Vida de Periquito Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Vida de Periquito Forum

Anúncios

ANTIBIÓTICO - Periquito doente - antibiótico Crystal_catcher_banner_610_playstore

Últimos assuntos

» Colocar bebedouro
ANTIBIÓTICO - Periquito doente - antibiótico EmptyTer maio 21, 2019 12:16 pm por Severino

» PERIQUITO DA CAATINGA DOENTE E COM 22 ANOS
ANTIBIÓTICO - Periquito doente - antibiótico EmptyTer maio 21, 2019 12:11 pm por Severino

» Periquito doente? Ele parece bem, mas só dorme.
ANTIBIÓTICO - Periquito doente - antibiótico EmptyQui Abr 04, 2019 5:07 pm por Rafaela bohler

» Retirar um filhote do ninho para amansar.
ANTIBIÓTICO - Periquito doente - antibiótico EmptyQua Mar 28, 2018 11:37 am por Paulo

» COMPREENDENDO AS MUTAÇÕES (DOMINANTES, RECESSIVAS, LIGADAS AO SEXO) E COMO ELAS FUNCIONAM.
ANTIBIÓTICO - Periquito doente - antibiótico EmptyQua Fev 07, 2018 4:37 pm por kaique uliana

» Periquito da Caatinga doente? Por favor, me ajudem!
ANTIBIÓTICO - Periquito doente - antibiótico EmptyDom Out 08, 2017 2:45 pm por carolinec

» Ajuda com genetica
ANTIBIÓTICO - Periquito doente - antibiótico EmptySex Out 06, 2017 10:57 am por Iago Lessa

» Primeiro ovo.
ANTIBIÓTICO - Periquito doente - antibiótico EmptyQui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
ANTIBIÓTICO - Periquito doente - antibiótico EmptyDom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

+4
Matheus Almeida
Eliseu Patrizi
Fausto
Giseli
8 participantes

    Periquito doente - antibiótico

    Giseli
    Giseli


    Mensagens : 32
    Data de inscrição : 03/07/2012
    Localização : São Paulo

    ANTIBIÓTICO - Periquito doente - antibiótico Empty Periquito doente - antibiótico

    Mensagem  Giseli Ter Jul 03, 2012 10:58 am

    Eu tinha 8 periquitos, 1 deles, o mais velho, ficou esquisito, arrepiado e sonolento. Pensamos que era velhice, deixamos como estava e ele morreu (demorou um tempo pra morrer).

    Agora, um tempo depois, outro periquito, de 4 anos, começou a apresentar os mesmos sintomas. Concluí que deve ser doença. Separei pra ele ficar mais sossegado e não passar pros outros caso seja contagioso.
    Ele fica constantemente arrepiado, às vezes muito arrepiado, desanimado, não canta, as fezes são normais, mas tem água em volta. Ele come e bebe parece que normalmente. Respira ofegante e rápido. Não paresenta secreções nas narinas nem no bico. Parece que sente frio, aí deixo no sol.
    Estou colocando Avitrin antibiótico na água há 4 dias, mas ele não melhora.

    Ouvi dizer que quando ficam arrepiados estão sentindo dor. É verdade?
    Eu devo parar de dar o antibiótico? Por quanto tempo podemos dar antibiótico?
    Teria outro medicamento que eu posso tentar dar?
    Fausto
    Fausto


    Mensagens : 330
    Data de inscrição : 20/07/2011

    ANTIBIÓTICO - Periquito doente - antibiótico Empty Re: Periquito doente - antibiótico

    Mensagem  Fausto Ter Jul 03, 2012 11:09 am

    Tem cara de doença respiratória mesmo, pode acontecer nesse período de inverno. Vc fez bem em separá-lo, pode tentar aquece-lo com uma lâmpada e continuar dando antibiótico, pode dar uns dez dias sem problema...colocar na água tá certo mas eu costumo dar direto no bico pra garantir que ele tomou uma boa quantidade e ainda pingo na água.
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    ANTIBIÓTICO - Periquito doente - antibiótico Empty Re: Periquito doente - antibiótico

    Mensagem  Eliseu Patrizi Ter Jul 03, 2012 11:37 am

    Gisele se ele não melhorar com essas dicas do Fausto, e vc tiver um veterinário na sua região q entenda de pássaros, seria bom levar, p fazer exames e ver se algo contagioso e como prevenir p não pegar nos outros tbm. Tomará q ele melhore.
    Giseli
    Giseli


    Mensagens : 32
    Data de inscrição : 03/07/2012
    Localização : São Paulo

    ANTIBIÓTICO - Periquito doente - antibiótico Empty Re: Periquito doente - antibiótico

    Mensagem  Giseli Ter Jul 03, 2012 2:46 pm

    Obrigada. Vou continuar colocando na água, então. Vou tentar dar no bico, o problema é que quando pego ele bica muito forte.. rs Acho que vai resistir.

    Mais uma coisa que notei é que a parte "branca" do cocozinho dele está amarela... isso seria por causa do antibiótico?

    Isso e a água em volta pode indicar problema renal?

    '-'
    Fausto
    Fausto


    Mensagens : 330
    Data de inscrição : 20/07/2011

    ANTIBIÓTICO - Periquito doente - antibiótico Empty Re: Periquito doente - antibiótico

    Mensagem  Fausto Ter Jul 03, 2012 2:56 pm

    Então Giseli tanto no homem quanto nos animais, problemas no fígado podem alterar a cor das fezes...mas também alimentação e o uso de alguns medicamentos entre eles os antibióticos. Realmente eu nunca vi uma alteração de cor das fezes dos quitos que me chamasse atenção e sim da textura (fezes mto aquosas). A água em volta é normal já que nada mais é do q a urina da ave. Nesse caso acho que está mais do que indicado vc procurar um veterinário mesmo.
    Giseli
    Giseli


    Mensagens : 32
    Data de inscrição : 03/07/2012
    Localização : São Paulo

    ANTIBIÓTICO - Periquito doente - antibiótico Empty Re: Periquito doente - antibiótico

    Mensagem  Giseli Sex Jul 06, 2012 8:18 am

    Pessoal, obrigada pelas dicas, mas não teve jeito mesmo... =(

    Vou contar o que aconteceu para que, se alguém tiver um periquito com os mesmos sintomas, aja rápido, pq sozinhos eles não melhoram.

    Há uns 10 dias ele começou a ficar diferente. Ficava mais quietinho e outro periquito mais amiguinho dele dava comida no bico.

    Há 7 dias eu separei e comecei a dar antibiótico só na água, pq ele ainda comia normal.
    Com 5 dias ele ainda não tinha melhorado, tava até mais jururu... e eu percebi que a parte branca das fezes estava amarelada. As fezes não estavam moles, não era diarreia (acho que antibiótico só serve para problemas respiratórios e intestinais, caso de diarreia), estavam normais, mas com água em volta e a parte branca, amarelada. Suspendi o antibiótico por 1 dia pra ver se era por causa disso, mas continuou com a mesma cor. Aí, ontem, voltei a dar.

    Mas ele já tava começando a ir pro fundo da gaiola. Ele não tinha ido ainda, no começo tava até forte, por isso pensei que não devia ser grave.

    Fui pegar ele na mão e ele não resistia mais, tava muito magrinho, e ele era gordo. Não tava comendo direito fazia uns dias. Aí resolvi levar no veterinário (tarde demais), ou ele ia morrer de fome.

    Enfim, o problema era no fígado. Ele pegou e viu que o fígado estava inchado e que ele devia estar com gases. Ele não estava comendo por causa da dor, e ia pro fundo da gaiola pra descansar e poupar energia de se equilibrar no poleiro, pq já tava muito fraco.

    O veterinário mandou dar dipirona, para aliviar a dor e ele poder se alimentar.
    Tem que manter a ave aquecida.
    Mandou dar também Silimarina 50 mg, que é um remédio para o fígado.
    E trocar a ração. Dar Pet Bird ou Nutrópica, farinhada. Eu dava mistura de alpiste, painço e aveia. Mas ele disse que essas sementes são muito oleosas e que nesse caso era pior.

    Bom, dei a dipirona, o silimarina nem deu tempo de dar.. =/
    Giseli
    Giseli


    Mensagens : 32
    Data de inscrição : 03/07/2012
    Localização : São Paulo

    ANTIBIÓTICO - Periquito doente - antibiótico Empty Re: Periquito doente - antibiótico

    Mensagem  Giseli Sex Jul 06, 2012 8:27 am

    Continuando...

    Quando o periquito fica quieto e com as penas arrepiadas, é dor, mesmo. Aí pode dar dipirona, ou ele vai parar de comer por causa da dor.
    É uma gota de dipirona em 30 ml de água. Disso, são 10 ml no bico, a cada 12h.

    Cor amarela nas fezes é problema no fígado, não adianta dar antibiótico.

    Não dar pão, por causa do fermento (eu sempre dei pão pra eles).

    Tem que separar mesmo pra não pegar nos outros, dependendo do que for, e, muito importante, quando eles estão com esses sintomas, podem estar com uma bactéria que infecta humanos e causa problemas respiratórios.
    Quem está com tosse ou gripe ou sintomas de virose não pode pegar na ave.

    O veterinário de aves é caro, então logo que surgirem os sintomas já é bom começar a cuidar. Ou, se for levar, não espere.

    Sad
    Fausto
    Fausto


    Mensagens : 330
    Data de inscrição : 20/07/2011

    ANTIBIÓTICO - Periquito doente - antibiótico Empty Re: Periquito doente - antibiótico

    Mensagem  Fausto Sex Jul 06, 2012 9:44 am

    Giseli td bem? Que pena que seu periquito faleceu. E foi bem bacana vc colocar o relato do q vc passou pra alertar o pessoal sobre os sintomas. A única coisa que eu não entendi foi a quantidade de dipirona. Será que em vez de 10ml não seria 1ml? Vc diluí uma gota em 30ml de água e daí dá 1ml de 12 em 12 hrs? Acho que 10ml é muito pra dar no bico d uma vez.
    A cor amarela das fezes é por cauda da bilirrubina, enzima metabolizada pelo fígado. Quando o fígado tá com algum problema ele não dá mais conta de processar essa substância que então volta pro sangue e pode impregnar nas mucosas e ser excretada nas fezes e urina. Quando acontece no homem a gente fala que a pessoa tá ictérica e pode ter várias causas entre elas os vírus que causam hepatite, o álcool e até uma alimentação muito gordurosa, tb é comum nos recém nascidos. Voltando aos quitos, além de alimentação balanceada tb devemos ficar de olho na quantidade de medicamentos/vitaminas que oferecemos pros bichos pois pode sobrecarregar o fígado.
    Giseli
    Giseli


    Mensagens : 32
    Data de inscrição : 03/07/2012
    Localização : São Paulo

    ANTIBIÓTICO - Periquito doente - antibiótico Empty Re: Periquito doente - antibiótico

    Mensagem  Giseli Sex Jul 06, 2012 10:41 am

    Fausto, então, era como vc tinha falado, problema no fígado.
    Eu não sabia dessas coisas.. é bom saber Wink

    A parte da dipirona eu coloquei errado, mesmo.
    É 1 gota para 3 ml de água, aí, da mistura, dá 1 ml no bico do periquito, duas vezes ao dia, por 5 dias.

    O silimarina pode ser dado assim que perceber que as fezes estão amareladas. Dar 0,1 ml uma vez ao dia no bico, por 15 dias. Mas se o periquito ainda não estiver muito mal, pode por na água. É 1 ml pra cada 100 ml de água.

    Foi assim que o veterinário receitou para o caso do meu periquito. Cada caso é um caso, né, mas se os sintomas forem parecidos deve funcionar. =)

    Fausto
    Fausto


    Mensagens : 330
    Data de inscrição : 20/07/2011

    ANTIBIÓTICO - Periquito doente - antibiótico Empty Re: Periquito doente - antibiótico

    Mensagem  Fausto Sex Jul 06, 2012 10:47 am

    Ótimo Giseli, achei muito boa essa possibilidade de dar dipirona pra eles, não sabia que podia...só que o gosto é horrível, hein?
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    ANTIBIÓTICO - Periquito doente - antibiótico Empty Re: Periquito doente - antibiótico

    Mensagem  Eliseu Patrizi Sex Jul 06, 2012 1:21 pm

    Gisele, q legal essas informações q vc trouxe a tona nesse tópico, as observações do Fausto tbm, estão ajudando mto a compreendermos como funciona essa parte do quito, q não parece, mas é mto importante, vários quitos acabam apresentando problemas no fígado por causa da alimentação. Esse medicamento q vc mencionou silimarina, esse é o nome ou é a substância ativa? Qual é o nome do medicamento se esse for o nome da substância? As vezes eu passo por esse problema aqui, e quase nada da para fazer qdo o quito tá com o fígado inchado, as vezes o uso de mercepton ajuda, mas é mais paliativo. Tenho um quito q acho q ele tá com problema no fígado, pq qdo eu uso mercepton na água dele sinto ele ficar mais animado, eu supendo, dias depois noto ele meio caído. Vou tentar fazer esse tratamento do silimarina, mas queria saber qual é o nome do medicamento, seria silimalon?
    Matheus Almeida
    Matheus Almeida


    Mensagens : 2010
    Data de inscrição : 20/07/2011
    Idade : 28
    Localização : Sete Lagoas-Minas Gerais

    ANTIBIÓTICO - Periquito doente - antibiótico Empty Re: Periquito doente - antibiótico

    Mensagem  Matheus Almeida Sex Jul 06, 2012 1:30 pm

    Giseli é uma pena seu quito ter morrido =[, agora falando das suas inforçoes foram muito importantes,pelo menos eu agora sei oq fazer quando um quito meu tiver com esses sintomas, ajudou muito!
    Fausto
    Fausto


    Mensagens : 330
    Data de inscrição : 20/07/2011

    ANTIBIÓTICO - Periquito doente - antibiótico Empty Re: Periquito doente - antibiótico

    Mensagem  Fausto Sex Jul 06, 2012 1:56 pm

    Silimalon ou Legalon
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    ANTIBIÓTICO - Periquito doente - antibiótico Empty Re: Periquito doente - antibiótico

    Mensagem  Eliseu Patrizi Sex Jul 06, 2012 1:57 pm

    Valeu Fausto, vc confirmou minha dúvida. Very Happy
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    ANTIBIÓTICO - Periquito doente - antibiótico Empty Re: Periquito doente - antibiótico

    Mensagem  Eliseu Patrizi Sex Jul 06, 2012 2:39 pm

    Fausto, agora liguei p a farmácia e eles me explicaram q o silimalon q eu falei só tem em comprimidos, e q o legalon não tinha. Vc sabe se esse legalon é liquido, p poder diluir q nem a Gisela explicou?
    Giseli
    Giseli


    Mensagens : 32
    Data de inscrição : 03/07/2012
    Localização : São Paulo

    ANTIBIÓTICO - Periquito doente - antibiótico Empty Re: Periquito doente - antibiótico

    Mensagem  Giseli Sex Jul 06, 2012 2:48 pm

    Isso mesmo, o que eu comprei foi Legalon. É líquido, mas na farmácia não tinha 50mg, aí comprei o 64mg.

    O Dipirona é importante. Eu pensei que ele estava comento pq ele ia no comedouro, mas vi que só descascava as sementes e deixava lá.
    Também é importante ver isso, se o periquito está comendo de verdade ou não, neh.
    Quanto ao gosto ele deve ter sentido que era ruim, pq depois de engolir um pouco ele fechou o bico e não queria abrir mais.. rs

    E quanto à alimentação, o veterinário disse mesmo que é melhor dar ração e farinhada do que sementes. Acho que é por isso que tem 2 periquitos tão gordos aqui. Uma tá tão gorda que a barriga fica apoiada no poleiro.
    Mas eles tem que acostumar aos poucos, porque são resistentes a mudanças. Só comem o que estão acostumados..

    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    ANTIBIÓTICO - Periquito doente - antibiótico Empty Re: Periquito doente - antibiótico

    Mensagem  Eliseu Patrizi Sex Jul 06, 2012 2:51 pm

    Obrigado Giseli pela explicação, vou tentar no meu p ver se ele melhora. Realmente usar ração e farinhada é mto dificil, eles resistem e não pegam, até se acostumar demora. Vou tentar usar esse medicamento, se der resultado informarei. Very Happy
    Fausto
    Fausto


    Mensagens : 330
    Data de inscrição : 20/07/2011

    ANTIBIÓTICO - Periquito doente - antibiótico Empty Re: Periquito doente - antibiótico

    Mensagem  Fausto Sex Jul 06, 2012 3:14 pm

    Ele tem 3 tipos de apresentação: comprimidos, cápsulas e suspensão. Pelo que eu andei lendo ele não é solúvel na água então não dá pra amassar o comprimido e misturar com água...mas não tenho certeza.
    Quanto à alimentação eu entendo que a mistura de sementes é fundamental e não deve ser abandonada totalmente. Uma mistura bem balanceada, que tenha vários tipos de semente e na proporção correta, além de suprir as necessidades das aves não deve causar mal. A farinhada deve ser administrada como suplemento e não ``prato principal´´.
    Fausto
    Fausto


    Mensagens : 330
    Data de inscrição : 20/07/2011

    ANTIBIÓTICO - Periquito doente - antibiótico Empty Re: Periquito doente - antibiótico

    Mensagem  Fausto Sex Jul 06, 2012 3:32 pm

    Continuando...as rações extrusadas são um caso a parte por isso vou dar minha opinião e experiências pessoais, certo?
    Elas atendem as necessidades das aves? Sim
    Elas são atrativas em termos de odor e paladar? Sim
    Elas compensam financeiramente? Não.
    Um quilo de ração extrusada é 3 vezes o preço da mistura. To meio que desabafando pq eu tenho visto que as pet shops maiorzinhas estão ``treinando´´ as aves pra só comer esse tipo de ração e quando vc vai compra a ave eles te orientam a dar determinada marca e é claro que nos primeiros dias o bicho não vai comer direito a mistura de sementes. Resumindo, sinto que esteja havendo uma forçação de barra pra vender essas rações.
    Imagina o Eliseu e seus mil e um periquitos tratando com ração de R$10 cada 500gr.
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    ANTIBIÓTICO - Periquito doente - antibiótico Empty Re: Periquito doente - antibiótico

    Mensagem  Eliseu Patrizi Sex Jul 06, 2012 3:34 pm

    Tô ferradooooooooo! affraid affraid affraid
    erisson
    erisson


    Mensagens : 1475
    Data de inscrição : 31/07/2011

    ANTIBIÓTICO - Periquito doente - antibiótico Empty Re: Periquito doente - antibiótico

    Mensagem  erisson Dom Jul 08, 2012 1:20 am

    Fausto,
    assino embaixo!

    As aves, na natureza, se alimentam de sementes! Uma boa mistura de sementes, com sementes de boa qualidade e variadas pode ajudar MUITO a ter aves bonitas e saudáveis.

    Pão eu concordo que não é bom, por isso dou aos meus muito pouco, quase nunca!

    Sobre as rações, ao meu ver, são muito caras e, os meus, nem encostam. Todas as vezes que tentei dar eles ignoraram solenemente. Acho que são caras e nem sei se são tão boas assim! Se fossem acho que as aves comeriam rapidinho e com gosto, não acham?

    abs
    titan258
    titan258


    Mensagens : 26
    Data de inscrição : 21/10/2012
    Idade : 31
    Localização : Goiânia

    ANTIBIÓTICO - Periquito doente - antibiótico Empty Re: Periquito doente - antibiótico

    Mensagem  titan258 Dom Out 21, 2012 10:13 pm

    Estou com um periquito com este problema porém ele ainda é filhote e não se alimenta sozinho, o que eu posso dar a ele para comer!
    Giseli
    Giseli


    Mensagens : 32
    Data de inscrição : 03/07/2012
    Localização : São Paulo

    ANTIBIÓTICO - Periquito doente - antibiótico Empty Re: Periquito doente - antibiótico

    Mensagem  Giseli Dom Out 21, 2012 10:30 pm

    E os pais dele, não estão dando comida? E qual o problema dele? Por que as fezes dos filhotes costumam ser diferentes mesmo, e as penas ficam sujas, não sei se é isso que você está observando...
    titan258
    titan258


    Mensagens : 26
    Data de inscrição : 21/10/2012
    Idade : 31
    Localização : Goiânia

    ANTIBIÓTICO - Periquito doente - antibiótico Empty Re: Periquito doente - antibiótico

    Mensagem  titan258 Seg Out 22, 2012 7:07 am

    Ele não tem pais ganhei os filhotes já emplumados de um amigo já tem uma 3 semanas e agora um deles começou a ficar tremendo, não come de forma alguma , fica arrepiado, quando tento dar de comer no bico ele não engole e volta tudo pelas narinas a barriguinha dele esta vermelha e inchada e sempre está quente.

    Comprei uma papa pra eles vou ver se ele se alimenta e levanta a moral, comprei tambem os remedios comecei a dar a dipirona ontem mesmo ele parou de se arrepiar pelo menos mas o apetite ainda não voltou !
    Giseli
    Giseli


    Mensagens : 32
    Data de inscrição : 03/07/2012
    Localização : São Paulo

    ANTIBIÓTICO - Periquito doente - antibiótico Empty Re: Periquito doente - antibiótico

    Mensagem  Giseli Seg Out 22, 2012 9:08 am

    Coitadinho.. =/
    Tenta dar a dipirona, então. É uma gota de dipirona em 30 ml de água. Disso, são 10 ml no bico, a cada 12h.

    E talvez um antibiótico ou complexo vitamínico, já que ele não tá comendo. Quando ele melhorar vc dá o Bella Ave Recuperação, tem cheiro de mel e eles aceitam melhor.

    É bom separar dos outros, pra não passar e pra ele ficar mais quietinho e não gastar energia, pq quando vc pega ele pra dar o remédio ele já gasta muita energia pra tentar resistir.
    E mantenha ele sempre aquecido. Coloca um plástico em volta da gaiola.

    Tomara que ele fique bem.

    Conteúdo patrocinado


    ANTIBIÓTICO - Periquito doente - antibiótico Empty Re: Periquito doente - antibiótico

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom Abr 28, 2024 7:45 pm