Vida de Periquito Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Vida de Periquito Forum

Anúncios

Cruzamento entre irmãos Crystal_catcher_banner_610_playstore

Últimos assuntos

» Colocar bebedouro
Cruzamento entre irmãos EmptyTer maio 21, 2019 12:16 pm por Severino

» PERIQUITO DA CAATINGA DOENTE E COM 22 ANOS
Cruzamento entre irmãos EmptyTer maio 21, 2019 12:11 pm por Severino

» Periquito doente? Ele parece bem, mas só dorme.
Cruzamento entre irmãos EmptyQui Abr 04, 2019 5:07 pm por Rafaela bohler

» Retirar um filhote do ninho para amansar.
Cruzamento entre irmãos EmptyQua Mar 28, 2018 11:37 am por Paulo

» COMPREENDENDO AS MUTAÇÕES (DOMINANTES, RECESSIVAS, LIGADAS AO SEXO) E COMO ELAS FUNCIONAM.
Cruzamento entre irmãos EmptyQua Fev 07, 2018 4:37 pm por kaique uliana

» Periquito da Caatinga doente? Por favor, me ajudem!
Cruzamento entre irmãos EmptyDom Out 08, 2017 2:45 pm por carolinec

» Ajuda com genetica
Cruzamento entre irmãos EmptySex Out 06, 2017 10:57 am por Iago Lessa

» Primeiro ovo.
Cruzamento entre irmãos EmptyQui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
Cruzamento entre irmãos EmptyDom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

+4
romalro
Vinícius Pereira
arthurpereiradasilva
Val_Thome
8 participantes

    Cruzamento entre irmãos

    avatar
    Val_Thome


    Mensagens : 18
    Data de inscrição : 27/04/2013

    Cruzamento entre irmãos Empty Cruzamento entre irmãos

    Mensagem  Val_Thome Ter Abr 30, 2013 8:33 pm

    Pessoal, tenho dois periquitos que formaram um casal, mas ainda não coloquei ninho... Eles cruzam às vezes, o macho a alimenta e tal... Só que são irmãos, de ninhadas diferentes, mas são irmãos. Sei que muitos desaconselham cruzamento entre irmãos porque podem nascer filhotes com problemas ou determinada característica genética ruim que é recessiva se tornar dominante, é isso?? E que é assim que se fixa mutação também, estou errada?

    Afinal, queria saber várias opiniões e argumentos: devo ou não separá-los? Há mesmo risco de filhotes com problemas e qual a frequência desse risco? Tenho um conhecido que cruzou irmãos e nada aconteceu.

    Se os mais experientes acharem que há problema, eu os separo, mesmo cortando o coraçãozinho deles... Julio César Dutra, Erisson, Everton, Kaique, e os colegas que ainda não conheço, que me dizem?!

    Aguardo opiniões!

    Obrigada, Valéria

    arthurpereiradasilva
    arthurpereiradasilva


    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 30/04/2013
    Idade : 29
    Localização : Natal-Rn

    Cruzamento entre irmãos Empty Re: Cruzamento entre irmãos

    Mensagem  arthurpereiradasilva Ter Abr 30, 2013 9:53 pm

    Tenho quase certeza que si forem de ninhada diferentes ocorra poucos riscos de ter deficiência...mas como compartilham dos mesmos genes deixo pra alguém mais experiente no assunto....
    Vinícius Pereira
    Vinícius Pereira


    Mensagens : 297
    Data de inscrição : 04/10/2012
    Idade : 32
    Localização : Avaré - SP

    Cruzamento entre irmãos Empty Re: Cruzamento entre irmãos

    Mensagem  Vinícius Pereira Ter Abr 30, 2013 10:08 pm

    Olá...não sou tão experiente e nem sou um dos que citou abaixo, mas acho que sei responder sua questão...caso seja errônea, estou aqui para aprender também...

    não é aconselhável o cruzamento entre irmãos porque o material genético são os mesmos, não idênticos, mas os mesmo, pois, quando os quitos são gerados, eles recebem 50% das características do pai e 50% da característica da mãe, isso acarreta uma série de desvantagens, pois quanto mais parecido for o material genético, mais chances de nascer com deformidades tem, pois, as chances dos genes prejudiciais se encontrarem ou a chance de um erro nas bases nitrogenadas ocorrer, é muito maior quando acontece esse tipo de cruzamento, mas mesmo sendo irmãos e mesmo eles recebendo o mesmo material genético, eles nunca serão iguais, pois durante a fecundação, as células aplóides (ovócito e espermatozoide) fazem o que se denomina-se crossing-over durante a meiose tipo 2 do ovócito, que é como se fosse uma mistura de genes, ao se formarem células diplóides novamente, deixando cada ave diferente uma da outra, e é justamente pelos crossing-over que alguns cruzamentos não ocorrem nada maléfico, por isso que não é aconselhável, mas por aumentarem as chances do material genético "maléfico" se encontrarem ou gerar um erro nas bases nitrogenadas que não é aconselhável, mas não é porque é cruzado irmãos que vai nascer deformados, mas as chances aumentam muiiiiiito.
    romalro
    romalro


    Mensagens : 821
    Data de inscrição : 01/07/2012
    Idade : 27
    Localização : Belém-Pará

    Cruzamento entre irmãos Empty Re: Cruzamento entre irmãos

    Mensagem  romalro Ter Abr 30, 2013 10:53 pm

    Eles são irmãos ou meio irmãos?
    Se for "meio irmão" pode-se cruzar sim.. mas irmãos, mesmo que sejam de ninhadas diferentes, não é bom cruzar não...
    Poxa, mas separar dá um dózinho né? eu não separaria.. so não colocaria o ninho.. tenho pena de separar.. hahaha Wink
    avatar
    Val_Thome


    Mensagens : 18
    Data de inscrição : 27/04/2013

    Cruzamento entre irmãos Empty Re: Cruzamento entre irmãos

    Mensagem  Val_Thome Qua maio 01, 2013 12:39 am

    Rapazes, muito obrigada pelas respostas! Arthur, eu espero que seja isso, mas agora a explicação muito técnica do Vinicius me pareceu bem plausivel. ô Vinicius, não é experiente?! Mas é da area de biologia, não? As explicações que voce me deu sobre meiose tipo 2 e crossing over eu só vi nas aulas de biologia, vixeee. Eu so citei aqueles nomes porque os conheço de outros lugares, inclusive o Erisson conheço pessoalmente; e o Julio Cesar é o fundador do site, entao...

    Romalro, sao irmãos, mesmo pai e mesma mãe. Sim, tenho a opção de nao colocar ninho. Mas nao acho o ideal, pois o machinho ta louco para cruzar e, como nao tem ninho, ela nao deixa sempre, sabe?!

    Aguardo mais opinioes...

    Obrigada! Razz Laughing
    Everton
    Everton


    Mensagens : 76
    Data de inscrição : 31/07/2011
    Idade : 39
    Localização : Santa Catarina

    Cruzamento entre irmãos Empty Re: Cruzamento entre irmãos

    Mensagem  Everton Qua maio 01, 2013 7:54 pm

    Oi Valéria.
    Vc já foi bem aconselhada, também não gosto da ideia de cruzar irmãos.
    Numa primeira geração acredito que não teria nenhum problema com os filhotes filhos de 1 casal de irmãos, o problema seria nas próximas gerações até porque se vc vender ou dar estes filhotes para outras pessoas não teria mais o controle sobre as futuras reproduções deles e vai que novamente irmãos são cruzados!?

    Como não há interesse em fixar mutações ou cores o mais indicado seria separar os irmãos. No começo sempre é complicado a separação aos nossos olhos, mas para eles a natureza e o instinto de reprodução vão falar mais alto e eles vão aceitar novos parceiros.

    Boa sorte com a formação dos casais, até mais...
    avatar
    Val_Thome


    Mensagens : 18
    Data de inscrição : 27/04/2013

    Cruzamento entre irmãos Empty Re: Cruzamento entre irmãos

    Mensagem  Val_Thome Qua maio 01, 2013 8:44 pm

    oi Everton, tudo bem e você?

    Obrigada pela análise... Deixa ver se entendi. Os filhos desses irmaos eu poderia dar para pessoas diferentes para que nao cruzassem eles, OK. Mas caso alguem cruzasse dois irmaozinhos de uma terceira geração, que está longe dos meus olhos, poderia dar problema é isso?? Vixe! E que tipo de deformidade poderia ocorrer??

    Acho que vou separar, entao, pois a soluçao seria deixa-los para sempre sem ninho, mas nao acho certo, ele está louco pra reproduzir, é o instinto mesmo... será que vao morrer de tristeza um sem ao menos ver o outro? Pois, se nao podem mesmo cruzar, o machinho eu gostaria de dar para um amigo que está louco para cruza-lo com a femea dele e que vai cuidar muiiito bem... e aí nao vao mais se ver... Tenho medo de entristecerem muito. Voce ja fez isso, separar e eles nem se verem mais?!

    Alguem ja fez isso?!

    Valeu!

    avatar
    Robert0225


    Mensagens : 52
    Data de inscrição : 19/04/2013
    Idade : 25
    Localização : Sp:São Bernardo

    Cruzamento entre irmãos Empty Re: Cruzamento entre irmãos

    Mensagem  Robert0225 Qua maio 01, 2013 9:37 pm

    Pode ocorrer , que nassa sem patas com o bico torto , asa mal formada cor entranha , as vezes n crescem penas já vi isso com um amigo meu , e pode tambem haver problemas como falta de coordenação motora entre outras , essa regra vale para todo animal aqui em casa alem dos quitos tenho lebistes que tambem n podem ser cruzados irmãos pos os filhotes nascem mortos ou deformados as vezes ate ficam vivos mais tortos.
    Olha morrer de tristeza por isso é difícil , mais pode acontecer Shocked
    faça o teste separe ai na sua casa mesmo se ver que estão tristes ou agressivos os junte de ovo se n arrume um par pra fêmea e de o macho pro seu amigo. Surprised
    erisson
    erisson


    Mensagens : 1475
    Data de inscrição : 31/07/2011

    Cruzamento entre irmãos Empty Re: Cruzamento entre irmãos

    Mensagem  erisson Qui maio 02, 2013 12:07 am

    se forem irmão de mesmos pais e mães, separe.
    abs
    avatar
    Val_Thome


    Mensagens : 18
    Data de inscrição : 27/04/2013

    Cruzamento entre irmãos Empty Re: Cruzamento entre irmãos

    Mensagem  Val_Thome Dom maio 05, 2013 7:23 pm

    oi Robert, nossa, sem patas e sem bico?? nao seria um exagero, nao? Mas voces me convenceram, nada de cruzamento, eu hein! vou dar o macho pro meu amigo Smile A femea vai para uma amiga, ambos cuidam muiiiiito bem! Neto meu vai pra gente bem selecionada!

    Erisson, obrigada pelo parecer. vou separar sim... Mas, galera, voces viram que sao de ninhadas diferentes, ne? Ainda assim a carga genetica é a mesma? Desculpem a ignorancia, mas nao entendo muito de biologia...

    beijo e obrigada
    VAl

    Wallarson Sant'ana
    Wallarson Sant'ana


    Mensagens : 1888
    Data de inscrição : 04/05/2012
    Idade : 28
    Localização : Curitiba/PR

    Cruzamento entre irmãos Empty Re: Cruzamento entre irmãos

    Mensagem  Wallarson Sant'ana Seg maio 06, 2013 3:36 pm

    Oi Valéria!

    Então, mesmo sendo de ninhadas diferentes, os pais ainda são os mesmos, a diferença é que um é mais velho que o outro.
    Aqui há um tempo atrás antes de eu conhecer o fórum, eu tinha um casal de irmãos de mesma ninhada, eles estavam em colônia e mesmo assim ficaram juntos, como eu não tinha acesso ao viveiro pois não projeitei para entrar dentro, eles tiveram duas ninhadas, em cada ninhada nasceram apenas 1 filhote. Os filhotes eram normais em tudo e não tinham deficiência nenhuma, mas nunca mais deixai formar casal de irmãos por aqui pois li que podia acarretar em problemas e deficiências.

    Para fixar uma mutação, a preferência é acasalar meio irmãos, tios e sobrinhos ou primos pois já distanciam um pouco o material genético. Concordo com o Robert no que falou sobre os lebistes, aqui já nasceram filhotes com a coluna torta e filhotes mortos, assim descobri que os progenitores eram irmãos (não sei como não notei antes, eles eram parecidos rsrs).

    Enfim, deve separar, no começo eles vão ficar chamando um pelo outro mas depois de uns dias já esquecem e aceitam outros parceiros.

    Desculpa pelo texto, me empolguei escrevendo haha Very Happy
    avatar
    Robert0225


    Mensagens : 52
    Data de inscrição : 19/04/2013
    Idade : 25
    Localização : Sp:São Bernardo

    Cruzamento entre irmãos Empty Re: Cruzamento entre irmãos

    Mensagem  Robert0225 Qua maio 15, 2013 11:31 am

    N e exagero n a mulher de onde minha vo pega os quitos pra mim teve essa experiencia e acredite eles também morrem sem tais membros.

    Conteúdo patrocinado


    Cruzamento entre irmãos Empty Re: Cruzamento entre irmãos

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua maio 01, 2024 9:27 pm