Vida de Periquito Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Vida de Periquito Forum

Anúncios

Muda - Seria muda francesa? Crystal_catcher_banner_610_playstore

Últimos assuntos

» Colocar bebedouro
Muda - Seria muda francesa? EmptyTer maio 21, 2019 12:16 pm por Severino

» PERIQUITO DA CAATINGA DOENTE E COM 22 ANOS
Muda - Seria muda francesa? EmptyTer maio 21, 2019 12:11 pm por Severino

» Periquito doente? Ele parece bem, mas só dorme.
Muda - Seria muda francesa? EmptyQui Abr 04, 2019 5:07 pm por Rafaela bohler

» Retirar um filhote do ninho para amansar.
Muda - Seria muda francesa? EmptyQua Mar 28, 2018 11:37 am por Paulo

» COMPREENDENDO AS MUTAÇÕES (DOMINANTES, RECESSIVAS, LIGADAS AO SEXO) E COMO ELAS FUNCIONAM.
Muda - Seria muda francesa? EmptyQua Fev 07, 2018 4:37 pm por kaique uliana

» Periquito da Caatinga doente? Por favor, me ajudem!
Muda - Seria muda francesa? EmptyDom Out 08, 2017 2:45 pm por carolinec

» Ajuda com genetica
Muda - Seria muda francesa? EmptySex Out 06, 2017 10:57 am por Iago Lessa

» Primeiro ovo.
Muda - Seria muda francesa? EmptyQui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Muda - Seria muda francesa? EmptyDom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

3 participantes

    Seria muda francesa?

    Wendel
    Wendel


    Mensagens : 629
    Data de inscrição : 03/06/2012
    Idade : 41
    Localização : pernambuquitos.blogspot.com

    Muda - Seria muda francesa? Empty Seria muda francesa?

    Mensagem  Wendel Ter Set 11, 2012 8:39 am

    Muda - Seria muda francesa? 230820121202


    Pessoal, o meu cobalto perdeu as Rémiges e Retrizes, vocês acham que é muda francesa? Uma pena que peguei, tinha a base como se estivesse sido roída, o que será? Ele não tem qualquer outro sintoma, é só a queda da penas mesmo.
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Muda - Seria muda francesa? Empty Re: Seria muda francesa?

    Mensagem  Eliseu Patrizi Ter Set 11, 2012 10:43 am

    Wendel, lindo filhote amigo, se for esse da foto, na foto ele parece estar muito bem. No passado tive um problemão aqui com muda francesa trazida através de um unico exemplar aparentemente saudavel, mas portador do virus q causa a muda francesa. Apesar de já ter visto comentários dizendo q os periquitos australianos pequenos são resistentes, e q os ingleses são os mais afetados pela muda francesa, na pratica desconheço isso, pq na época meu plantel era só de pequenos, e a quantidade de filhotes q apresentavam era muito grande. Sou calejado com a muda francesa, e não introduzo um passaro novo na minha criação de jeito nenhum, a menos q eu tenha certeza q tá limpo. Porém já tive alguns sustos aqui, q pensei q poderia ser a muda francesa, e descobri q não era, pq normalmente por se tratar de um virus, mais filhotes no ninho acabam tbm apresentando o mesmo problema. Lembro q certa vez administrei um vermifugo diferente na minha criação, e alguns filhotes tiveram problema na formação das penas, e essas caíram, na leva seguinte de filhotes todos vieram perfeitos, descobri q se tratava do vermifugo em pó, pois numa próxima vez q usei aconteceu a mesma coisa. Então uso de medicamento, deficiência nutricional, são algumas causas q podem tbm levar a problema de perda de penas. Observa se vc fez algum uso de medicamento, e nota o desenvolvimento dos outros. Se for só isso, logo nas próximas crias, todos virão bem.
    Wendel
    Wendel


    Mensagens : 629
    Data de inscrição : 03/06/2012
    Idade : 41
    Localização : pernambuquitos.blogspot.com

    Muda - Seria muda francesa? Empty Re: Seria muda francesa?

    Mensagem  Wendel Ter Set 11, 2012 4:55 pm

    Essa foto eu coloquei só para vocês lembrarem, ele não está mais assim. E não dei remedios.

    Ele é filhote daquele malva e a cobalto que eu tinha. Também me desfiz dos irmãos dele.

    Lembra daquele fulvo e rendado que comprei juntos e eu havia dito que o fulvo estava com algumas penas faltando nas costas? Pois bem, até hoje as penas não nasceram e o rendado vive em muda. Agora suspeito que esses dois foram os causadores.

    As penas desse cobalto parecem estar nascendo novamente mas também não vou ficar com ele.
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Muda - Seria muda francesa? Empty Re: Seria muda francesa?

    Mensagem  Eliseu Patrizi Ter Set 11, 2012 5:26 pm

    É possivel, afinal vc introduziu aves novas. Mas olha, lidar com muda francesa com poucos exemplares é fácil. Visto tratar-se de um virus, alguns acabam desenvolvendo anticorpos contra o virus. O segredo é deixar os casais sem reproduzir pelo menos por uns 2 meses, nesse periodo usar uma alimentação rica em proteínas e vitaminas p ajudá-los a desenvolver anticorpos. Depois desse periodo, vc deixa os casais reproduzirem novamente em gaiolas separadas, q tenham sido bem desinfetadas e de preferência use ninhos novos. Para cada casal, vc deve cuidar individualmente lavando bem as mãos p não levar o virus de um casal p o outro. Cada casal q tiver filhotes perfeitos, esses ficaram resistentes, os casais q tirarem filhotes com o problema é q o virus ficou encubado, e os adultos não desenvolveram anticorpos. Daí vc seleciona os casais saudáveis. Não precisa ainda se desfazer deles não, primeiro faz essa seleção. Pode ser q no final dos 2 meses, todos estejam resistentes. Normalmente, são poucos os exemplares q não criam anticorpos. É importante nesse periodo não tirar filhotes, pois através deles a doença se propaga. Fica tranquilo, q eu tinha muitos casais qdo aconteceu comigo, e consegui fazer essa seleção e eliminei permanentemente o virus do meu plantel.
    Wendel
    Wendel


    Mensagens : 629
    Data de inscrição : 03/06/2012
    Idade : 41
    Localização : pernambuquitos.blogspot.com

    Muda - Seria muda francesa? Empty Re: Seria muda francesa?

    Mensagem  Wendel Qui Set 13, 2012 2:55 pm

    eliseu escreveu:É possivel, afinal vc introduziu aves novas. Mas olha, lidar com muda francesa com poucos exemplares é fácil. Visto tratar-se de um virus, alguns acabam desenvolvendo anticorpos contra o virus. O segredo é deixar os casais sem reproduzir pelo menos por uns 2 meses, nesse periodo usar uma alimentação rica em proteínas e vitaminas p ajudá-los a desenvolver anticorpos. Depois desse periodo, vc deixa os casais reproduzirem novamente em gaiolas separadas, q tenham sido bem desinfetadas e de preferência use ninhos novos. Para cada casal, vc deve cuidar individualmente lavando bem as mãos p não levar o virus de um casal p o outro. Cada casal q tiver filhotes perfeitos, esses ficaram resistentes, os casais q tirarem filhotes com o problema é q o virus ficou encubado, e os adultos não desenvolveram anticorpos. Daí vc seleciona os casais saudáveis. Não precisa ainda se desfazer deles não, primeiro faz essa seleção. Pode ser q no final dos 2 meses, todos estejam resistentes. Normalmente, são poucos os exemplares q não criam anticorpos. É importante nesse periodo não tirar filhotes, pois através deles a doença se propaga. Fica tranquilo, q eu tinha muitos casais qdo aconteceu comigo, e consegui fazer essa seleção e eliminei permanentemente o virus do meu plantel.



    Ele está assim:


    Muda - Seria muda francesa? 110920121302

    Mas as rémiges já começaram a crescer e por enquanto nada das retrizes.

    As penas quando caem, apresentam isso na ponta.

    Muda - Seria muda francesa? Imagemjta


    Onde o círculo destaca, está roído e isso preto é sangue coalhado.
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Muda - Seria muda francesa? Empty Re: Seria muda francesa?

    Mensagem  Eliseu Patrizi Qui Set 13, 2012 3:02 pm

    Isso aconteceu tbm com outros filhotes? Tem certeza q vc não deu nenhum vermifugo no periodo q eles estavam empenando? A muda francesa causa isso sim, mas normalmente o ataque do virus nas penas ocorre bem na basen ele fecha o canudo impedindo a passagem de sangue,a pontinha q fica dentro da carne ela fica fininha e ressecada, e as penas ficam cheias de sangue morto ou coagulado.
    Wendel
    Wendel


    Mensagens : 629
    Data de inscrição : 03/06/2012
    Idade : 41
    Localização : pernambuquitos.blogspot.com

    Muda - Seria muda francesa? Empty Re: Seria muda francesa?

    Mensagem  Wendel Qui Set 13, 2012 3:09 pm

    Tenho certeza sim, Eliseu. Só vermifuguei as aves quando esse filhote começou a perder as penas.
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Muda - Seria muda francesa? Empty Re: Seria muda francesa?

    Mensagem  Eliseu Patrizi Qui Set 13, 2012 3:16 pm

    De qualquer maneira, é com já falei, não é um bicho de 7 cabeças. Até pq sua criação é pequena, da p controlar. O segredo é interromper a reprodução por alguns meses p dar tempo dos adultos adquirirem anti-corpos. Nesse periodo uma boa alimentação rica em nutrientes e necessário, além das sementes e caprichar no alpiste, verduras, milho verde, legumes e calcio são necessário. Depois qdo chegar na época de iniciar nova postura, gaiolas e ninhos desinfetados, e gaiolas afastadas uma da outra. Com isso vc vai descobrir os q desenvolveram resistência e os q ficaram com o virus incubado, pois alguns terão filhotes perfeitos e outros talvez não. Se todos tiverem filhotes saudáveis é pq o virus foi erradicado. Cuidado qdo pegar exemplares novos. Observa no viveiro onde tá o lote se tem algum sem rabo ou asas, isso é indicio de um lote perigoso.
    AZUL
    AZUL


    Mensagens : 1427
    Data de inscrição : 25/07/2012

    Muda - Seria muda francesa? Empty Seria muda francesa?

    Mensagem  AZUL Qui Set 13, 2012 10:43 pm

    eliseu e wendel, tenho um amigo também criador que teve esse problema, trazido por uma ave infectada, e espalhou na criação dele. Ele usou IVOMEC POUR ON, diluído na água e borrifava quinzenalmente (aves e gaiolas). E quase todos os filhotes já estão empenados novamente. Vou perguntar a quantidade para ele. Separa esse Opalino e tenta curar pois ele é lindo.
    AZUL
    AZUL


    Mensagens : 1427
    Data de inscrição : 25/07/2012

    Muda - Seria muda francesa? Empty Seria muda francesa?

    Mensagem  AZUL Sex Set 14, 2012 9:33 pm

    eliseu, quanto a pena tá me parecendo ataque de piolho de penas ou um tipo de fungo, pode ser?
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Muda - Seria muda francesa? Empty Re: Seria muda francesa?

    Mensagem  Eliseu Patrizi Sáb Set 15, 2012 8:51 am

    Sinceramente Azul, eu não saberia afirmar, talvez fosse um assunto a pesquisar se além da muda francesa, ou problemas nutricionais, se algum tipo de piolho ou fungo tbm poderia causar isso.
    Wendel
    Wendel


    Mensagens : 629
    Data de inscrição : 03/06/2012
    Idade : 41
    Localização : pernambuquitos.blogspot.com

    Muda - Seria muda francesa? Empty Re: Seria muda francesa?

    Mensagem  Wendel Sáb Set 15, 2012 7:44 pm

    Azul, conseguiu falar com seu colega?
    AZUL
    AZUL


    Mensagens : 1427
    Data de inscrição : 25/07/2012

    Muda - Seria muda francesa? Empty Seria muda francesa?

    Mensagem  AZUL Sáb Set 15, 2012 7:46 pm

    Liguei para ele e a esposa dele pediu pra ligar amanhã.
    Wendel
    Wendel


    Mensagens : 629
    Data de inscrição : 03/06/2012
    Idade : 41
    Localização : pernambuquitos.blogspot.com

    Muda - Seria muda francesa? Empty Re: Seria muda francesa?

    Mensagem  Wendel Sáb Set 15, 2012 8:37 pm

    Valeu. Fico aguardando.
    Wendel
    Wendel


    Mensagens : 629
    Data de inscrição : 03/06/2012
    Idade : 41
    Localização : pernambuquitos.blogspot.com

    Muda - Seria muda francesa? Empty Re: Seria muda francesa?

    Mensagem  Wendel Dom Set 16, 2012 12:05 am

    Sabe essa penas da foto? Eu tinha separado eles num recipiente branco para olhá-la a noite visto que é essa hora que os acaros são mais ativos. Para minha surpresa, a pena estava cheia de acaros!

    Pelo menos estou mais tranquilo, pois acredito que o acaro seja mais fácil de controlar que a muda.

    Andei dando uma pesquisada e encontrei um link interessante, inclusive falando do uso do inseticida nas aves(algo que eu nunca fiz).

    Tá aqui os links do artigo e do remédio para o meu caso.

    [url]http://trincaferroverdadeiro.blogspot.com/2011/04/piolhos-acaros-e-o-uso-de-ivermectina.html?m=1
    [/url]


    [url]www.jofadel.com.br/exibeprodutos.asp?categoria=3
    [/url]
    AZUL
    AZUL


    Mensagens : 1427
    Data de inscrição : 25/07/2012

    Muda - Seria muda francesa? Empty Seria muda francesa?

    Mensagem  AZUL Dom Set 16, 2012 7:42 pm

    Wendel, não consegui contato com o meu colega. Mas, já que descobriu que são piolhos de pena, aplique 1 gota de IVOMEC POUR ON na pele da nuca (remédio p/bovinos), mas se não conseguir. O PIOLHAVES aplicado na ave, também embaixo das asas e no ninho, é bom.
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Muda - Seria muda francesa? Empty Re: Seria muda francesa?

    Mensagem  Eliseu Patrizi Seg Set 17, 2012 12:45 am

    TBm o SBP, o tradicional da cor laranja a base de água, se for piolhos de ataque externo, dar uma vaporizadas nas regiões contaminadas ajuda a matar os acaros.

    Conteúdo patrocinado


    Muda - Seria muda francesa? Empty Re: Seria muda francesa?

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter maio 07, 2024 4:47 pm