiago Vieira


    Mensagens : 3296
    Data de inscrição : 01/05/2012
    Idade : 32
    Localização : Camaçari-BA

    ligadas ao sexo  ou co-dominantes Empty Re: ligadas ao sexo ou co-dominantes

    Mensagem  Tiago Vieira Qua Dez 12, 2012 9:16 am

    vlw + o q falei tbm faz sentido.
    Wallarson Sant'ana
    Wallarson Sant'ana


    Mensagens : 1888
    Data de inscrição : 04/05/2012
    Idade : 28
    Localização : Curitiba/PR

    ligadas ao sexo  ou co-dominantes Empty Re: ligadas ao sexo ou co-dominantes

    Mensagem  Wallarson Sant'ana Qua Dez 12, 2012 9:23 am

    E também para nascer de mutações dominantes e co-dominantes, um dos pais tem que ser da mutação, agora ligada ao sexo pode nascer de casais normais.
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    ligadas ao sexo  ou co-dominantes Empty Re: ligadas ao sexo ou co-dominantes

    Mensagem  Eliseu Patrizi Qua Dez 12, 2012 11:56 am

    Entendi o q vc quis dizer Tiago, pq no caso se o macho for da mutação, as filhas serão da mutação do pai. Mas isso acontece, pela forma q a mutação é passada, pq basta o macho portar ou ser p nascerem filhas da mutação. Mas no caso das mutações dominantes, mesmo as fêmeas tem esse poder de transmitir a mutação e nascem tanto filhotes machos como fêmeas. Em relação as mutações recessivas q precisam de 2 portadores, as ligas ao sexo são mais faceis de serem transmitidas, mas não deixam de ser mutação recessiva ligada ao sexo q é portada.
    Vinícius Pereira
    Vinícius Pereira


    Mensagens : 297
    Data de inscrição : 04/10/2012
    Idade : 32
    Localização : Avaré - SP

    ligadas ao sexo  ou co-dominantes Empty Re: ligadas ao sexo ou co-dominantes

    Mensagem  Vinícius Pereira Qua Dez 12, 2012 5:17 pm

    não sei se vou ajudar ou se vou atrapalhar, mas vou tentar....

    nas aves quem decide o sexo dos filhotes é a fêmea, ao contrário de nós humanos, então as aves são classificadas como :

    macho ZZ
    fêmea WZ

    ou seja, em um cruzamento o macho sempre vai partilhar o cromossomo Z, quanto a Fêmea pode compartilhar tanto Z como W, sendo que se W, o filhote será fêmea e se Z, o filhote será macho...

    as mutações ligadas ao sexo, se da pelo fato de que a mutação só se encontra no cromossomo Z, ou seja, para um macho ser fenotipicamente de uma mutação ligada ao sexo, ele precisa receber do pai esse gene e da mãe, como exemplo vou usar a mutação INO, sendo assim Z/ino(recebeu do pai) Z/ino(recebeu da mãe) e ele será um INO, já para uma fêmea ser fenotipicamente INO, ela precisa receber apenas o gene do pai, pois ela tem apenas um Z em seus cromossomos alossômicos, por isso basta ela receber de sua mãe o cromossomo W e receber de seu pai o cromossomo Z/ino e pronto, ela será uma INO, caso o pai seja portador, ele pode compartilhar o cromossomo Z ou Z/ino, sendo apenas Z, as fêmeas serão normais, por isso tudo é mais fácil achar fêmeas de mutações ligadas ao sexo....

    já nas mutações recessivas, acontece nos cromossomos autossômicos, ou seja, que não tem haver com o sexo e nem com os cromossomos alossômicos das aves, por isso a proporção de aves fenotipicamente é igual... assim como as dominantes....o fato que muda as ligadas ao sexo é justamente esse, que ocorre no cromossomos alossômicos (relacionados ao sexo) e nas demais mutações, ocorre nos cromossomos autossômicos(que não relacionado ao sexo)....e quanto a portar uma mutação ligadas ao sexo, lembre-se que só o macho pode portar, porque ele tem dois Z, como as fêmeas tem apenas um Z, ou ela é da mutação ligada ao sexo, ou ela não é da mutação ligada ao sexo, não podendo portar assim!

    espero que tenham entendido, caso não tenha, é só perguntar, que responderei se souber com maior prazer Very Happy
    avatar
    Fernando santos


    Mensagens : 835
    Data de inscrição : 02/09/2012
    Idade : 26
    Localização : sao paulo/Diadema

    ligadas ao sexo  ou co-dominantes Empty Re: ligadas ao sexo ou co-dominantes

    Mensagem  Fernando santos Qua Dez 12, 2012 6:45 pm

    Vinícius Pereira escreveu:não sei se vou ajudar ou se vou atrapalhar, mas vou tentar....

    nas aves quem decide o sexo dos filhotes é a fêmea, ao contrário de nós humanos, então as aves são classificadas como :

    macho ZZ
    fêmea WZ

    ou seja, em um cruzamento o macho sempre vai partilhar o cromossomo Z, quanto a Fêmea pode compartilhar tanto Z como W, sendo que se W, o filhote será fêmea e se Z, o filhote será macho...


    as mutações ligadas ao sexo, se da pelo fato de que a mutação só se encontra no cromossomo Z, ou seja, para um macho ser fenotipicamente de uma mutação ligada ao sexo, ele precisa receber do pai esse gene e da mãe, como exemplo vou usar a mutação INO, sendo assim Z/ino(recebeu do pai) Z/ino(recebeu da mãe) e ele será um INO, já para uma fêmea ser fenotipicamente INO, ela precisa receber apenas o gene do pai, pois ela tem apenas um Z em seus cromossomos alossômicos, por isso basta ela receber de sua mãe o cromossomo W e receber de seu pai o cromossomo Z/ino e pronto, ela será uma INO, caso o pai seja portador, ele pode compartilhar o cromossomo Z ou Z/ino, sendo apenas Z, as fêmeas serão normais, por isso tudo é mais fácil achar fêmeas de mutações ligadas ao sexo....

    já nas mutações recessivas, acontece nos cromossomos autossômicos, ou seja, que não tem haver com o sexo e nem com os cromossomos alossômicos das aves, por isso a proporção de aves fenotipicamente é igual... assim como as dominantes....o fato que muda as ligadas ao sexo é justamente esse, que ocorre no cromossomos alossômicos (relacionados ao sexo) e nas demais mutações, ocorre nos cromossomos autossômicos(que não relacionado ao sexo)....e quanto a portar uma mutação ligadas ao sexo, lembre-se que só o macho pode portar, porque ele tem dois Z, como as fêmeas tem apenas um Z, ou ela é da mutação ligada ao sexo, ou ela não é da mutação ligada ao sexo, não podendo portar assim!

    espero que tenham entendido, caso não tenha, é só perguntar, que responderei se souber com maior prazer Very Happy



    viniciu entao quer dizer que as femeas que escolhem seus filhote macho ou femea? aff nao entendi muito bem esse negocio de z,w,z/ino aff eu queria aprender mais nao entra na minha cabeça mais de jeito nenhum Sad scratch
    Vinícius Pereira
    Vinícius Pereira


    Mensagens : 297
    Data de inscrição : 04/10/2012
    Idade : 32
    Localização : Avaré - SP

    ligadas ao sexo  ou co-dominantes Empty Re: ligadas ao sexo ou co-dominantes

    Mensagem  Vinícius Pereira Qua Dez 12, 2012 8:47 pm

    ta certo Fernando, vou tentar explicar melhor esses conceitos...nos mamíferos incluindo os humanos é usadas as siglas X e Y nos cromossomos alossômicos (refente ao sexo), e nas aves é usada as siglas W e Z nos cromossomos alossômicos....nos mamíferos e humanos é o pai quem define o sexo dos bebes, pois, eles tem os cromossomos alossômicos X e Y, já as fêmeas apenas X e X, já nas aves é o contrário são as fêmeas que tem os cromossomos alossômicos W e Z definindo o sexo e os machos Z e Z, as siglas, seria a mesma coisa que nos humanos, só muda as letras, mas o sentido é o mesmo...quando coloquei Z/ino (porque usei a mutação INO como exemplo), é porque como disse anteriormente, é nesse cromossomo (Z) que contem o gene para as mutações ligadas ao sexo, o cromossomo W não é capaz de carregar esse gene, por isso não se usa W/ino....ou seja, em um macho que é portador de INO ele ele teria o genótipo (genótipo é o que ele tem de DNA, não aparecendo visualmente), Z + Z/ino, já um macho normal, sem portar INO ele teria o genótipo Z + Z, e um macho que seria INO visualmente seria Z/ino + Z/ino...para se ter uma ideia, quando cruzamos um macho portador de INO (Z + Z/ino) com uma fêmea normal (W + Z) os filhotes viriam os seguinte (teoricamente) Z + Z (esse filhote seria um macho normal), ou Z/ino + W (esse filhote seria uma fêmea INO), ou Z + Z/ino (esse filhote seria um macho normal portador de INO), ou W + Z (esse filhote seria uma fêmea normal)...veja que mostrei todas as possibilidades, talvez eu complique mais, mas se é difícil explicar apenas escrevendo, mas é mais ou menos isso...se continuar com dúvidas, pode perguntar, que eu vou procurar responder do jeito mais simples possível....Very Happy

    Carla
    Carla


    Mensagens : 245
    Data de inscrição : 20/11/2012

    ligadas ao sexo  ou co-dominantes Empty Re: ligadas ao sexo ou co-dominantes

    Mensagem  Carla Qui Dez 13, 2012 7:34 am

    Saiu fumaça do meu pobre cérebro! bom confused affraid scratch

    Mas que legal! Vou tentar entender isso tudo, lendo mais umas 100 vezes! É muito interessante. Pena que meu raciocínio não capta a msg assim tão rápido...

    Menino inteligente vc, Vinícius! xD

    Quando passei por Avaré segunda-feira, deveria ter parado e tido umas aulinhas de genética contigo. Shocked
    Vinícius Pereira
    Vinícius Pereira


    Mensagens : 297
    Data de inscrição : 04/10/2012
    Idade : 32
    Localização : Avaré - SP

    ligadas ao sexo  ou co-dominantes Empty Re: ligadas ao sexo ou co-dominantes

    Mensagem  Vinícius Pereira Qui Dez 13, 2012 8:46 am

    Inteligente nada...tem muito o que aprender ainda Carla...mas no começo é meio complicado entender, principalmente só escrevendo assim, se tivesse como explicar como é que se faz os cruzamentos, seria mais simples de entender....
    romalro
    romalro


    Mensagens : 821
    Data de inscrição : 01/07/2012
    Idade : 27
    Localização : Belém-Pará

    ligadas ao sexo  ou co-dominantes Empty Re: ligadas ao sexo ou co-dominantes

    Mensagem  romalro Qui Dez 13, 2012 8:52 am

    Obrigado pela explicação vinicius! copiei, colei e imprimi, ficarei uma semana lendo e depois venho dar meu parecer se intendi ou não! Hahahahaha é mto pro meu cérebro...mas vou tentar lol!
    Tiago Vieira
    Tiago Vieira


    Mensagens : 3296
    Data de inscrição : 01/05/2012
    Idade : 32
    Localização : Camaçari-BA

    ligadas ao sexo  ou co-dominantes Empty Re: ligadas ao sexo ou co-dominantes

    Mensagem  Tiago Vieira Qui Dez 13, 2012 9:29 am

    o q eu entendi, sei q nas aves o sexo é definido pela fêmea então um macho ino por ex. só nascerá fêmeas ino se a mãe passar o geni do sexo fêminino se a fêmea ñ passar esse gene só nascerá machos normais portadores d ino.

    já as dominantes e recessivas o sexo ñ vai definir a mutação da ave, e sim a soma dos genes dos pais independente do sexo do filhote.
    Carla
    Carla


    Mensagens : 245
    Data de inscrição : 20/11/2012

    ligadas ao sexo  ou co-dominantes Empty Re: ligadas ao sexo ou co-dominantes

    Mensagem  Carla Qui Dez 13, 2012 10:45 am

    romalro escreveu:Obrigado pela explicação vinicius! copiei, colei e imprimi, ficarei uma semana lendo e depois venho dar meu parecer se intendi ou não! Hahahahaha é mto pro meu cérebro...mas vou tentar lol!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Bem isso!
    Vinícius Pereira
    Vinícius Pereira


    Mensagens : 297
    Data de inscrição : 04/10/2012
    Idade : 32
    Localização : Avaré - SP

    ligadas ao sexo  ou co-dominantes Empty Re: ligadas ao sexo ou co-dominantes

    Mensagem  Vinícius Pereira Qui Dez 13, 2012 5:20 pm

    hehehhehe...Romalro, depois você me diz se compreendeu então, mas se tiver qualquer dúvida, é só perguntar...

    e Tiago, é quase isso, no caso para se definir o sexo é passado o cromossomo e para definir a mutação é passada o gene, pois, uma mutação recessiva ou dominante precisa as vezes de vários genes dos cromossomos autossômicos (os que não estão relacionados ao sexo), que são combinados para que uma mutação surja visualmente, no caso das mutações ligadas ao sexo, o gene é apenas um e está acoplado ao cromossomo alossômico (que estão relacionados ao sexo), então se tem o gene para INO, ele se acopla no cromossomo alossômico Z, então um macho INO visual ele tem o genótipo Z/ino + Z/ino, por isso todas as filhas serão INO e todos os filhos serão portadores de INO, independente da fêmea em questão, mas para nascer um macho INO é de obrigação que a mãe dele seja uma INO e que o pai seja no mínimo portador de INO....quanto a sua definição para as mutações recessivas e dominantes está certíssima e não tenho o que acrescentar e nem tirar dela.... Very Happy
    Tiago Vieira
    Tiago Vieira


    Mensagens : 3296
    Data de inscrição : 01/05/2012
    Idade : 32
    Localização : Camaçari-BA

    ligadas ao sexo  ou co-dominantes Empty Re: ligadas ao sexo ou co-dominantes

    Mensagem  Tiago Vieira Qui Dez 13, 2012 5:44 pm

    Escrevi dessa maneira p/ vê se fik + fácil do pessoal entender pq se botar essas letras é cmo matemática complica tdo.
    THIAGO BR
    THIAGO BR


    Mensagens : 1178
    Data de inscrição : 02/09/2012
    Idade : 35
    Localização : Cruzeiro do Oeste - PR

    ligadas ao sexo  ou co-dominantes Empty Re: ligadas ao sexo ou co-dominantes

    Mensagem  THIAGO BR Qui Dez 13, 2012 9:34 pm

    Muito bom mesmo Vinícius, hoje mesmo eu estava pensando nesse tipo de transmissão ligada ao sexo, agora saber que quem define o sexo é a fêmea, tudo se esclareceu! Valew!!!
    avatar
    Fernando santos


    Mensagens : 835
    Data de inscrição : 02/09/2012
    Idade : 26
    Localização : sao paulo/Diadema

    ligadas ao sexo  ou co-dominantes Empty Re: ligadas ao sexo ou co-dominantes

    Mensagem  Fernando santos Sex Dez 14, 2012 5:09 am

    Vinícius Pereira escreveu:ta certo Fernando, vou tentar explicar melhor esses conceitos...nos mamíferos incluindo os humanos é usadas as siglas X e Y nos cromossomos alossômicos (refente ao sexo), e nas aves é usada as siglas W e Z nos cromossomos alossômicos....nos mamíferos e humanos é o pai quem define o sexo dos bebes, pois, eles tem os cromossomos alossômicos X e Y, já as fêmeas apenas X e X, já nas aves é o contrário são as fêmeas que tem os cromossomos alossômicos W e Z definindo o sexo e os machos Z e Z, as siglas, seria a mesma coisa que nos humanos, só muda as letras, mas o sentido é o mesmo...quando coloquei Z/ino (porque usei a mutação INO como exemplo), é porque como disse anteriormente, é nesse cromossomo (Z) que contem o gene para as mutações ligadas ao sexo, o cromossomo W não é capaz de carregar esse gene, por isso não se usa W/ino....ou seja, em um macho que é portador de INO ele ele teria o genótipo (genótipo é o que ele tem de DNA, não aparecendo visualmente), Z + Z/ino, já um macho normal, sem portar INO ele teria o genótipo Z + Z, e um macho que seria INO visualmente seria Z/ino + Z/ino...para se ter uma ideia, quando cruzamos um macho portador de INO (Z + Z/ino) com uma fêmea normal (W + Z) os filhotes viriam os seguinte (teoricamente) Z + Z (esse filhote seria um macho normal), ou Z/ino + W (esse filhote seria uma fêmea INO), ou Z + Z/ino (esse filhote seria um macho normal portador de INO), ou W + Z (esse filhote seria uma fêmea normal)...veja que mostrei todas as possibilidades, talvez eu complique mais, mas se é difícil explicar apenas escrevendo, mas é mais ou menos isso...se continuar com dúvidas, pode perguntar, que eu vou procurar responder do jeito mais simples possível....Very Happy




    viniciu e muita areia para o meu cerebro Sad mais eu entendi mais ou menos ,em pouco em pouco vou aprendendo Very Happy vou fazer igual romalro vou imprimir e estudar sobre isss kkkk
    Vinícius Pereira
    Vinícius Pereira


    Mensagens : 297
    Data de inscrição : 04/10/2012
    Idade : 32
    Localização : Avaré - SP

    ligadas ao sexo  ou co-dominantes Empty Re: ligadas ao sexo ou co-dominantes

    Mensagem  Vinícius Pereira Seg Dez 17, 2012 3:24 pm

    Pois é Thiago...se fosse como nos humanos, teriam mais machos que fêmeas e mutações ligadas ao sexo....

    e Fernando, qualquer dúvida estou aqui Very Happy
    Vinícius Pereira
    Vinícius Pereira


    Mensagens : 297
    Data de inscrição : 04/10/2012
    Idade : 32
    Localização : Avaré - SP

    ligadas ao sexo  ou co-dominantes Empty Re: ligadas ao sexo ou co-dominantes

    Mensagem  Vinícius Pereira Seg Dez 17, 2012 3:26 pm

    EM mutações ligadas ao sexo*

    e não E...desculpem :/

      Data/hora atual: Qui maio 02, 2024 12:22 am