Vida de Periquito Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Vida de Periquito Forum

Anúncios

inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? Crystal_catcher_banner_610_playstore

Últimos assuntos

» Colocar bebedouro
inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? EmptyTer maio 21, 2019 12:16 pm por Severino

» PERIQUITO DA CAATINGA DOENTE E COM 22 ANOS
inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? EmptyTer maio 21, 2019 12:11 pm por Severino

» Periquito doente? Ele parece bem, mas só dorme.
inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? EmptyQui Abr 04, 2019 5:07 pm por Rafaela bohler

» Retirar um filhote do ninho para amansar.
inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? EmptyQua Mar 28, 2018 11:37 am por Paulo

» COMPREENDENDO AS MUTAÇÕES (DOMINANTES, RECESSIVAS, LIGADAS AO SEXO) E COMO ELAS FUNCIONAM.
inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? EmptyQua Fev 07, 2018 4:37 pm por kaique uliana

» Periquito da Caatinga doente? Por favor, me ajudem!
inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? EmptyDom Out 08, 2017 2:45 pm por carolinec

» Ajuda com genetica
inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? EmptySex Out 06, 2017 10:57 am por Iago Lessa

» Primeiro ovo.
inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? EmptyQui Jun 22, 2017 11:02 pm por Vinícius Silva

» sexo de periquitos mesma dúvida.
inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? EmptyDom Jun 11, 2017 8:22 pm por kaique uliana

Compartilhe

Siga-nos

http://twitter.com/vidadeperiquito

+3
Eliseu Patrizi
Diego Alves
Felype Serrano
7 participantes

    Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ?

    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? Empty Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ?

    Mensagem  Felype Serrano Qui Dez 19, 2013 1:55 pm

    Pessoal, comprei meu primeiro periquito inglês , estou supeeeeeeeeeeeeeeeer feliz com a novidade, achei o preço bem carinho, mais enfim como é difícil de achar aqui na minha cidade só pude comprar um mesmo.  bounce  Very Happy  Smile  Cool 

    Minhas dúvidas são, é uma fêmea né, ainda jovem , idade aproximada dos 4 a 5 meses ?
    Em fevereiro já posso colocar um ninho para ela né ?

    Qual o porte dela ? Cabeça/Ombro e etc.
    Casando com um australiano eu consigo os mestiços, 3/4 ?

    Ele é verde claro ou escuro ? Na minha opinião é um verde claro !

    inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? N38t

    inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? Ma71


    Quais desses machos seria a melhor opção para ela ?

    inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? 40mk inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? 4u14
    inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? J7ew
    inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? 63ccinglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? Cq1p
    Diego Alves
    Diego Alves


    Mensagens : 440
    Data de inscrição : 11/04/2012
    Idade : 38
    Localização : Betim - MG

    inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? Empty Re: Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ?

    Mensagem  Diego Alves Qui Dez 19, 2013 2:15 pm

    Lindão hein Felipe. Não vejo a hora de conseguir um inglês por aqui.
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? Empty Re: Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ?

    Mensagem  Eliseu Patrizi Qui Dez 19, 2013 5:24 pm

    Linda essa inglês Felype, vai ser a primeira de muitos rsrsrsr Parabéns. Very Happy 
    Ela é verde claro e é inglês pura, bem definida.
    Se vc tem intensão de ter mais ingleses, não acho uma boa vc casar ela com um pequeno. Assim vc terá os mestiços 1/2 q é um pouco maior q um pequeno, e vai desgastar ela com posturas.
    Esse tipo de cruzamento é legal p quem quer comercializar, pq assim ficam com uns quitos de melhor porte p oferecer nos pets, ajuda na concorrência.
    Mas se sua intenção e ter inglês puros, espera um pouco e compra p ela um macho inglês da linha AZUL, de preferência um cobalto, assim vc terá quitos da linha verde e azuis e claros e escuros.
    Pode ser um inglês cobalto malhado tbm, p ter mais variedades nas mutações. Na falta de um cobalto, pode ser um verde escuro, pq se os 2 portarem azul da certo tbm. Very Happy 
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? Empty Re: Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ?

    Mensagem  Felype Serrano Sex Dez 20, 2013 8:41 am

    Obrigado Alves, eu também não via a hora de vir por aqui, mais consegui ela ! kk

    Obrigado Eliseu, estou apaixonado por ela, é muito legal o tamanho e o jeito dela, ela tem cara de brava kkkkk

    Então Eliseu, no momento eu estou buscando aumentar o porte dos meus periquitos aos poucos, nem que seja com os mestiços, sempre quis ter eles para ver como são de pertinho, como experiência de vocês do fórum fiquei sabendo que os ingleses são bem mais preguiçosos para reproduzir que os australianos, e os mestiços são parecido com os australianos mais são mais bonitos, não sei se você me entendeu. rsrs
    Aí mais para frente tento comprar um macho da linha azul para ela, daí eu dou um bom descanso para, mais no momento quero os mestiços mesmo, como eu só vou colocar o ninho em fevereiro quero que ela entre nesse perídio de resistência contra a doença também.  Very Happy 
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? Empty Re: Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ?

    Mensagem  Eliseu Patrizi Sex Dez 20, 2013 9:24 am

    Felype, se vc vai usar um dos seus machos, usa o C.C. Alésm de terem filhotes maiores pq ele é dos seus o de melhor tamnho, tbm virão c.c mestiços grandes.
    Ainda não temos certeza, mas parece q seu C.C tem se comportado como oliva, e ele porta azul.
    Se ela portar azul tbm, vc terá uns periquitos de variedades de mutações, e com fator de escuridão. Aléms dos C.C q virão.
    Qto a idade dela não saberia te afirmar, a caruncula parece de nova, mas isso é meio relativo pq tenho fêmeas adultas q não ficam com a cera marrom.
    Acho q ela seja nova, talvez uns 5 meses.
    AZUL q tem mais experiência em inglês poderia confirmar melhor. Very Happy 
    Wallarson Sant'ana
    Wallarson Sant'ana


    Mensagens : 1888
    Data de inscrição : 04/05/2012
    Idade : 28
    Localização : Curitiba/PR

    inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? Empty Re: Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ?

    Mensagem  Wallarson Sant'ana Sex Dez 20, 2013 10:50 am

    Linda inglesa Felype, ela tem anilha 2013 ?

    Acho que ela é nova ainda, talvez faz pouco tempo que terminou a muda pois ainda tem uns vestígios no topete rsrs

    Sobre o macho pra ela, como o Eliseu disse, acho que o C.C seria o melhor, nasceriam uns mestiços bem bonitos e com fator escuro, além das fêmeas C.Cs
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? Empty Re: Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ?

    Mensagem  Felype Serrano Sex Dez 20, 2013 3:57 pm

    Pode deixar, gostei dessa opinião, vou usar ele então, eu coloquei ela na gaiola dele mesmo e ele se encantou com ela, mais ela é muito grande e das umas bicada nele ... rsrs
    Não entendi, como assim se comportando como Oliva e ele porta azul ?
    Também estou achando que ela tenha uns 5 meses, sabe eu peguei ela por esse motivo não pagar tão caro num inglês velho, mais vamos ver se o azul aparece para ajudar nós.
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? Empty Re: Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ?

    Mensagem  Felype Serrano Sex Dez 20, 2013 3:59 pm

    Wallarson escreveu:Linda inglesa Felype, ela tem anilha 2013 ?

    Acho que ela é nova ainda, talvez faz pouco tempo que terminou a muda pois ainda tem uns vestígios no topete rsrs

    Sobre o macho pra ela, como o Eliseu disse, acho que o C.C seria o melhor, nasceriam uns mestiços bem bonitos e com fator escuro, além das fêmeas C.Cs

    Obrigado Wallarson, não tem não, devia ter ?  Suspect 
    Verdade, tem uns pretinhos ainda no topete dela, mais viu, a carúncula dela está saindo o azul agora, acho que aos poucos vai escurecendo, não sei.
    Ta, eu vou colocar ela mesmo com o Corpo Claro, quando vocês dizem fator escuro é que vai vir cobaltos e verde escuro mestiços, e as fêmeas corpo claro certo ? rs  Very Happy 
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? Empty Re: Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ?

    Mensagem  Eliseu Patrizi Sex Dez 20, 2013 5:28 pm

    Para vir cobaltos, ela tem q portar azul, mas verde escuro com ele com certeza vem. E se ela portar azul, tbm vem cobaltos.
    O restante é como vc falou mesmo, fêmeas C.C. Tbm virão cintilantes. Podem vir opalinos, pq ele porta. E todos mestiços com um bom tamanho. Very Happy 
    Matheus Almeida
    Matheus Almeida


    Mensagens : 2010
    Data de inscrição : 20/07/2011
    Idade : 28
    Localização : Sete Lagoas-Minas Gerais

    inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? Empty Re: Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ?

    Mensagem  Matheus Almeida Sex Dez 20, 2013 6:38 pm

    Lindona Felype, otima compra! Ela tem muito o que crescer ainda haha  Very Happy 
    Wallarson Sant'ana
    Wallarson Sant'ana


    Mensagens : 1888
    Data de inscrição : 04/05/2012
    Idade : 28
    Localização : Curitiba/PR

    inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? Empty Re: Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ?

    Mensagem  Wallarson Sant'ana Sex Dez 20, 2013 7:08 pm

    Felype Serrano escreveu:Obrigado Wallarson, não tem não, devia ter ?  Suspect 
    Verdade, tem uns pretinhos ainda no topete dela, mais viu, a carúncula dela está saindo o azul agora, acho que aos poucos vai escurecendo, não sei.
    Ta, eu vou colocar ela mesmo com o Corpo Claro, quando vocês dizem fator escuro é que vai vir cobaltos e verde escuro mestiços, e as fêmeas corpo claro certo ? rs  Very Happy 

    Alguns ingleses possuem anilhas, fica mais fácil pra saber a idade e até saber o pedigree da ave com a criador! rs

    O Eliseu já explicou sobre a parte do fator escuro, só confirmar que podem nascer pois ela tem reflexos azuis, então ela porta rs
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? Empty Re: Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ?

    Mensagem  Felype Serrano Sáb Dez 21, 2013 10:57 am

    Matheus Almeida escreveu:Lindona Felype, otima compra! Ela tem muito o que crescer ainda haha  Very Happy 

    Obrigado Matheus !! Vai crescer ainda mais ?  Suspect  rsrs
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? Empty Re: Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ?

    Mensagem  Felype Serrano Sáb Dez 21, 2013 10:59 am

    Wallarson escreveu:
    Felype Serrano escreveu:Obrigado Wallarson, não tem não, devia ter ?  Suspect 
    Verdade, tem uns pretinhos ainda no topete dela, mais viu, a carúncula dela está saindo o azul agora, acho que aos poucos vai escurecendo, não sei.
    Ta, eu vou colocar ela mesmo com o Corpo Claro, quando vocês dizem fator escuro é que vai vir cobaltos e verde escuro mestiços, e as fêmeas corpo claro certo ? rs  Very Happy 

    Alguns ingleses possuem anilhas, fica mais fácil pra saber a idade e até saber o pedigree da ave com a criador! rs

    O Eliseu já explicou sobre a parte do fator escuro, só confirmar que podem nascer pois ela tem reflexos azuis, então ela porta rs

    Ah, ela não tem Wallarson, mais deve ser desse ano vendo pela carúncula não é ?
    Aee, então vai vir variados haha
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? Empty Re: Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ?

    Mensagem  Felype Serrano Sáb Dez 21, 2013 11:01 am

    Eliseu Patrizi escreveu:Para vir cobaltos, ela tem q portar azul, mas verde escuro com ele com certeza vem. E se ela portar azul, tbm vem cobaltos.
    O restante é como vc falou mesmo, fêmeas C.C. Tbm virão cintilantes. Podem vir opalinos, pq ele porta. E todos mestiços com um bom tamanho. Very Happy 

    Então, ela porta Azul Eliseu, o verde escuro que você diz é porque ela é claro e ele fator escuro ?
    Nossa, vai vir de tudo dessa vez também rsrs, mais o que eu quero são os c.c normais... será que vem ?
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? Empty Re: Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ?

    Mensagem  Eliseu Patrizi Sáb Dez 21, 2013 5:30 pm

    Sim, vem fêmeas normais Corpo Claro casando seu macho com essa inglês. E virão mestiços.
    Mas qto a C.C normal vc já tem uma, só q é da linha verde, falta azul c.c normal. Tbm vc tem c.c cintilante e opalina, e ADA c.c.
    Se ver direito, já conseguiu varias combinações de C.c. Só tá faltando as azuis, rsrsr
    Felype, depois porta fotos da sua corpo claro normal q não teve a muda francesa p o pessoal ver. Very Happy 
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? Empty Re: Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ?

    Mensagem  Felype Serrano Dom Dez 22, 2013 2:57 pm

    Tomara que venha uns normais azuis, mais nada de cintilante porque essa mutação está juntando com a C.C aí fica difícil de visualizar, esse casal vai sair belos filhotes, aguardo !

    Legal Eliseu, mais acho tão claro essa normal, eu to achando que ela é cintilante porque as marcações estão parecendo um "U" , mais enfim eu vou fazer um tópico sobre os C.C aí eu coloco fotos das que estão sem muda rs
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? Empty Re: Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ?

    Mensagem  Eliseu Patrizi Dom Dez 22, 2013 6:05 pm

    Lembra que comentei c/ vc que as marcações dos Corpos Claros do Texas não é igual dos normais?
    As marcações escuras nos Corpos Claros são exatamente na ponta da pena, lembram de cintilantes só que são mais grossas.
    Tbm tirei fotos da cauda de uma cintilante normal.
    As marcações ficam só na ponta das penas da cauda, a sua Corpo Claro normal tem a cauda igual de um quito normal.
    Sempre que vc tiver dúvidas se é um cintilante olha as marcações da cauda.
    Depois posta fotos dela p/ o pessoal confirmar e tira fotos da cauda dela.




    Olha a foto dessa Corpo Claro Normal:

    inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? Texas

    Cauda da minha cintilante normal:

    inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? P3if
    inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? Dbal
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? Empty Re: Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ?

    Mensagem  Felype Serrano Seg Dez 23, 2013 5:25 pm

    Entendi Eliseu !

    Vou observar melhor isso agora, aos poucos vou aprendendo sobre essa mutação e suas características, obrigado pela explicação.

    Formando a verde claro inglesa com esse mestiço vai vir uns filhotes com mais porte, acho que todas minhas dúvidas sore isso foram sanadas.

    Só mais uma pergunta, porque nos ingleses tem um monte de pintinhas e listras nas cabeças ? Depois da muda fica do mesmo jeito...

    Essa foto é de um membro de um grupo do facebook, acho até que o Wallarson identifica quem é...

    inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? 1w5a
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? Empty Re: Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ?

    Mensagem  Eliseu Patrizi Seg Dez 23, 2013 6:52 pm

    Nem todos ingleses ficam assim. Inclusive parece q esse topete pintado, não é uma característica boa p exposição.
    Mas muitos criadores sabem q alguns tem um topete grande qdo tem a face suja, ou coal face.
    Por isso usam exemplares assim p tirar filhotes de bom topete, mas tem q sair com a face limpa p exposições.
    Fica bonito, mas isso é excesso de melanina.  Very Happy 
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? Empty Re: Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ?

    Mensagem  Felype Serrano Qua Dez 25, 2013 12:33 am

    Isso mesmo, foi o que eu li uma vez, que se tem muitas pintas pretas não é bom para exposição, mais para quem gosta só por hobby eu particularmente acho muito bonito.
    Mais não chega a ser um coal face não é ?  Suspect santa 
    Wallarson Sant'ana
    Wallarson Sant'ana


    Mensagens : 1888
    Data de inscrição : 04/05/2012
    Idade : 28
    Localização : Curitiba/PR

    inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? Empty Re: Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ?

    Mensagem  Wallarson Sant'ana Qua Dez 25, 2013 8:04 am

    Felype, essas pintinhas chamam de fleck...

    Aparece mais nos opalinos ingleses, é difícil ver um opalino sem nenhum fleck rs
    Matheus Almeida
    Matheus Almeida


    Mensagens : 2010
    Data de inscrição : 20/07/2011
    Idade : 28
    Localização : Sete Lagoas-Minas Gerais

    inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? Empty Re: Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ?

    Mensagem  Matheus Almeida Qua Dez 25, 2013 8:16 am

    Bem que uma vez eu vi um povo falando disso de '' fleck'' e eu não entendi nada! Agora saquei  study 
    Felype Serrano
    Felype Serrano


    Mensagens : 3763
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 30
    Localização : Curitiba/PR

    inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? Empty Re: Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ?

    Mensagem  Felype Serrano Qua Dez 25, 2013 3:01 pm

    Obrigado Wallarson você sempre ajudando, não conhecia esse tal de fleck... A minha verde claro não tem, porque ?
    Eliseu Patrizi
    Eliseu Patrizi


    Mensagens : 7060
    Data de inscrição : 28/10/2011
    Localização : Maricá - RJ

    inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? Empty Re: Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ?

    Mensagem  Eliseu Patrizi Qua Dez 25, 2013 5:29 pm

    Mas uma nova q tbm aprendi, o nome dessas pintas nos topetes. Fleck, treinando p não esquecer, rsrsrsr
    Valeu Wallarson, sempre com os detalhes q ajudam a gente a ampliar nosso conhecimeto ... study study study 
    Wallarson Sant'ana
    Wallarson Sant'ana


    Mensagens : 1888
    Data de inscrição : 04/05/2012
    Idade : 28
    Localização : Curitiba/PR

    inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? Empty Re: Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ?

    Mensagem  Wallarson Sant'ana Qua Dez 25, 2013 6:55 pm

    Felype, a sua inglesa não tem porque ela não é opalina e sim normal, o fleck até pode aparecer em aves normais mas só quando os pais tinham ou eram "portadores"

    Eliseu, tenho que compensar depois de aprender bastante com vc e outros amigos né rsrsrs Very Happy

    Conteúdo patrocinado


    inglês - Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ? Empty Re: Periquito Inglês Verde ESCURO ou CLARO ?

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter maio 07, 2024 5:11 am