Vida de Periquito Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Vida de Periquito Forum

Anúncios

já acasalaram ? Crystal_catcher_banner_610_playstore

Últimos assuntos

» Colocar bebedouro
já acasalaram ? EmptyTer maio 21, 2019 12:16 pm por Severino

» PERIQUITO DA CAATINGA DOENTE E COM 22 ANOS
já acasalaram ? EmptyTer maio 21, 2019 12:11 pm por Severino

» Periquito doente? Ele parece bem, mas só dorme.
já acasalaram ? EmptyQui Abr 04, 2019 5:07 pm por Rafaela bohler

» Retirar um filhote do ninho para amansar.
já acasalaram ? EmptyQua Mar 28, 2018 11:37 am por Paulo

» COMPREENDENDO AS MUTAÇÕES (DOMINANTES, RECESSIVAS, LIGADAS AO SEXO) E COMO ELAS FUNCIONAM.
já acasalaram ? EmptyQua Fev 07, 2018 4:37 pm por kaique uliana

» Periquito da Caatinga doente? Por favor, me ajudem!
já acasalaram ? EmptyDom Out 08, 2017 2:45 pm por carolinec

» Ajuda com genetica
já acasalaram ? EmptySex Out 06, 2017 10:57 am por Iago Lessa

» Primeiro ovo.
já acasalaram ? EmptyQui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
já acasalaram ? EmptyDom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

4 participantes

    já acasalaram ?

    avatar
    savioagr


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 31/07/2011
    Localização : EspiritoSanto

    já acasalaram ? Empty já acasalaram ?

    Mensagem  savioagr Dom Jul 31, 2011 7:51 pm

    Olá
    Eu tenho um casal de piriquitos a uns 6 meses
    E algumas semanas eu percebi que a femea estava com a carancula marrom chocolate ,
    e o comportamento dela esta estranho , ela entra na caixa ninho toda hora e fica lá por um bom tempo e o macho fica observando ela na porta ,
    ela também fica fazendo carinho nele ..
    as vezes ela fica com a cabeça pra fora , eu observo sempre se ja tem ovos lá dentro , mas por enquanto nao tem nenhum .
    a minha duvida é a seguinte : será que eles ja acasalaram ?
    ou ela esta preparando o ninho ?
    sera que vai demorar ainda pra ter filhotes ?

    Obrigado , aguardo a ajuda de alguém .
    Abraços .
    erisson
    erisson


    Mensagens : 1475
    Data de inscrição : 31/07/2011

    já acasalaram ? Empty Re: já acasalaram ?

    Mensagem  erisson Dom Jul 31, 2011 8:26 pm

    olá, vamos lá:

    o fato da fêmea entrar no ninho é normal, ela está "conhecendo o terreno". O fato e ele ficar na porta, beijando ela é um bom sinal, sinal de que eles se dão bem e estão "namorando".

    No entanto é fundamental que haja a cópula entre eles. Ou seja, o macho precisa copular com a fêmea afim de fertilizar os ovos e ela efetuar a postura. Uma dica que eu dou é a seguinte, sempre que vou cuidar das minhas aves, no começo da noite, acendo a luz do local onde estão as gaiolas e é nesse momento, em geral, que o macho copula com a fêmea. Vc percebe ele bem agitado, beijando ela, todo arrepiado, e tentando colocar a patinha nas coistas dela. Quando ele fizer isso, é só dar um tempo (fique olhando de longe) que logo ele conegue subir nela e eles acasalam. Deste ponto em diante, leva em média 09 dias para ela botar o primeiro ovo e daí em diante, ela bota um ovo a cada dois dias.

    Quando ela entrar no ninho e começar a passar a noite lá, pode ter certeza que ela vai botar.

    abs e boa sorte
    avatar
    savioagr


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 31/07/2011
    Localização : EspiritoSanto

    já acasalaram ? Empty Re: já acasalaram ?

    Mensagem  savioagr Dom Jul 31, 2011 9:14 pm

    humm ..
    mas então é provavel que o macho nem tenha copulado a femea ainda ?

    obrigado pela resposta Erisson
    erisson
    erisson


    Mensagens : 1475
    Data de inscrição : 31/07/2011

    já acasalaram ? Empty Re: já acasalaram ?

    Mensagem  erisson Dom Jul 31, 2011 10:33 pm

    sim, é bem possível que a cópula não tenha se efetivado ainda.

    para saber, só vendo mesmo ou depois de ela botar e chocar (pois as vezes os ovos vem vazios tb/)

    abs
    avatar
    jcesardutra


    Mensagens : 435
    Data de inscrição : 24/07/2011

    já acasalaram ? Empty Re: já acasalaram ?

    Mensagem  jcesardutra Seg Ago 01, 2011 12:27 am

    Olá rapaziada, vou me meter neste papo de criador de periquitos. O que acontece é que você junta um ou mais casais e eles levam alguns dias para se acasalar. Acasalar significa que um aceitou o outro e então temos um casal pronto para iniciar todo o processo de reprodução. A fêmea leva alguns dia para aceitar a caixa ninho e fica neste entra e sai até se sentir segura do local. Começa a roer o ninho e a ficar algum tempo lá dentro. Todo este "tempo" é relativo para cada fêmea e de acordo coma idade e o bom funcionamento de seu organismo. Sim, porque enquanto isto seu órgão interno(oveiro) começa a preparar os micro ovinhos que no tempo certo serão fertilizados. Daí sim, mesmo que não consigamos ver o macho galando, ele sempre da um geito. Eu penso que seja a força da natureza agindo expontaneamente. Boa sorte!
    avatar
    savioagr


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 31/07/2011
    Localização : EspiritoSanto

    já acasalaram ? Empty Re: já acasalaram ?

    Mensagem  savioagr Sex Ago 05, 2011 8:37 pm

    aah ,
    eu acho que se ele nao galou ela ainda , nao vai demorar muito , porque eles ficam se coçando e beijando o tempo todo quando ela nao está na caixinha , ela ja esta roendo lá também .
    obrigado gente
    abraços.
    avatar
    henrique_gyn


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 09/08/2011

    já acasalaram ? Empty Dúvida sobre esse mesmo assunto

    Mensagem  henrique_gyn Ter Ago 09, 2011 10:41 am

    Olá a todos, estou com uma dúvida sobre esse mesmo assunto. Há uns 3 meses ganhei uma fêmea, não sei a idade que ela tinha na época mas sei que era bem jovem, no mesmo dia adiquiri um macho e coloquei os dois juntos.
    Durante esses 3 meses que eles estão juntos nunca havia visto os dois brigando ou qualquer coisa desse tipo, mas hoje pela manhã o macho corria atras da femea como se quisesse copular, mas ela não parecia estar muito interessada e com a insistencia do macho acabou machucando ela um pouco. Apesar do ninho já estar dentro da gaiola há algum tempo nenhum dos dois nunca entrou nele, pelo menos não que eu tenha visto.
    A dúvida é a seguinte: será que a femea está entrando em idade de reprodução e por isso o interesse do macho só agora, e se for isso mesmo é normal a fêmea não aceitá-lo assim logo de cara?
    avatar
    jcesardutra


    Mensagens : 435
    Data de inscrição : 24/07/2011

    já acasalaram ? Empty Re: já acasalaram ?

    Mensagem  jcesardutra Ter Ago 09, 2011 8:09 pm

    Henrique não acredito muito nisso não, acho que ela não quer nada com ele mesmo, acontece.
    Nesses casos eu coloco o macho em uma gaiola perto da gaiola dela e deixo que ela comece a dar sinais de querer se acasalar. Os sinais são ela começar a entrar na caixa, depois começar a roer a caixa e a cantar, fazer algum barulho pra chamar a atenção dele. Neste momento se colocar o macho na gaiola a coisa tem mais chance de acontecer. Caso contrário teste colocando outro macho, as vezes ela aceita melhor outro: vai entender as fêmeas?
    erisson
    erisson


    Mensagens : 1475
    Data de inscrição : 31/07/2011

    já acasalaram ? Empty Re: já acasalaram ?

    Mensagem  erisson Qua Ago 10, 2011 1:23 am

    Amigo,

    pela minha (pouca) experiência e pelo que li por aí, as fêmeas tendem a "escolher" o macho para se acasalar. Na natureza isso é muito comum com várias espécies e com o periquito não é diferente. Ela vai querer o melhor macho para ela, para poder ter filhotes fortes e saudáveis.

    As vezes ela pode, simplesmente, não ter desenvolvido uma compatibilidade por ele ou, outras vezes, ele pode ter algum tipo de deficiência nutricional ou não que ela percebeu e por isso não quer acasalar, entende?

    De qualquer forma, acho que seria importante deixar eles próximos, para ver se ela "realmente" quer acasalar.As vezes ela simplesmente não está pronta!

    abs
    avatar
    henrique_gyn


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 09/08/2011

    já acasalaram ? Empty Re: já acasalaram ?

    Mensagem  henrique_gyn Dom Ago 14, 2011 4:00 pm

    jcesardutra escreveu:Henrique não acredito muito nisso não, acho que ela não quer nada com ele mesmo, acontece.
    Nesses casos eu coloco o macho em uma gaiola perto da gaiola dela e deixo que ela comece a dar sinais de querer se acasalar. Os sinais são ela começar a entrar na caixa, depois começar a roer a caixa e a cantar, fazer algum barulho pra chamar a atenção dele. Neste momento se colocar o macho na gaiola a coisa tem mais chance de acontecer. Caso contrário teste colocando outro macho, as vezes ela aceita melhor outro: vai entender as fêmeas?

    Obrigado a todos pelas respostas. Eu ia separar o macho no dia seguinte que li a mensagem aqui, mas antes disso aconteceu da fêmea começar a entrar no ninho e ficar lá dentro por mais tempo, apesar de ainda sair bastante para comer e beber, também começou a roer um pouco a entrada do mesmo. Ainda não vi o acasalamento propriamente dito, mas a fêmea parece estar mais receptiva as investidas do macho.

    Agora só me resta aguardar, hehehehe.

    Conteúdo patrocinado


    já acasalaram ? Empty Re: já acasalaram ?

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg maio 13, 2024 10:37 am