Vida de Periquito Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Vida de Periquito Forum

Anúncios

albino - lutino e albino? Crystal_catcher_banner_610_playstore

Últimos assuntos

» Colocar bebedouro
albino - lutino e albino? EmptyTer maio 21, 2019 12:16 pm por Severino

» PERIQUITO DA CAATINGA DOENTE E COM 22 ANOS
albino - lutino e albino? EmptyTer maio 21, 2019 12:11 pm por Severino

» Periquito doente? Ele parece bem, mas só dorme.
albino - lutino e albino? EmptyQui Abr 04, 2019 5:07 pm por Rafaela bohler

» Retirar um filhote do ninho para amansar.
albino - lutino e albino? EmptyQua Mar 28, 2018 11:37 am por Paulo

» COMPREENDENDO AS MUTAÇÕES (DOMINANTES, RECESSIVAS, LIGADAS AO SEXO) E COMO ELAS FUNCIONAM.
albino - lutino e albino? EmptyQua Fev 07, 2018 4:37 pm por kaique uliana

» Periquito da Caatinga doente? Por favor, me ajudem!
albino - lutino e albino? EmptyDom Out 08, 2017 2:45 pm por carolinec

» Ajuda com genetica
albino - lutino e albino? EmptySex Out 06, 2017 10:57 am por Iago Lessa

» Primeiro ovo.
albino - lutino e albino? EmptyQui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
albino - lutino e albino? EmptyDom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

+3
jcesardutra
queroumperiquito
ribeiro
7 participantes

    lutino e albino?

    ribeiro
    ribeiro


    Mensagens : 91
    Data de inscrição : 24/02/2012
    Idade : 34
    Localização : Porto Alegre RS

    albino - lutino e albino? Empty lutino e albino?

    Mensagem  ribeiro Ter Mar 06, 2012 5:20 pm

    o que voces acham de um casal um albino e um lutino?o que daria os filhotes?
    queroumperiquito
    queroumperiquito


    Mensagens : 147
    Data de inscrição : 07/01/2012

    albino - lutino e albino? Empty Re: lutino e albino?

    Mensagem  queroumperiquito Ter Mar 06, 2012 6:28 pm

    eu não acho uma boa escolha pois os filhotes ia sair muito pequenos, mas se o lutino portase azul poderia ter albinos lutinos, verdes normais e azuis normais e se ele nao portasse so os da linha verde

    Obs os machos normais nasceriam portadores de ino
    ribeiro
    ribeiro


    Mensagens : 91
    Data de inscrição : 24/02/2012
    Idade : 34
    Localização : Porto Alegre RS

    albino - lutino e albino? Empty Re: lutino e albino?

    Mensagem  ribeiro Ter Mar 06, 2012 6:33 pm

    muito pequenos?
    queroumperiquito
    queroumperiquito


    Mensagens : 147
    Data de inscrição : 07/01/2012

    albino - lutino e albino? Empty Re: lutino e albino?

    Mensagem  queroumperiquito Ter Mar 06, 2012 6:47 pm

    é pois o ino é sexo ligado o que costuma a dar filhotes com um tamanha menor, se voce que albinos e lutinos eu te aconselho a pegar um macho portador de ino com uma femea ino (femeas não portam ino, ou são da cor ou nao)
    avatar
    jcesardutra


    Mensagens : 435
    Data de inscrição : 24/07/2011

    albino - lutino e albino? Empty Re: lutino e albino?

    Mensagem  jcesardutra Ter Mar 06, 2012 8:35 pm

    Na verdade o que acontece é que acasalando recessivos, e mesmo os sexo ligados com os normais, se o normal tem um porte melhor, conseguiremos portadores de tamanhos parecidos com os normais, ou seja :maiores e fazendo assim várias vezes tornaremos todos no mesmo tamanho.

    Daí é que vem a pergunta: E quando os recessivos e todos os "menores" estiverem do mesmo tamanho no criadouro?

    Daí não precisa mais esta manobra e é por isso que no meu criadouro eu acasalo albino com lutino, pois consegui deixá-los todos no mesmo tamanho.
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    albino - lutino e albino? Empty Re: lutino e albino?

    Mensagem  Eliseu Patrizi Sex Mar 09, 2012 9:26 pm

    Este resultado q o Julio tem conseguido com cruzamentos de inos, eu tbm tenho conseguido, os filhotes tem nascido no mesmo padrão dos pais inos.
    Wendel
    Wendel


    Mensagens : 629
    Data de inscrição : 03/06/2012
    Idade : 41
    Localização : pernambuquitos.blogspot.com

    albino - lutino e albino? Empty Re: lutino e albino?

    Mensagem  Wendel Qua Jun 13, 2012 9:31 am

    Sei que em um cruzamento entre:

    Macho Lutino X Fêmea Albina = Machos Lutinos/Albinos e Fêmeas Lutinas.


    Também sei que as duas variedades são recessivas e ligadas ao sexo. Minha dúvida é a seguinte:

    Macho Albino X Fêmea Lutina = ?

    Na teoria o pai passa a mutação para as fêmeas e a mãe para os machos, certo?

    Mas neste caso, seriam também filhotes machos lutinos/albinos e fêmeas lutinas, devido a presença de carotenóide ser dominante em relação a ausência?

    Me corrijam se escrevo besteiras. Obrigado.


    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    albino - lutino e albino? Empty Re: lutino e albino?

    Mensagem  Eliseu Patrizi Qua Jun 13, 2012 10:59 am

    Um casal de ino, sempre te dará filhotes todos inos. O q vai acontecer é o seguinte, o lutino q é um verde por baixo, se ele não portar azul, todos os filhotes de um casal lutino com uma albino, nascerão lutinos, mas depois esses filhotes cruzados com albinos, te darão filhotes lutinos e albinos. Mas se um casal lutino portar azul e cruzar com uma albino, nascerão tanto filhotes lutinos como albinos. MAS sempre q cruzamos um casal de inos, todos os filhotes nascerão inos.
    Wendel
    Wendel


    Mensagens : 629
    Data de inscrição : 03/06/2012
    Idade : 41
    Localização : pernambuquitos.blogspot.com

    albino - lutino e albino? Empty Re: lutino e albino?

    Mensagem  Wendel Qua Jun 13, 2012 11:35 am

    eliseu escreveu:Um casal de ino, sempre te dará filhotes todos inos. O q vai acontecer é o seguinte, o lutino q é um verde por baixo, se ele não portar azul, todos os filhotes de um casal lutino com uma albino, nascerão lutinos, mas depois esses filhotes cruzados com albinos, te darão filhotes lutinos e albinos. Mas se um casal lutino portar azul e cruzar com uma albino, nascerão tanto filhotes lutinos como albinos. MAS sempre q cruzamos um casal de inos, todos os filhotes nascerão inos.


    Sei que todos serão Inos. Minha dúvida é quanto à cor. Vamos supor que não são portadores. São "puros" tanto albino como lutino.


    Sei do resultado entre Macho Lutino x Fêmea Albina. Quero saber o resultado(cor) dos Filhos de Macho albino x Fêmea lutina.




    Última edição por WCAS em Qua Jun 13, 2012 11:43 am, editado 1 vez(es)
    Matheus Almeida
    Matheus Almeida


    Mensagens : 2010
    Data de inscrição : 20/07/2011
    Idade : 28
    Localização : Sete Lagoas-Minas Gerais

    albino - lutino e albino? Empty Re: lutino e albino?

    Mensagem  Matheus Almeida Qua Jun 13, 2012 11:37 am

    Entao, se o macho lutino portar azul nasceram tanto lutinos quanto albinos se nao portar so nasceram lutinos.. entendeu?
    Wendel
    Wendel


    Mensagens : 629
    Data de inscrição : 03/06/2012
    Idade : 41
    Localização : pernambuquitos.blogspot.com

    albino - lutino e albino? Empty Re: lutino e albino?

    Mensagem  Wendel Qua Jun 13, 2012 11:52 am

    Matheus Almeida escreveu:Entao, se o macho lutino portar azul nasceram tanto lutinos quanto albinos se nao portar so nasceram lutinos.. entendeu?

    Eu sei. Estou considerando que sejam aves "puras" que não são portadoras. Minha dúvida é quanto ao resultado de macho albino com uma fêmea lutina.

    Teoricamente um macho albino não pode portar lutino, sendo assim, queria saber se entre um macho ALBINO(puro) e uma fêmea lutina, todos os filhotes serão AMARELOS? Sendo Machos Lutinos/albinos e femeas lutinas? É esta minha questão, entenderam?
    Matheus Almeida
    Matheus Almeida


    Mensagens : 2010
    Data de inscrição : 20/07/2011
    Idade : 28
    Localização : Sete Lagoas-Minas Gerais

    albino - lutino e albino? Empty Re: lutino e albino?

    Mensagem  Matheus Almeida Qua Jun 13, 2012 11:55 am

    Entaoo! é isso que quero dizer:
    Macho lutino(sem portar azul) x femea albina:
    Todos filhotes lutinos
    Macho lutino( portador de azul) x femea lutina:
    Filhotes albinos e lutinos
    Entendeu?
    Wendel
    Wendel


    Mensagens : 629
    Data de inscrição : 03/06/2012
    Idade : 41
    Localização : pernambuquitos.blogspot.com

    albino - lutino e albino? Empty Re: lutino e albino?

    Mensagem  Wendel Qua Jun 13, 2012 12:05 pm

    Matheus Almeida escreveu:Entaoo! é isso que quero dizer:
    Macho lutino(sem portar azul) x femea albina:
    Todos filhotes lutinos
    Macho lutino( portador de azul) x femea lutina:
    Filhotes albinos e lutinos
    Entendeu?


    rsrsrs. Matheus, tô falando de MACHO ALBINO e não de macho Lutino. Mas valeu a tentantiva. Tentei uns contatos aqui por email e quando tiver uma resposta ponho aqui para todos.
    Matheus Almeida
    Matheus Almeida


    Mensagens : 2010
    Data de inscrição : 20/07/2011
    Idade : 28
    Localização : Sete Lagoas-Minas Gerais

    albino - lutino e albino? Empty Re: lutino e albino?

    Mensagem  Matheus Almeida Qua Jun 13, 2012 12:13 pm

    Entao meu deus! é so trocar! ah quando suas respostas por email chega voce vai ver que oq eu to falando ta certo.. acho que voce q nao ta entendo..
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    albino - lutino e albino? Empty Re: lutino e albino?

    Mensagem  Eliseu Patrizi Qua Jun 13, 2012 1:08 pm

    É isso mesmo WCAS, é só trocar a ordem, tanto faz ser o macho ou a fêmea se eles não portarem azul, mesmo casando com uma albino(a), nascerão todos lutinos, mas já nos filhotes deles, está regra será alterada, os filhotes lutinos poderão trazer albino e lutino, por causa do pai ou mãe q for albino.
    Wendel
    Wendel


    Mensagens : 629
    Data de inscrição : 03/06/2012
    Idade : 41
    Localização : pernambuquitos.blogspot.com

    albino - lutino e albino? Empty Re: lutino e albino?

    Mensagem  Wendel Sáb Jun 16, 2012 11:27 am

    Colegas, fiz uma confusão Embarassed sobre a possibilidade de fêmeas serem portadoras ou não. Achei que estas não poderiam ser portadoras de forma alguma. Por isso fiz esse questionamento. Por fim, e como havia prometido, ponho aqui os e-mails recebidos de Júlio Dutra e Fúlvio Lucietto.


    Júlio Dutra escreveu:Amigo lutino e albino é a mesma coisa, ambos são "inos". Um é da linha verde (lutino) e o outro da linha azul (albino).
    No cruzamento de albino com lutino ou lutino com albino sempre nascerão filhotes machos e fêmeas ino. Quanto á cor depende do lutino, porque por ser da linha verde o lutino é dominante sobre o albino que é da linha azul e se este ou esta lutina não for portador de azul todos os filhotes serão lutinos. Por isso não acasalamos dois albinos e muito menos dois lutinos. Sempre acasalamos um albino e o outro lutino independente de quem é fêmea ou macho. Todos os filhotes litinos deste casal serão portadores de azul.
    Preste atenção: Não dizemos portador de albino, nem de lutino. Dizemos portador de ino, ou seja, gen para albino e para lutino.
    Sê quiser somente lutino cruze os lutinos com verde e se quiser somente albinos cruze os albinos com azul.

    As fêmeas não portam as mutações ligadas ao sexo ou sexo ligadas e são: Ino, opalino, rendado, corpo claro e canela. Mas elas portam recessivos AR, asa cinza, asa clara, diluído, fulvo e a cor azul."


    Fúlvio Lucietto escreveu:

    Oi, Wendel !
    Acasalamentos entre Albinos e Lutinos, dentro das condições que você propõe, darão sempre o mesmo resultado, independentemente se tivermos macho Albio e Fêmea Lutino, ou vice-versa, desde que, como você especificou, o exemplar Lutino não seja portador de azul.
    Essa relação é a mesma que ocorreria entre um periquito Azul X Verde homozigoto (não portador de azul).
    Embora a sua abordagem seja em torno de Inos, cuja herança genética se caracteriza por ser Halossômica Recessiva (recessivo ligado ao sexo), a análise de presença ou ausência de pigmento amarelo ( que é o que diferenciará o Albino do Lutino) ocorre em um outro gene, completamente diferente e independente do gene do Ino, cuja herança genética é Autossômica (não ocorre no cromossomo sexual, portando não é ligado ao sexo) Recessiva e, portanto, pode ser portado tanto pelo macho quanto pela fêmea.
    Abraço!

    Muito obrigado.
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    albino - lutino e albino? Empty Re: lutino e albino?

    Mensagem  Eliseu Patrizi Sáb Jun 16, 2012 11:39 am

    WCAS vou tentar ajudar.Essa abordagem de q a fêmea não porte ino, são as fêmeas normais. Mas as fêmeas ino elas transferem essa mutação p seus filhos machos, e eles poderão trazer novos filhotes inos, ela consegue fazer isso pq ela é da mutação, ela não porta, mas as filhas normais dela não portaram nada, nesse sentido, as fêmeas normais mesmo sendo filhas de ino, não portam a mutação. Somente a fêmea q for ino é q passa a mutação q ela é, p seus filhos machos, mas suas filhas normais não portaram a mutação.
    Wendel
    Wendel


    Mensagens : 629
    Data de inscrição : 03/06/2012
    Idade : 41
    Localização : pernambuquitos.blogspot.com

    albino - lutino e albino? Empty Re: lutino e albino?

    Mensagem  Wendel Sáb Jun 16, 2012 12:18 pm

    eliseu escreveu: WCAS vou tentar ajudar.Essa abordagem de q a fêmea não porte ino, são as fêmeas normais. Mas as fêmeas ino elas transferem essa mutação p seus filhos machos, e eles poderão trazer novos filhotes inos, ela consegue fazer isso pq ela é da mutação, ela não porta, mas as filhas normais dela não portaram nada, nesse sentido, as fêmeas normais mesmo sendo filhas de ino, não portam a mutação. Somente a fêmea q for ino é q passa a mutação q ela é, p seus filhos machos, mas suas filhas normais não portaram a mutação.


    Exatamente! Era isso que eu não estava entendendo. Sempre lia que as fêmeas não poderiam ser portadoras. É isso mesmo que vc disse. Só não são portadoras as normais em relação a mutações ligadas ao sexo. As fêmeas destas mutações ligadas ao sexo, passam sim, a carga genética para seus filhos machos.
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    albino - lutino e albino? Empty Re: lutino e albino?

    Mensagem  Eliseu Patrizi Sáb Jun 16, 2012 12:22 pm

    Wendel, tanto a declaração do Julio tá correta, como a declaração do Fulvio, a linha de raciocinio deles é q tá diferente, o Julio se centraliza na mutação ino, q é ligada ao sexo. O Fulvio no final do e-mail dele ele sai da mutação ino, ligada ao sexo e vai para mutação cor azul, no caso o azul q tem por baixo do albino, e começa a explicar q essa mutação recessiva q gera a cor azul, ou o albino, precisa ser portado tanto pelo macho como pela fêmea, no final ele não tá mais falando sobre a mutação ino, e sim azul q deriva o albino. E explica q para vc ter dum casal lutino e albino, filhotes albino, o lutino precisa portar o gene recessivo azul, já q o albino é azul por baixo. Então num cruzamento desse o lutino q é da linha verde pode ou não portar o gene recessivo azul. Olha eu levei um tempão p arrumar isso dentro da minha cabeça, é pq alguns conhecedores do assunto, qdo nos colocam a informação, fazem num nivel q eles estão acostumados, daí agente q tem dificuldade mistura um pouco as coisa. Mas com o tempo as coisas vão se arrumando dentro da nossa cabeça. Continua fazendo perguntas q é assim q a gente consegue respostas.
    Wendel
    Wendel


    Mensagens : 629
    Data de inscrição : 03/06/2012
    Idade : 41
    Localização : pernambuquitos.blogspot.com

    albino - lutino e albino? Empty Re: lutino e albino?

    Mensagem  Wendel Sáb Jun 16, 2012 12:28 pm

    lol!
    kku71
    kku71


    Mensagens : 195
    Data de inscrição : 21/10/2011
    Idade : 52
    Localização : Alcobaça - BA

    albino - lutino e albino? Empty adorei

    Mensagem  kku71 Sáb Jun 16, 2012 8:11 pm

    Valeu pessoal,
    Eu estava querendo aumentar meu plantel de inos e ja ia fazer essa pergunta. Adorei as respostas e me esclareceram bem.
    Obrigado a todos por esta atenção!!!

    A cada dia estou mais apaixonado por criar esses bichinhos. Graças a meu filho de 3 anos pois comecei isso para ele e o brinquedo acabou sendo meu hobby.
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    albino - lutino e albino? Empty Re: lutino e albino?

    Mensagem  Eliseu Patrizi Sáb Jun 16, 2012 8:13 pm

    Aconteceu a mesma coisa comigo, q legal alguém com a mesma experiência.

    Conteúdo patrocinado


    albino - lutino e albino? Empty Re: lutino e albino?

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom Abr 28, 2024 6:39 pm