Vida de Periquito Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Vida de Periquito Forum

Anúncios

Alimentação dos Periquitos - Página 2 Crystal_catcher_banner_610_playstore

Últimos assuntos

» Colocar bebedouro
Alimentação dos Periquitos - Página 2 EmptyTer maio 21, 2019 12:16 pm por Severino

» PERIQUITO DA CAATINGA DOENTE E COM 22 ANOS
Alimentação dos Periquitos - Página 2 EmptyTer maio 21, 2019 12:11 pm por Severino

» Periquito doente? Ele parece bem, mas só dorme.
Alimentação dos Periquitos - Página 2 EmptyQui Abr 04, 2019 5:07 pm por Rafaela bohler

» Retirar um filhote do ninho para amansar.
Alimentação dos Periquitos - Página 2 EmptyQua Mar 28, 2018 11:37 am por Paulo

» COMPREENDENDO AS MUTAÇÕES (DOMINANTES, RECESSIVAS, LIGADAS AO SEXO) E COMO ELAS FUNCIONAM.
Alimentação dos Periquitos - Página 2 EmptyQua Fev 07, 2018 4:37 pm por kaique uliana

» Periquito da Caatinga doente? Por favor, me ajudem!
Alimentação dos Periquitos - Página 2 EmptyDom Out 08, 2017 2:45 pm por carolinec

» Ajuda com genetica
Alimentação dos Periquitos - Página 2 EmptySex Out 06, 2017 10:57 am por Iago Lessa

» Primeiro ovo.
Alimentação dos Periquitos - Página 2 EmptyQui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Alimentação dos Periquitos - Página 2 EmptyDom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

+11
Edson RJ
Valentim
Henrique Motta
AZUL
Darlan corrheia
Phelyp
kokalex
THIAGO BR
Matheus Almeida
Eliseu Patrizi
Felype Serrano
15 participantes

    Alimentação dos Periquitos

    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    Alimentação dos Periquitos - Página 2 Empty Re: Alimentação dos Periquitos

    Mensagem  Felype Serrano Ter Jan 14, 2014 4:18 pm

    Acrescentei no tópico o jiló e a cenoura.

    Eu dou jiló para os meus e eles gostam bastante, já a cenoura eles não são muito chegados mais já conversei com alguns amigos e a cenoura parecem que gostam bastante também.

    Alguém tem mais alguma ideia do que eu possa colocar que os periquitos admirem ?
    Edgar C. Melo
    Edgar C. Melo


    Mensagens : 338
    Data de inscrição : 26/12/2013
    Idade : 37
    Localização : Goiânia - GO

    Alimentação dos Periquitos - Página 2 Empty Re: Alimentação dos Periquitos

    Mensagem  Edgar C. Melo Sex Jan 17, 2014 6:07 am

    Pessoal vi essa matéria em uma pagina no facebook, achei super interessante e resolvi compartilhar com vcs. Alguém aqui usa essa técnica ou já ouviu falar??? Será que aceitam bem???

    SEMENTES GERMINADAS
    Existem no mercado de produtos para aves sacos de semente para germinar altamente balanceadas. Os preços variam consoante as marcas, mas a “Verselle-Laga, Aviplatas” por exemplo, têm misturas interessante em germinado.

    COMO PREPARAR?
    1) Coloca-se as sementes numa taça.
    2) Deixe de molho durante 24 a 36 horas.
    3) Depois retire o excesso de água, e borrife as sementes várias vezes ao dia.

    Está comprovado que as semente começam o processo de germinação após as primeiras 24 horas.
    Em poucos dias as sementes vão dobrar o seu tamanho e começar a germinar as plantinhas.
    O germinado pode ser dado de modo simples ou misturado com papa/ fruta e também algumas vitaminas ou medicamentos, sempre que estes sejam muito amargos ou de saber desagradável
    Estes preparados devem ser feitos de modo a serem totalmente consumidos pelas aves o mais rápido possível.

    QUANDO DAR?
    Se tiver essa possibilidade, durante a época de criação e muda recomenda-se facultar as sementes germinadas diariamente. Fora destas épocas a administração de 1-2 vezes por semana é suficiente.

    BENEFÍCIOS:
    - Contribui para o óptimo funcionamento do organismo das aves;
    - aumenta a digestibilidade;
    - activa a ingestão das vitaminas, etc.
    - representam um alto valor nutritivo para as crias
    - Utilizado como primeiro alimento solido dos filhotes.

    Administrar as sementes germinadas num comedouro a parte ou entao misturar com a papa.

    Algumas vantagens:

    São tenras, fazendo com que os filhotes se alimentem mais e iniciem mais cedo a ingestão de sementes, essenciais ao seu pleno desenvolvimento. Torna-se independentes mais cedo, reduzindo o índice de mortes após a separação dos pais.

    Apresentam alta digestibilidade, sendo muito ricas em vitaminas, carboidratos e proteínas. Quando germinadas por período um pouco maior são importante fonte de alimento verde, com suas vitaminas e carotenóides, que podem ajudar na formação de algumas variedades de lipocromo.

    São muito palatáveis e atrativas para os pássaros, aumentando o apetite, melhorando a diversidade de sua alimentação, proporcionando desta forma mais saúde para o plantel.

    Com a germinação das sementes há uma multiplicação da quantidade de alimentos oferecidos, reduzindo-se assim seu custo.  Por exemplo, 100gr de semente podem se transformar em alguns dias em 200gr ou mais de alimento de excelente qualidade a ser oferecido ao pássaro.

    Um grande número de criadores utiliza grãos germinados para alimentar seus pássaros.   Alguns reputam as sementes germinadas tão importantes quanto as  rações  ( farinhadas ) durante a criação.

    Alimentação dos Periquitos - Página 2 Rpc7
    Alimentação dos Periquitos - Página 2 Qsbf
    Alimentação dos Periquitos - Página 2 66zn


    Última edição por Edgar C. Melo em Sex Jan 17, 2014 6:17 am, editado 1 vez(es)
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    Alimentação dos Periquitos - Página 2 Empty Re: Alimentação dos Periquitos

    Mensagem  Felype Serrano Sex Jan 17, 2014 11:47 pm

    Nunca ouvi falar Edgar, e achei muito interessante...

    Será que algum dos nossos colegas já usaram essa forma ?  Suspect 
    Edgar C. Melo
    Edgar C. Melo


    Mensagens : 338
    Data de inscrição : 26/12/2013
    Idade : 37
    Localização : Goiânia - GO

    Alimentação dos Periquitos - Página 2 Empty Re: Alimentação dos Periquitos

    Mensagem  Edgar C. Melo Sáb Jan 18, 2014 7:27 am

    Então Felype, fiz uma pesquisa rápida no Google sobre o assunto, e vi que essa técnica é muito utilizada por criadores de canários. Fornecem principalmente as aves quando estão com filhotes ou passando por muda, por serem ricas em nutrientes.
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    Alimentação dos Periquitos - Página 2 Empty Re: Alimentação dos Periquitos

    Mensagem  Felype Serrano Sáb Jan 18, 2014 6:18 pm

    Olha Edgar, acho muito válido tentar, quer tentar ? rsrs
    Edgar C. Melo
    Edgar C. Melo


    Mensagens : 338
    Data de inscrição : 26/12/2013
    Idade : 37
    Localização : Goiânia - GO

    Alimentação dos Periquitos - Página 2 Empty Re: Alimentação dos Periquitos

    Mensagem  Edgar C. Melo Sáb Jan 18, 2014 6:21 pm

    Felype, vou tentar fazer o teste. Mas os meus são enjoados para comer, não comem nem couve, milho. Mas não custa fazer o teste. Vou dar mais uma estudada a respeito do assunto.
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    Alimentação dos Periquitos - Página 2 Empty Re: Alimentação dos Periquitos

    Mensagem  Felype Serrano Sáb Jan 18, 2014 6:26 pm

    Edgar C. Melo escreveu:Felype, vou tentar fazer o teste. Mas os meus são enjoados para comer, não comem nem couve, milho. Mas não custa fazer o teste. Vou dar mais uma estudada a respeito do assunto.

    Quanto aos enjoado, aqui também era assim Edgar

    Você tem que ir tentando pelo menos toda semana dando algo diferente para eles comerem, eles são teimoso e medrosos com alguma coisa nova na gaiola se você persistir você vai ver eles devorando couve e o milho são uma das comidas preferidas deles... Vão aceitar, tenho certeza !  Very Happy 

    Edgar C. Melo
    Edgar C. Melo


    Mensagens : 338
    Data de inscrição : 26/12/2013
    Idade : 37
    Localização : Goiânia - GO

    Alimentação dos Periquitos - Página 2 Empty Re: Alimentação dos Periquitos

    Mensagem  Edgar C. Melo Ter Fev 11, 2014 11:04 am

    Alguém aqui oferece beterraba a suas aves???
    Estou pensando em oferecer beterraba e cenoura cruas raladas para meus quitos.
    Atualmente tenho dado apenas milho verde e jiló para eles, além das sementes, areia e ração.
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Alimentação dos Periquitos - Página 2 Empty Re: Alimentação dos Periquitos

    Mensagem  Eliseu Patrizi Ter Fev 11, 2014 11:17 am

    Tem criadores q oferecem algumas vezes por semana sim Edgar, mas eu particularmente não dou, ficam muito sujos parecendo q estão com sangue. Aqui o AZUL certa vez postou fotos dos deles qdfo tinham comido beterraba, a gente até brincou q eram vampiros. Very Happy 
    Edgar C. Melo
    Edgar C. Melo


    Mensagens : 338
    Data de inscrição : 26/12/2013
    Idade : 37
    Localização : Goiânia - GO

    Alimentação dos Periquitos - Página 2 Empty Re: Alimentação dos Periquitos

    Mensagem  Edgar C. Melo Ter Fev 11, 2014 11:21 am

    E oferece crua ou cozida Elizeu???
    Quais são os benefícios??
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Alimentação dos Periquitos - Página 2 Empty Re: Alimentação dos Periquitos

    Mensagem  Eliseu Patrizi Ter Fev 11, 2014 1:40 pm

    Se oferece crua Edgar, ela cozida pode azedar mais rápido.
    Os beneficios eu particularmente não pesquisei, mas acho q os mesmo q a beterraba oferece p gente.
    Só acredito q não deve ser oferecido todos os dias.
    Aqui estou oferecendo verduras apenas algumas 2 vezes por semana.
    Noto q qdo faço em dias consecutivos, alguns apresentam fezes moles e sujam a cloaca de fezes.
    romalro
    romalro


    Mensagens : 821
    Data de inscrição : 01/07/2012
    Idade : 27
    Localização : Belém-Pará

    Alimentação dos Periquitos - Página 2 Empty Re: Alimentação dos Periquitos

    Mensagem  romalro Sex Fev 14, 2014 10:02 am

    Os vegetais devem ser oferecidos de preferência crus, pois cozidos eles acabam perdendo nutrientes na água...
    Uma boa forma de cozinhar e conservar os nutrientes do alimento é o cozimento a vapor. Smile 
    AZUL
    AZUL


    Mensagens : 1427
    Data de inscrição : 25/07/2012

    Alimentação dos Periquitos - Página 2 Empty Alimentação dos periquitos

    Mensagem  AZUL Sex Fev 14, 2014 7:41 pm

    Oi Edgar, ofereça cenoura, pois a beterraba suja muito e demora a sair. Ofereça cru inteira ou pedaços grandes. Dá uma olhada no meu tópico "Aqui é Halloween".
    Suellem Leme
    Suellem Leme


    Mensagens : 644
    Data de inscrição : 17/03/2014
    Idade : 30
    Localização : Santos

    Alimentação dos Periquitos - Página 2 Empty Re: Alimentação dos Periquitos

    Mensagem  Suellem Leme Qua Abr 09, 2014 9:25 pm

    Passando só pra comentar que, antes de me cadastrar no site, já aprendia bastante por aqui... Sigo as instruções de alimentação desse post e antes nem sabia da existência da grit...  Rolling Eyes study 
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    Alimentação dos Periquitos - Página 2 Empty Re: Alimentação dos Periquitos

    Mensagem  Felype Serrano Dom maio 25, 2014 12:29 pm

    Suellem Leme escreveu:Passando só pra comentar que, antes de me cadastrar no site, já aprendia bastante por aqui... Sigo as instruções de alimentação desse post e antes nem sabia da existência da grit...  Rolling Eyes study 

    Não tinha visto sua mensagem Suellem, obrigado por gostar do tópico akém de pesquisa pra fazer foi muito bom para estudo também, agradeço.
    Cristiano
    Cristiano


    Mensagens : 38
    Data de inscrição : 02/06/2014
    Localização : JF-MG

    Alimentação dos Periquitos - Página 2 Empty Re: Alimentação dos Periquitos

    Mensagem  Cristiano Qui Jun 12, 2014 7:34 pm

    Pessoal,

    oferecer racão granulada extrusada não foi recomendada. Tem algum motivo especial ? Alguns veterinários recomendam em vez das sementes pois consideram mais nutritiva.

    Favor comentar a respeito, não achei na busca.

    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    Alimentação dos Periquitos - Página 2 Empty Re: Alimentação dos Periquitos

    Mensagem  Eliseu Patrizi Sáb Jun 14, 2014 9:45 am

    Pode sim, mas não deve ser a alimentação principal, até pq tem quitos q não pegam e caba sendo um desperdicio p quem compra.

    Por outro lado dar só ração extrusada e não ensinar a comer sementes, pode acarretar no q aconteceu com a colega Suellem, q quase perdeu uma quita, q só era acostumada a comer ração, ela por não saber ofereceu sementes, e a quita ficou com fome e quase morreu.

    Eu recomendo q quem for usar e conseguir fazer os quitos aceitarem, não retirar as sementes, mas uma complementar a outra.
    Suellem Leme
    Suellem Leme


    Mensagens : 644
    Data de inscrição : 17/03/2014
    Idade : 30
    Localização : Santos

    Alimentação dos Periquitos - Página 2 Empty Re: Alimentação dos Periquitos

    Mensagem  Suellem Leme Ter Jun 24, 2014 6:26 pm

    Concordo, com o Eliseu...

    Depois que essa quita se adaptou as sementes, fui dando a ração pros outros quitos para acabar o pacote, desperdício de dinheiro, eles além de não comerem, jogavam pra fora do pote..  Mad  Mad 

    Ela alimenta bem, mas tbm não recomendo que seja a única alimentação do quito....
    Cristiano
    Cristiano


    Mensagens : 38
    Data de inscrição : 02/06/2014
    Localização : JF-MG

    Alimentação dos Periquitos - Página 2 Empty Re: Alimentação dos Periquitos

    Mensagem  Cristiano Qua Jun 25, 2014 9:51 pm

    Valeu !!!

    Tem um casal aqui que gostou da ração da foto, trata-se de um mix, muito completa.
    Link da foto:http://www.clubedascalopsitas.com.br/forum/uploads/monthly_12_2013/post-17931-0-09170300-1387413575.jpg

    Eliseu Patrizi escreveu:Pode sim, mas não deve ser a alimentação principal, até pq tem quitos q não pegam e caba sendo um desperdicio p quem compra.

    Por outro lado dar só ração extrusada e não ensinar a comer sementes, pode acarretar no q aconteceu com a colega Suellem, q quase perdeu uma quita, q só era acostumada a comer ração, ela por não saber ofereceu sementes, e a quita ficou com fome e quase morreu.

    Eu recomendo q quem for usar e conseguir fazer os quitos aceitarem, não retirar as sementes, mas uma complementar a outra.

    Conteúdo patrocinado


    Alimentação dos Periquitos - Página 2 Empty Re: Alimentação dos Periquitos

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom maio 12, 2024 12:37 am